Anterior1 de 2Próximo

Cabeçalho Futebol NacionalApelidada de “prova rainha” do futebol português, a Taça de Portugal é certamente a rainha das surpresas. A competição que leva os grandes do nosso futebol a zonas geográficas onde habitualmente não existe futebol de primeira, é a competição onde os pequenos podem sonhar fazer frente aos grandes, e ganharem assim o rótulo de “tomba gigantes”. Diversos casos aconteceram ao longo da história onde os 3 grandes do nosso futebol foram vítimas destas surpresas, acabando por ser afastados da competição por clubes de escalões inferiores.

Não foi o caso da 3ª eliminatória da edição desta época, na qual os 3 grandes cumpriram o seu objetivo e carimbaram o acesso à fase seguinte. No entanto, foram diversos os clubes da primeira liga a serem afastados por equipas dos escalões inferiores. O Tondela foi eliminado pelo Leixões, clube que já disputou outrora finais desta competição (chegando a vence-la por uma ocasião) e que tem uma longa história de primeira liga, mas neste momento encontra-se a disputar a segunda liga. Nesta partida as diferenças foram anuladas e o clube matosinhense acabou por vencer por 3-2 após prolongamento e manter vivo o sonho de voltar a chegar longe nesta Taça.

A Briosa venceu no seu terreno o FC Paços de Ferreira Fonte: Académica de Coimbra OAF
A Briosa venceu no seu terreno o FC Paços de Ferreira
Fonte: Académica OAF

Num escalão abaixo do Leixões encontramos o Farense, histórico clube Algarvio que causou uma das outras grandes surpresas desta ronda. Os leões de Faro receberam o Estoril e conseguiram uma vitória por 1-0, afastando assim prematuramente os canarinhos da Taça de Portugal. O Farense luta neste momento por voltar aos grandes palcos do nosso futebol após a grave crise que enfrentou, e conseguiu desta feita voltar a mostrar-se em grande plano.

Anterior1 de 2Próximo

Comentários