5 trunfos na manga para garantir o melhor acesso possível à Europa

    3.

    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Fábio Martins (FC Famalicão) – O FC Famalicão tem sido a equipa-sensação da Primeira Liga. Os recém-promovidos ao escalão maior do futebol português têm vindo a fazer um campeonato absolutamente sensacional, estando nos cinco primeiros lugares do campeonato durante 19 jornadas, e após uma pequena queda na classificação, ocupam o actualmente o quinto lugar da tabela classificativa e, portanto, o último a garantir o apuramento para as competições europeias.

    João Pedro Sousa fez um trabalho impressionante ao construir uma equipa de raiz, recheada de juventude, a praticar o futebol que nós vemos. No entanto, o treinador dos famalicenses juntou à imprevisibilidade dos jovens, a experiência de vários anos na Primeira Liga, ao dar a baliza a Defendi e a braçadeira de capitão a Fábio Martins, um dos artilheiros da equipa, e um dos jogadores mais velhos do plantel. A qualidade do capitão do Famalicão é indiscutível e já causou muitos estragos às equipas adversárias, ao longo dos vários anos a actuar em Portugal.

    Este médio-ofensivo que também joga a extremo-esquerdo é formado no FC Porto, mas o seu passe pertence ao SC Braga. Até hoje, ainda não vingou nos guerreiros, sendo por isso emprestado a FC Paços de Ferreira, GD Chaves e após duas épocas de bom nível em Braga, voltou a ser emprestado, desta feita ao FC Famalicão, onde é um dos líderes. As maiores virtudes deste jogador são a velocidade, a técnica e a facilidade de remate, tendo um daqueles pés direitos que põe a bola na gaveta com uma facilidade tremenda.

    A estas características próprias de um jogador relativamente jovem, soma os seus anos de Primeira Liga, o que oferece à equipa, a experiência que por vezes falta; isso faz com que seja Fábio Martins quem define o ritmo da equipa, e por consequência, um dos maestros da beleza do futebol que o Famalicão tem apresentado. Além disso, é um jogador decisivo na equipa, somando já nove golos em 29 jogos, sendo um dos artilheiros. Numa altura em que os famalicenses têm várias equipas a cobiçar-lhe o quinto lugar, um capitão com as características de Fábio Martins será importantíssimo para os últimos jogos que ditarão se o Famalicão segura o último lugar de acesso à Europa (ou quiçá, até sobe alguns lugares…) ou se cede à pressão e se deixa apanhar por Rio Ave ou Vitória.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Inês Figueiredo Mendanha
    Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
    A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.