Anterior1 de 2Próximo

Assim que o campeonato começa a ganhar forma e algumas equipas se revelam surpresas ou deceções, chegam os compromissos internacionais. Para o adepto comum é uma verdadeira desilusão. Logo agora que a sua equipa tinha voltado a competir, logo agora que o ambiente da Primeira Liga tinha tomado conta do nosso dia a dia…

Sejam amigáveis ou encontros relativos a apuramentos para provas internacionais, é de esperar que a seleção portuguesa tenha uma ou (maioritariamente) duas partidas ao cabo das primeiras jornadas do campeonato. É assim há anos e é a forma encontrada para que um Europeu ou um Mundial se prolongue e se faça render nos anos em que não se realizam.

Nos últimos cinco anos, o campeonato português parou para que se realizassem encontros de apuramento para três competições diferentes. Em 2013/2014, concluída a terceira jornada, por volta de 2 de setembro, o FC Porto era líder e tinha como vitórias todos os jogos realizados. Na pausa que se seguiu, a seleção portuguesa disputou uma partida amigável contra o Brasil, tendo perdido por 3-1. Dias depois, a contar para o apuramento do Mundial’14, Portugal foi à Irlanda do Norte vencer por 2-4.

Nos últimos seis campeonatos, o FC Porto partiu por quatro vezes para a pausa internacional com a melhor defesa
Fonte: FC Porto

Na época seguinte, a pausa dá-se novamente depois da terceira jornada. À altura, Rio Ave FC, Vitória SC e FC Porto tinham conseguido uma arranque perfeito (três jogos, nove pontos) e partilhavam a posição cimeira da tabela classificativa. Desta vez, a seleção não venceu o seu encontro relativo ao apuramento para o Euro’16; derrota caseira frente à Albânia (0-1).

Na temporada 2015/16, FC Porto, Sporting CP e FC Arouca lideravam o campeonato à terceira jornada, fruto de duas vitórias e um empate. Nesta altura, Portugal realizou uma das últimas partidas de apuramento para o Europeu de França e um amigável contra a seleção anfitriã dessa prova. Frente à Albânia, redimiu-se da derrota da primeira volta e venceu, fora, por 0-1, e frente à seleção francesa perdeu por 0-1.

Anterior1 de 2Próximo

Comentários