Campeonato fraco ou mentalidade pequena?

    Depois, do ponto de vista das competições europeias, creio que esse é mesmo um caminho que não vale a pena percorrer. Primeiro que tudo, a Liga NOS é uma “liga de tostões”. No entanto, nos últimos 10 anos, o nosso campeonato tem vindo a ombrear com os principais campeonatos europeus.

    Países como a Espanha, a França, a Itália, a Alemanha e a Inglaterra (os “big-five”) são muito maiores que o nosso, e têm economias ainda maiores do que a nossa. Apesar de actualmente estarmos atrás da Rússia no ranking da UEFA, houve tempos em que estávamos atrás de campeonatos como o holandês, o ucraniano ou o turco, campeonatos de países também com economias maiores que a nossa.

    Ora, dadas as circunstâncias, analisemos a representação de Portugal na Champions nos últimos anos: desde 2010/2011, Portugal tem tido pelo menos dois representantes na Fase de Grupos da Champions. Em três das últimas seis temporadas, houve um clube português a chegar aos quartos-de-final da competição.

    Mas passando para esta temporada, o dado mais importante a reter é que nesta época, pela segunda vez na história do nosso futebol, houve dois clubes portugueses a passarem a Fase de Grupos da Champions (repetindo o feito de 2008/2009). E mais importante que isso, nesta época, Portugal foi o único país fora dos “big-five” a ter representantes na fase a eliminar da competição.

    Fonte: FC Porto
    Fonte: FC Porto

    O dinheiro vai cavando um fosso cada vez maior entre o nosso campeonato e os principais campeonatos europeus. E as possibilidades de voltar a haver um clube português no topo da Europa serão cada vez mais escassas. Mas os clubes portugueses (principalmente o Benfica e o FC Porto) superam-se constantemente e conseguem fazer muito com pouco. E sem esquecer que os nossos clubes conseguem manter-se competitivos, vendo-se na obrigação de venderem jogadores influentes todos os anos, mostrando assim uma capacidade notável de descobrirem e formarem jogadores.

    Como tal, eu acho que esse argumento das competições para justificar a suposta mediocridade do nosso campeonato é completamente descabida. E mais, todos se lembram da derrota do Sporting em Varsóvia, a goleada do Benfica em Dortmund, mas ninguém fala da situação do FC Arouca. Um clube que há 10 anos atrás jogava na Terceira Divisão, que se estreou na Primeira Liga há quatro anos, e que na sua estreia nas competições europeias, fez suar bastante o Olympiakos (um clube de Champions).

    E como tal, dadas todas estas circunstâncias, acho que essa tese de que o nosso campeonato é medíocre está errada, e só quem pensa de forma muito pequenina pode ter essa opinião.

    Foto de Capa: Facebook Oficial de Pedro Martins

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Artigo anterior
    Próximo artigo
    Tiago Serrano
    Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
    O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.