Os 5 guarda-redes vindos dos “pequenos” que brilharam em “grandes”

    1.

    Helton – É, sem dúvida, uma das lendas do FC Porto. Contudo, antes de alinhar pelos dragões, o goleiro brasileiro representou o UD Leiria, clube que ingressou na longínqua época 2002/03 e pela qual jogou durante três temporadas, ganhando protagonismo na equipa nos dois últimos anos.

    Ao serviço dos azuis e brancos, Helton ganhou quase tudo o que havia para ganhar: sete (!) vezes a Primeira Liga, quatro vezes a Taça de Portugal, seis vezes a Supertaça e ainda um dos troféus mais importantes, a vitória na Final da Liga Europa em 2011. Foram onze temporadas a defender as balizas portistas que ainda hoje são recordadas com muito carinho pelos adeptos do clube, apenas perdendo protagonismo e o lugar já na última época com a chegada de outra lenda das balizas – mas agora mundial –, Iker Casillas.

    Numa análise apenas qualitativa, talvez fosse correto colocar Ederson Moraes em primeiro lugar neste Top, mas tendo em conta um balanço mais abrangente, Helton merece esta distinção pela carreira inigualável que conseguiu construir em Portugal.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diana Oliveira
    Diana Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
    A Diana é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e, desde cedo, que a escrita faz parte de si. Poder conjugá-la com o futebol, outra das suas paixões, é a cereja no topo do bolo. A Diana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.