«Saída do Benfica? Soube pela televisão. Não foi fácil» – Entrevista BnR com Quim

    – Roleta Russa –

    “Não é fácil o Aves manter-se na Primeira Liga”

    BnR: Arrependes-te de não ter experimentado o estrangeiro?

    Q: Não sei… tive uma ou outra situação para emigrar, mas os momentos não foram os ideais. Por exemplo, numa delas, a minha esposa estava grávida do nosso primeiro filho e preferi ficar próximo da minha família.

    BnR: De que equipas estamos a falar?

    Q: Esta de que te falei era para a Rússia, para o Dínamo de Moscovo, para onde foram muitos portugueses.

    BnR: Começaste a ser convocado para as seleções nacionais nos juvenis do Braga e és campeão europeu de juniores em 1994. Quem era a estrela da equipa?

    Q: A estrela era a própria seleção. Era composta por jogadores que vinham a fazer grandes campanhas desde os sub-15 e que jogavam juntos há muitos anos. Lembro-me de muitos jogadores que fizeram uma grande carreira: Nuno Gomes, Dani, o próprio Beto…

    BnR: Baía e Ricardo foram os justos titulares da baliza da Seleção em 2002 e 2004, respetivamente?

    Q: Não é a mim que tens de perguntar. Foram dois grandes guarda-redes, que fizeram muito pelos seus clubes e pela Seleção Nacional. Foram opções dos treinadores. O Vítor será sempre o ídolo de infância e o Ricardo também era outro grande guarda-redes. Tive o prazer de jogar com eles e disputar com ambos a baliza da Seleção.

    BnR: Atualmente és Treinador de Guarda-Redes do Desportivo das Aves. Como vês a atual situação financeira e desportiva do clube?

    Q: Não é fácil, mas acredito que as coisas poderão ser diferentes. São situações sobre as quais preferia não falar. Acima de tudo, dizer que o clube tem de ir para a frente, apesar de estar a passar por uma fase difícil; temos de saber conviver com os bons e com os maus momentos, da mesma forma que os jogadores de futebol. Neste momento, sabemos que não é fácil o Aves manter-se na Primeira Liga, mas, caso desça, o objetivo é regressar o mais rápido possível, porque é este o lugar do clube.

    BnR: Lembrar o Quim é lembrar grandes defesas, títulos e… um gesto muito peculiar quando sofria golos. Tinhas essa perceção?

    Q: (risos) Sinceramente não tinha! Só há uns tempos é que me disseram que existia um vídeo no Youtube com esse gesto e realmente confirma-se… era o instinto! Quem reparou, reparou bem!

    BnR: A defesa mais fácil continua a ser mais importante do que a difícil?

    Q: Penso que sim. Enquanto treinador de guarda-redes tento explicar isso. Hoje em dia, o mais difícil é o mais fácil. Podes estar oitenta e tal minutos sem fazer uma defesa e, de um momento para o outro, ser chamado a intervir; tens de estar com a concentração no máximo para quando esse momento chegar.

    Obrigado, Quim.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Miguel Ferreira de Araújo
    Miguel Ferreira de Araújohttp://www.bolanarede.pt
    Um conjunto de felizes acasos, qual John Cusack, proporcionaram-lhe conciliar a Comunicação e o Jornalismo. Junte-se-lhes o Desporto e estão reunidas as condições para este licenciado em Estudos Portugueses e mestre em Ciências da Comunicação ser um profissional realizado.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.