Cambalhotas no acesso à Elite

    Por falar em Madeira, o recém-despromovido CD Nacional, como seria natural, também tem tido uma palavra a dizer nesta luta. O técnico Costinha tem relançado a sua carreira na Segunda Liga e, depois do sexto lugar na época passada ao serviço da Académica,  continua em busca desse objectivo ao serviço de um clube onde já se destacou enquanto jogador.

    E, para dar mais profundidade ao plantel, foram contratados três jogadores que têm tudo para se tornar mais-valias na equipa da Choupana: Diogo Medeiros (ex-Paços de Ferreira), Nii Plange (ex-Académica) e Sérgio Marakis (ex-União). Para já, estão a sete pontos da zona de promoção.

    No entanto não existem apenas clubes que desde logo se afirmaram como candidatos à subida de divisão. Existem também outros que começaram por baixo e que têm subido a pulso na tabela classificativa.

    A Associação Académica de Coimbra é o exemplo perfeito disso, sendo provavelmente o clube que mais evoluiu ao longo do campeonato. À nona jornada o clube ocupava um modesto décimo-terceiro lugar, levando à substituição de Ivo Vieira por Ricardo Soares. O técnico que tinha acabado de deixar o CD Aves acabaria por devolver os bons resultados e o bom futebol à Briosa, que está a ocupar atualmente o segundo lugar na Segunda Liga, a um ponto da liderança.

    João Henriques colocou o Leixões SC na luta pela subida Fonte: Facebook Campeonato Portugal – Campeonato das Oportunidades
    João Henriques colocou o Leixões SC na luta pela subida
    Fonte: Facebook Campeonato Portugal – Campeonato das Oportunidades

    Outro caso de reviravolta é o do Leixões. À terceira jornada, o clube ocupada o décimo-quinto posto da tabela e tinha a pior defesa do campeonato. Como tal, Daniel Kennedy seria substituído pelo seu adjunto João Henriques, que levaria o clube a uma grande recuperação. Os bons resultados do emblema leixonense fizeram com que João Henriques desse o salto para a Primeira Liga, sendo sucedido por Francisco Chaló, que mantém o clube na luta pela subida, estando actualmente a seis pontos da zona de subida.

    Outro clube que foi subindo a pulso na classificação foi o recém-despromovido FC Arouca. Para recolocar o clube na elite tinha sido contratado Jorge Costa para treinador, após este ter tido uma curta experiência no futebol tunísino. No entanto, os maus resultados e um décimo-quinto lugar ao cabo de sete jornadas disputadas levaram ao seu despedimento.

    Para o suceder, o clube presidido pelo polémico Carlos Pinho foi recrutar Miguel Leal à Primeira Liga e o ex-treinador do Boavista FC conseguiu arrumar a casa e construir uma equipa estável na luta pela subida. Passadas 17 jornadas, o clube beirão ocupa o terceiro lugar na tabela e possui a melhor defesa da Segunda Liga.

    É comum nesta luta pela subida haver emoção até ao fim. E os oito pontos que separam o primeiro do oitavo classificado mostram bem a competitividade desta Segunda Liga, que promete ainda ter muitos capítulos até ao final do campeonato.

    Foto de capa: Facebook Oficial Associação Académica de Coimbra

    Artigo revisto por: Vanda Madeira Pinto

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tiago Serrano
    Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
    O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.