O 11 da Década no Futebol Nacional

    Médio – Luis Óscar “Lucho” González

    Registo na Primeira Liga, somente a partir da época 2011/2012: 57 jogos, oito golos e oito assistências

    Fonte: FC Porto

    À capacidade para efetuar passes milimétricos e para, num ápice, disferir um remate colocado «do meio da rua», “Lucho” juntava um enorme sentido de liderança, sacrificando-se em prol do coletivo (sobretudo em tarefas defensivas). Em suma, personificava na íntegra aquilo que os adeptos portistas percebiam como mística do clube. 

    Depois de uma memorável primeira passagem pelo FC Porto no decurso da qual se sagrou tetracampeão (entre 2006 e 2009), “Lucho” rumou ao Olympique de Marseille, emblema no qual permaneceu durante três épocas. No entanto, o facto de ter sido um dos futebolistas mais bem-sucedidos e, consequentemente, um dos mais acarinhados pelos adeptos «azuis e brancos» enquanto estivera no clube, levou a que, terminado o contrato com o clube do sul de França, Lucho González retornasse à Invicta, em janeiro de 2012.

    De facto, o seu regresso não poderia ter sido mais oportuno, uma vez que o meio-campista argentino acabou por ser um dos futebolistas mais utilizados durante a espetacular segunda volta protagonizada pelos Dragões, que culminou com a obtenção do título de campeão. Todavia, a sua influência no conjunto portista aumentaria na época seguinte, ao passar a envergar a braçadeira de capitão (foi, de resto, o primeiro estrangeiro a ostentar tal estatuto) e a assumir-se como uma peça fulcral (totalizou seis golos e cinco assistências, em 29 partidas) para assegurar a revalidação do título.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Barcelona interessado em médio do Chelsea

    O Barcelona mostrou interesse numa possível contratação de Carney...

    Al Hilal de Jorge Jesus eliminado da Champions League Asiática

    O Al Hilal foi eliminado esta terça-feira nas meias-finais...
    João Pedro Ferreira
    João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
    O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.