Europa e Permanência – Os últimos batimentos do coração

    Cabeçalho Futebol NacionalFalta uma jornada! São os últimos nove jogos da edição 2016/2017 da Liga NOS. Se vai deixar saudades ou não, depende do leitor e de pessoa para pessoa, mas qualquer adepto de futebol fica triste e desamparado quando o campeonato termina e chega uma pausa de quase três meses até este regressar. Assim, convém aproveitar ao máximo estes últimos nove jogos. Como, se tudo está decidido? Bem, talvez não seja assim tão linear.

    Dos nove jogos que se vão realizar no próximo fim de semana, quatro têm um grau de importância grande para as contas finais do campeonato. São as duas últimas decisões: que clube fica com a última vaga europeia, com Marítimo e Rio Ave a disputarem o 6º lugar, e que clube garante a manutenção, com Moreirense e Tondela a lutarem por mais uma oportunidade. Assim, antes da bola rolar e como aperitivo, eis o que esperar destes jogos.

    Primeiro seguimos para Norte, para Vila do Conde e Paços de Ferreira. Será nessas duas cidades que se decidirá quem jogará a 3ª Pré-Eliminatória da Liga Europa. O pontapé de saída está marcado para sábado às 16 horas, com o Rio Ave a receber o Belenenses e o Marítimo a visitar o Paços de Ferreira. Mas o que esperar então destes confrontos?

    Fonte: Bola na Rede
    Fonte: Bola na Rede

    O Marítimo tem a tarefa mais facilitada: precisa apenas de um empate para garantir a vaga europeia. O único resultado que não interessa aos madeirenses é a derrota, contudo, mesmo que os insulares sejam derrotados pelo Paços de Ferreira, poderão ter igualmente sucesso, caso o Rio Ave não ganhe frente ao Belenenses. Pelo contrário, o Rio Ave está obrigado a vencer os azuis do Restelo, esperando por uma derrota obrigatória do Marítimo para garantir a Europa. Eis alguns dados estatísticos sobre estes dois jogos.

    Analisando os factos acima, podemos dizer que, teoricamente, o Marítimo poderá encontrar algumas dificuldades para vencer na Mata Real. Pelo contrário, o Rio Ave tem tudo para manter a boa forma caseira e vencer o Belenenses. Ainda assim, dado que aos madeirenses basta um empate, o mais provável – repito, teoricamente – é que o Estádio dos Barreiros receba a Liga Europa na próxima época. Prémio justo, dado que é a terceira casa com melhor média de ocupação do campeonato.  Seria, aliás, um prémio justo para ambos: o Marítimo, com uma bela moldura humana nos jogos em casa e com o “título” de terceira defesa menos batida do campeonato (!), e o Rio Ave, o sexto melhor ataque da Liga e a praticar um futebol muito atraente.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Roger Schmidt: «Eles não criaram chances»

    Roger Schmidt já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Florentino Luís: «Não tivemos o futebol dos últimos jogos»

    Florentino Luís já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Conference League: eis os resultados desta quinta-feira

    A Liga Conferência já não tem treinadores portugueses com...
    André Maia
    André Maiahttp://www.bolanarede.pt
    Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.