Varzim SC: Uma equipa com alma de Primeira Liga

    Há muitos aspetos positivos a verificar neste Varzim. O Varzim, desde sempre, foi um clube formador. Vejamos o passado recente do clube, do Varzim saíram:  Bruno Alves, André André, Luís Neto, Marafona, Salvador Agra, Rafael Lopes. Como tal, foi sem surpresa que surgiram vários jovens de qualidade nesta equipa. Desde o avançado Rui Costa, que com 21 anos já conta com 14 golos nesta temporada, até Tiago Alves, extremo de 20 anos que tem impressionado com a maturidade que apresenta, passando pelo norte americano Keaton Parks de 19 anos que enche o meio-campo da equipa poveira, com Estrela, médio formado no caixa futebol campus, quese tem afirmado no clube com a sua agressividade e qualidade técnica.

    A equipa do Varzim tem beneficiado da sua equipa B para fazer chegar tantos jovens ao seu plantel. A juntar a estes jovens, são muitos os jogadores com experiência no plantel: Diego Barcellos, avançado que passou pelo Nacional, que confere ao ataque do Varzim agressividade e qualidade técnica, atrás dele, um 10 à antiga, Nelsinho. O pequeno grande médio do Varzim, é um daqueles jogadores à antiga. Uma visão de jogo enorme, uma capacidade técnica invejável e uma velocidade de pensamento pouco comum, fazem do experiente médio do Varzim, um dos jogadores com maior qualidade neste campeonato, fazendo-nos questionar o porquê de nunca ter jogado num clube de primeira liga.

    A jogar a trinco e por vezes a defesa direito, temos Leonel Olímpio, brasileiro que, em Portugal, já tinha passado pelo Paços de Ferreira e pelo Vitória de Guimarães. A liderar a defesa poveira, Sandro Cunha. Um central experiente com passagens por vários clubes de primeira liga.

    Fonte: Varzim SC
    Fonte: Varzim SC

    Para além disso, a equipa dos lobos do mar conta com um maciço apoio dos seus adeptos, o que faz com que as idas à Póvoa sejam um autêntico martírio, contando com apenas duas derrotas no campeonato, frente ao Braga B e ao Aves. Com uma estrutura antiga, torna-se difícil jogar no estádio da equipa alvinegro, onde geralmente é muito difícil sair com pontos e com golos, visto que este Varzim sofre muito pouco em casa.

    Este Varzim é um dos projetos mais bem estruturados no futebol português. O projeto da equipa faz uma ponte entre uma aposta, sem medos, em jovens da casa, sustentando-se através dos jovens emergentes que vão brotando na equipa B, aliando isso com a contratação de elementos com experiência de primeira liga. Não existem grandes investimentos, nem grandes orçamentos, só a confiança plena num plantel e numa equipa técnica que tem como sonho levar o Varzim de novo à primeira liga. O Varzim, uma equipa com alma de primeira liga e que ficará para sempre guardada no imaginário de todos os amantes do futebol nacional, quer alcancem a subida, quer não.

    Foto de Capa:  Varzim SC

    Artigo revisto por: Diana Martins

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Emanuel Melo
    Emanuel Melohttp://www.bolanarede.pt
    O Emanuel está no terceiro ano da licenciatura em Comunicação Social e Cultura. Vem da terra do Pauleta, das paisagens deslumbrantes e do queijo Terra Nostra. Gosta de ver a Premier League e espera um dia poder vir a ser relatador de futebol.                                                                                                                                                 O Emanuel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.