5 clubes (extra-grandes) que surpreenderam na Europa no século XXI

    1.


    SC Braga – E eis que chegamos à equipa (retirando da equação os “grandes” portugueses) que mais tem contribuído para a subida de Portugal no ranking. Neste século, o Braga já fez muito mais em termos europeus do que havia feito no século anterior, o que merece um natural destaque.

    Analisando as 15 ocasiões que o emblema do Minho teve para participar nas competições europeias, apenas 5 clubes travaram a possibilidade de chegar à fase de grupos: Heart of Midlothian FC (2004/05), FK Estrela Vermelha (2005/06), IF Elfsborg (2009/10), CS Pandurii (2013/14) e FK Zorya (2018/19). Nas restantes, quer através de eliminatórias, quer de qualificações diretas, os arsenalistas estiveram sempre nas fases de grupo da Liga Europa e, por duas ocasiões, na Liga dos Campeões!

    Na primeira década, os arsenalistas não só venceram a Taça Intertoto de 2008 (numa final a duas mãos diante do Sivasspor Kulubu), como alcançaram os “oitavos” da Liga Europa em 2006/07 e 2008/09. Pelo caminho, conseguiram derrubar o Parma Calcio e o Standard de Liège nos 16-avos, passando antes por alguns grupos com grandes clubes (como o Sevilla, Bayern e AC Milan), mas acabariam eliminados pelo Tottenham Hotspur FC e pelo Paris SG, respetivamente.

    Na época 2010/11, em virtude do 2.º lugar na Liga Portuguesa, os guerreiros conseguiram eliminar o Celtic e o Sevilla, chegando assim, pela primeira vez, à fase de grupos da Liga dos Campeões. Aí, venceu duas vezes o FK Partizan e derrotou ainda o Arsenal, porém, as derrotas com o FK Shakhtar atiraram o clube para a Liga Europa…onde se fez História mais uma vez! O conjunto de Domingos Paciência passou por KKS Lech Poznan, Liverpool, Dynamo Kiev e SL Benfica, chegou à final, mas viu o FC Porto erguer o troféu. Ainda assim, dois anos mais tarde, o Braga de José Peseiro voltaria à carga na Champions, onde, depois de eliminar a Udinese Calcio no play-off, seria último num grupo com Manchester United, Galatasaray e CFR Cluj.

    Nas últimas cinco épocas, o emblema da Pedreira esteve por quatro vezes na fase de grupos da Liga Europa e passou à fase seguinte em três ocasiões (a surpreendente eliminação em 2016/17 foi a exceção). Com Paulo Fonseca ao leme, o Braga foi apenas eliminado nos “quartos” em 2015/16 pelo Shakhtar, após ter eliminado clubes como o FC Sion e o Fenerbahçe. Já em 2017/18 e 2019/20, o Olympique de Marseille e o Rangers FC trataram de pôr fim ao sonho da formação minhota em ir além dos 16-avos, isto depois de os arsenalistas terem defrontado e vencido clubes como o Wolverhampton Wandereres FC ou o TSG 1899 Hoffenheim nessas fases de grupos (onde passaram com distinção). Um século XXI recheado de grandes conquistas para os arsenalistas!

    Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Klopp manda calar Darwin no final do Everton x Liverpool

    As imagens entre Klopp e Darwin Núñez têm circulado...

    Martim Ferreira renova contrato com o Benfica

    O Benfica confirmou a renovação do contrato com Martim...

    Inter Milão prepara-se para perder médio no final da época

    Stefano Sensi vai deixar o Inter Milão a custo...

    Matías Rojas rescinde com Corinthians e é oficializado no Inter Miami

    O Inter Miami oficializou a contratação de Matías Rojas....

    A reação de Pep Guardiola sobre o futuro de João Cancelo

    Pep Guardiola prestou declarações à comunicação social antes do...
    Miguel Simões
    Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
    Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.