Scouting: o segredo do futebol português

    Nesta década, o Departamento de scouting do Sport Lisboa e Benfica também tem ganho bastante notoriedade, com vários dos seus elementos a serem pretendidos por clubes de topo, sendo que alguns deles foram mesmo “assediados” por Jorge Jesus quando este se mudou para o Sporting CP em 2015.

    Um dos seus principais elementos, José Boto, trabalha no Benfica desde 2007 e é o scouter do Benfica para a Europa, tendo descoberto jogadores como Rodrigo, Nolito, Matic, Axel Witsel, Fejsa e Zivkovic. Outro dos seus elementos mais activos, Francisco Oliveira, é o olheiro do Benfica no Brasil, tendo descoberto jogadores como Luisão, David Luiz, Ramires e Anderson Talisca.

    Esta aposta do Benfica no Departamento de prospecção tem colhido muitos frutos ao clube e foi um factor essencial na recuperação da hegemonia encarnada, pela forma como a equipa se regenera após a venda de jogadores influentes todos os anos.

    Fejsa e Zivkovic: dois talentos descobertos por José Boto Fonte: Sport Lisboa e Benfica
    Fejsa e Zivkovic: dois talentos descobertos por José Boto
    Fonte: Sport Lisboa e Benfica

    No entanto, não são apenas os clubes grandes que de destacam pelo seu scouting. Por exemplo, o Rio Ave FC também se tem destacado nos últimos anos na descoberta de jovens talentos como Filipe Augusto e Krovinovic. O Vitória Sport Clube também se tem destacado neste ramo. Com a grave crise financeira que atravessaram nesta década, o clube vimaranense também se destacou na descoberta de jogadores oriundos de divisões inferiores ou de campeonatos pouco conhecidos. Jogadores como Soudani e Dalbert renderam bons negócios ao clube, e outros jogadores que se destacaram nesta época como Konan, Zungu e Raphinha também abrem perspectivas quanto a bons negócios futuros.

    Regra geral, o mercado sul-americano é o mais apetecível para os clubes nacionais. Provavelmente, porque os atletas sul-americanos são aqueles a que os clubes portugueses mais têm a oferecer, tendo em conta o salto qualitativo que estes dão na vida ao viram para Portugal, e também a forma como os nossos clubes trabalham os atletas, fazendo-os crescer e evoluir para depois darem o salto para patamares competitivos mais elevados.

    Cada clube com a sua visão e dentro das suas possibilidades, os clubes portugueses dos melhores scouters do mundo. É óbvio que nenhum olheiro acerta em todas as recomendações que faz. A partir do momento em que um jogador é recrutado, existe uma grande variedade de factores que influenciam o seu percurso e o seu sucesso futuro, ou a falta dele.

    E como tal, creio que o segredo do futebol português ser tão competitivo para as condições financeiras que tem e produzir tantos jogadores de qualidade está no scouting. Muitas vezes os olheiros não são reconhecidos, e também não é fama que eles pretendem ter, visto que a discrição é a sua imagem de marca. Mas o seu “trabalho silencioso” é uma mais valia para os clubes portugueses, principalmente nos dias de hoje em que estamos perante um mercado cada vez mais feroz e cada vez mais influenciado pelo poder dos empresários.

    Foto de Capa: Câmara Municipal de Lisboa

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tiago Serrano
    Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
    O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.