Entrevista a Maria Heitor – Da estreia pela seleção à conquista do campeonato francês

    BnR: Como decorreu a adaptação ao rugby francês?

    MH: A entrega, agressividade e intensidade que a equipa impõe em cada treino e jogo foi um pouco diferente do que estava habituada. Resultado disto foram duas lesões logo no princípio que me obrigaram a parar durante dois meses. Os primeiros tempos foram complicados. Cheguei ao clube sem conhecer praticamente ninguém, sem falar francês e sem rotinas de rugby de XV e logo no início lesionei-me, mas tive a sorte de encontrar uma família e não uma simples equipa que me ajudou a levantar e ganhar o meu lugar.

    BnR: Qual a sensação de conquistar o TOP-8 francês logo na época de estreia?

    MH: Tive a sorte de chegar este ano e ser logo campeã, mas a equipa já trabalha junta há muito tempo e foi isso que me permitiu a conquista deste título. Nos últimos anos o LMRCV está sempre na disputa dos primeiros lugares do campeonato mas só este ano é que conseguimos ser a referência do rugby feminino em França. Eu ainda não caí em mim, nem percebi bem a dimensão disto… Acho que será uma história engraçada para contar daqui a uns anos.

    BnRO que ainda ambiciona fazer com a camisola do LMR Club Villeneuvois?

    MH: Não consigo responder a esta pergunta porque ainda está meio em segredo dos deuses este assunto.

    Maria Heitor acredita na qualificação olímpica Fonte: Luís Cabelo
    Maria Heitor acredita na qualificação olímpica
    Fonte: Luís Cabelo

    BnRSe houver uma chamada de um clube oriundo de outro país (que não Portugal ou França) há a possibilidade de a vermos no terceiro campeonato diferente? Quais seriam as condições para tal suceder?

    MH: Sinceramente, essa possibilidade nunca me veio à cabeça. Se surgir logo se verá mas a verdade é que nunca pensei nisso.

    BnRQuanto a um regresso a Portugal, estará próximo ou é (ainda) uma miragem?

    MH:O regresso a Portugal é já dia 31 de Maio. Quero juntar-me ao grupo da academia feminina para preparar o Campeonato da Europa e o Torneio de Repescagem Olímpica.

    A viver um sonho no campeonato francês, a atleta portuguesa acredita na qualificação olímpica da Selecção Nacional Feminina de 7s, na qual é presença regular. Primeiro, e depois de já ter conquistado o campeonato pelo seu clube, juntar-se-à aos trabalhos da selecção, para preparar o Campeonato da Europa – que decorre a partir do próximo dia 11 -, onde Portugal parte com grandes ambições.

    Foto de capa: Babinet

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Roger Schmidt: «Eles não criaram chances»

    Roger Schmidt já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Florentino Luís: «Não tivemos o futebol dos últimos jogos»

    Florentino Luís já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Conference League: eis os resultados desta quinta-feira

    A Liga Conferência já não tem treinadores portugueses com...
    Ana Cristina Silvério
    Ana Cristina Silvériohttp://www.bolanarede.pt
    A Ana Cristina é uma apaixonada pelo mundo do desporto. Do futebol ao Rugby, passando pelo ténis e pelo surf, gosta de assistir a quase todo o tipo de desportos, mas confessa que lhe dá um prazer especial que os atletas enverguem um leão rampante na camisola.                                                                                                                                                 A Ana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.