O 11 da Década no Futebol Nacional

    Lateral Esquerdo – Fábio Coentrão

    Registo na Primeira Liga, a partir da época 2009/2010: 95 jogos, três golos e 21 assistências.

    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    O futebolista internacional português viveu o auge da carreira, enquanto jogador do SL Benfica Fonte: João Santos/ Global Imagens

    Natural da cidade de Vila do Conde, Fábio Coentrão fez a sua estreia no mais alto patamar do futebol português com apenas 17 anos, no dia 14 de outubro de 2005, ao serviço do clube onde se formou, o local Rio Ave FC. Aos 19 anos, o extremo esquerdino já figurava como um dos habituais titulares da turma vila-condense (na Segunda Liga), tendo sido contratado pelo SL Benfica, no verão de 2007. Após três sucessivos empréstimos (CD Nacional, Rio Ave FC e, por fim, ao Real Zaragoza, de Espanha), Coentrão retornou ao clube da Luz, para se afirmar como um dos melhores laterais da Primeira Liga. De entre as suas principais caraterísticas, destacava-se a enorme aptidão para se projetar no ataque, derivada da sua grande qualidade técnica (nomeadamente, ao nível da finta curta) e criatividade, bem como a fiabilidade que oferecia a nível defensivo. Ao serviço dos Encarnados, o lateral esquerdo nascido em Vila do Conde disputou 49 jogos, tendo sido um dos elementos em destaque (efetuou 9 assistências para golo) no conjunto orientado por Jorge Jesus que almejou a conquista do título de campeão da Primeira Liga no final da época de 2009/2010.

    O regresso às origens:

    Após seis temporadas no estrangeiro (fora vendido no verão de 2011 ao Real Madrid Club de Fútbol), Coentrão regressou ao país natal, ingressando no Sporting CP, em julho de 2017, por empréstimo do emblema madrileno. Sem conseguir alcançar a qualidade que apresentara no Benfica, Coentrão foi, todavia, o habitual dono da lateral esquerda dos Leões, tendo realizado três assistências e um golo em 25 partidas da Liga.

    Já na temporada passada, e depois de terminar a sua ligação contratual ao clube da capital espanhola, o lateral esquerdo retornou ao clube que o havia lançado como profissional, o Rio Ave FC. Ao serviço dos Vilacondenses, Fábio voltou a experimentar terrenos mais avançados, tendo sido maioritariamente utilizado como extremo (a sua posição de origem). Ao todo, somou cinco assistências em 21 partidas referentes ao principal escalão do futebol luso.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Roger Schmidt: «Eles não criaram chances»

    Roger Schmidt já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Florentino Luís: «Não tivemos o futebol dos últimos jogos»

    Florentino Luís já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Conference League: eis os resultados desta quinta-feira

    A Liga Conferência já não tem treinadores portugueses com...
    João Pedro Ferreira
    João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
    O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.