Segunda Liga: Arranque equilibrado

    Gostaria também de destacar, após esta jornada, o Académico de Viseu, com uma vitória de 2-1 frente à histórica Académica de Coimbra, depois de uma época em que se salvou no play-off de despromoção. É um excelente começo para a equipa de Francisco Chaló, um treinador bastante experiente de Segunda Liga, que eu pessoalmente tenho muito em conta depois do grande trabalho que fez no Sporting da Covilhã. De recordar que Chaló quase subiu de divisão com o Sporting da Covilhã na época de 2014/2015 com um orçamento bastante baixo. Assim, conto com uma época tranquila, desta vez trabalhando desde o inicio da época, do Académico de Viseu ao comando de Chaló, que já demonstra bons sinais neste primeiro jogo. A Académica por sua vez, ainda que se tenha batido de igual para igual com o Académico Viseu e o jogo se tenha resolvido em detalhes, começa por desiludir e entrar com o pé esquerdo.

    Outra equipa que deixou boas indicações foi o Gil Vicente, com uma vitória por 2-1 frente ao Porto “B”. Olhando unicamente aos números poderíamos dizer que foi um resultado injusto, mas o futebol não é estatística, e o Gil Vicente apresentou um futebol pragmático, mas pratico que é isso que se quer. Excelente arranque da equipa de Barcelos, faltando agora perceber se será uma estratégia para manter durante a época e os resultados que se colherão daqui.

    O Académico de Viseu pode ser uma das surpresas desta época na Segunda Liga Fonte: Site Académico Viseu
    O Académico de Viseu pode ser uma das surpresas desta época na Segunda Liga
    Fonte: Académico Viseu

    Finalizando sobre as equipas que se destacaram nesta primeira jornada, resta falar do Santa Clara que conquistou uma vitória fora, em Cova da Piedade, num jogo onde a expulsão de Willyan Rocha, do Cova da Piedade, aos 49 minutos se revelou desbloqueadora para os açorianos. Vamos esperar para ver até onde este Santa Clara pode chegar. Pessoalmente gostaria de ver uma equipa dos Açores novamente na Primeira Liga, e o Santa Clara já teve grandes arranques no passado, tendo abrandando com o avançar da época. Ainda o Varzim, com goleada 3-0 frente ao Vitória de Guimarães “B”, que fez uma grande temporada na época passada, apesar da classificação final (nono lugar) não o reflectir. Frisei no meu artigo sobre os candidatos à subida que o Varzim poderia ter uma palavra a dizer e penso que não me enganarei.

    Falando dos empates da jornada, Braga “B” 1-1 União Madeira e Nacional da Madeira 1-1 Penafiel, foram dois resultados que espelharam o equilíbrio entre equipas e talvez um reflexo das dificuldades que as equipas têm nos arranques em que a forma física ainda não está afinada, deixando muitas equipas, por vezes, contentes por começar com 1 ponto.

    Finalizo esta análise à primeira jornada precisamente com o jogo que deu o arranque à Segunda Liga, em que o Sporting da Covilhã perdeu em casa 1-2 frente ao Sporting “B”, naquele que foi um típico jogo de início de época, e onde o empate talvez fosse o resultado mais justo. O Sporting da Covilhã, no entanto, deixou boas indicações na primeira parte e no início da segunda no que ao entrosamento e troca de bola diz respeito, no entanto aconteceu aquilo que aconteceu várias vezes na época passada, a desconcentração defensiva nos últimos minutos.

    Foto de capa: Facebook oficial Famalicão FC

    artigo revisto por: Ana Ferreira

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rui Pedro Cipriano
    Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
    Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.