Nos rivais também há talento

    sporting cp cabeçalho 1O FC Porto é uma equipa muitíssimo ligada ao espírito do seu treinador. Sérgio Conceição veio mudar radicalmente a mentalidade dos azuis e brancos, em relação ao que era praticado anteriormente, por Julen Lopetegui, José Peseiro ou Nuno Espírito Santo.

    Com a recuperação de jogadores que tinham sido rejeitados e emprestados em épocas anteriores (exemplos flagrantes de Ricardo Pereira, Aboubakar ou Marega, três titularíssimos da equipa) e a mudança da mentalidade do grupo, Conceição conseguiu construir uma equipa muito forte. É um treinador que aprecio bastante, desde os tempos que passou em Olhão ou Guimarães, por exemplo. Tem uma garra imensa e é extremamente exigente consigo mesmo e com os seus atletas. Não se deixa condicionar por ninguém e penso que precisamos desse tipo de pessoas no nosso futebol. Não estivesse umbilicalmente ligado ao FC Porto e seria um treinador que eu adoraria ver em Alvalade. Se há alguém que pode levar o FC Porto aos títulos, é Sérgio Conceição.

    A nível de jogadores, elejo três elementos que são fulcrais nesta equipa: Alex Telles, Danilo Pereira e Yacine Brahimi. O brasileiro é um dos melhores laterais esquerdos que vimos em Portugal nos últimos anos, talvez a par de Alex Sandro e Fábio Coentrão. Dono de um pulmão incrível, forte nos momentos defensivo e ofensivo, Telles é um jogador que eu queria claramente ver jogar em Alvalade. é extremamente regular e não me admiraria que rendesse várias dezenas de milhões aos dragões num futuro próximo.

    Já o comendador e campeão europeu Danilo Pereira não precisa de grandes comentários. Só o facto de eu, por vezes, duvidar se deveria jogar ele ou William Carvalho na seleção, prova a sua enorme qualidade e a admiração que tenho por este médio. Muitíssimo forte fisicamente, Danilo tem sido sempre um dos melhores jogadores do FC Porto desde que lá chegou e pegou de estaca. Além disso, é um jogador muito discreto fora de campo e sensato nas suas atitudes dentro de campo. Não é daqueles jogadores que os adeptos rivais odeiam, e tem mérito por isso.

    Finalmente, Brahimi. Penso que o argelino podia ainda ser muito melhor jogador do que aquilo que é, se tivesse mais capacidade no momento da leitura de jogo e sobre quando deve soltar a bola, seja em remate, seja em passe para um colega. Brahimi é daqueles jogadores que semeiam o pânico na cabeça dos adversários assim que recebem a bola. Extremamente difícil de parar quando tem a bola nos pés, evoluiu no aspeto mental e é um dos elementos fulcrais do esquema tático de Sérgio Conceição.

    No que toca ao SL Benfica, penso que acaba por ser uma equipa onde as individualidades sobressaem mais na influência que têm nos resultados práticos do coletivo. Rui Vitória, o treinador, teve o mérito de saber aproveitar o que recebeu e, nesta época, mudar o esquema tático e conseguir voltar a apresentar bom futebol, desde a entrada de Krovinovic.

    Krovinovic destacou-se nesta temporada Fonte: SL Benfica
    Krovinovic destacou-se nesta temporada
    Fonte: SL Benfica

    O croata é precisamente um dos jogadores mais importantes desta equipa. Quem diria? Depois de apenas meia época de águia ao peito, e sem jogar na Liga dos Campeões, Krovinovic é o protagonista da mudança do estilo de jogo do grupo. É muito forte no momento do passe e da organização ofensiva, e a sua lesão pode ser um forte murro no estômago da equipa.

    Jonas é o MVP da equipa. Marca golos de todas as formas e feitios, tem uma leitura de jogo fabulosa e um último toque absolutamente sublime, seja no capítulo da finalização, seja no capítulo do último passe. Ainda hoje, os adeptos do Valencia devem chorar ao ver o seu rendimento em território luso. Seja sozinho na frente de ataque ou com a companhia de Mitroglou, como esteve nas duas últimas temporada, Jonas é extremamente regular e o principal abono de família do Sport Lisboa e Benfica,

    Finalmente, tenho de destacar Eduardo Salvio. É um jogador de mão cheia e, ainda hoje, o jogador do Benfica que eu mais gostaria de ver em Alvalade. Argentino e regularmente chamado à competitiva seleção das Pampas, Salvio sabe tudo sobre o jogo, marca golos, assiste muitas vezes e é um dos elementos que carrega a mística na Luz. Merecia ter tido uma carreira melhor, pois as lesões foram madrastas com ele. O futebol português beneficia muito com a sua presença, pois é um dos elementos que coloca mais qualidade e a chamada nota artística em campo. Apesar de jogar no rival, Salvio é um dos jogadores que mais gosto de ver jogar no nosso país.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.