Leixões SC 0-1 FC Penafiel: Exibição de luxo de Caio termina série invicta do Leixões

    A CRÓNICA: NA SEGUNDA VOLTA, FOI O FC PENAFIEL QUEM TRIUNFOU

    No jogo inaugural da jornada 28 da Segunda Liga, o Leixões SC procurava alargar a série de jogos consecutivos sem perder (oito) frente ao FC Penafiel, que não vencia fora de casa desde 11 de dezembro.

    As duas equipas defrontaram-se na primeira volta, sendo que nenhuma saiu vencedora após o empate a um golo. Ambas tiveram a oportunidade de corrigir o primeiro resultado e os Bebés do Mar, que apresentaram a melhor forma da Segunda Liga (13 pontos nos últimos cinco jogos) eram favoritos à vitória.

    Os visitantes foram os primeiros a realizar oportunidades de perigo, sendo que a mais perigosa ocorreu no minuto seis. Stefanovic saiu mal da baliza para fazer o corte, porém não consegue afastar a bola de Edson Farias que não foi capaz de inaugurar o marcador.

    Por volta do minuto 15, a equipa da casa começa a controlar melhor a bola e avança maioritariamente pelo flanco direito, dominado por Pastor e João Oliveira.

    No final da primeira parte, Seck inicia a bola para Kiki, cruza e depois de um pontapé de bicicleta, Caio Secco defende com as pontas dos dedos para impedir o golo do Leixões. Os anfitriões pouco tempo depois voltaram a desafiar Caio, todavia voltou a mostrar a sua qualidade.

    Começava a segunda parte e o Penafiel ameaçou a baliza de Stefanovic nos primeiros minutos, sendo que o guardião mostrou-se à altura do primeiro remate, contudo da segunda vez, Edson Farias ganhou espaço dentro da área e não deu qualquer hipótese de reação ao inaugurar o marcador no minuto 49 para os durienses.

    Com este golo inicial tornou-se difícil para a equipa da casa conseguir controlar o jogo apesar de fazer mexidas para contrariar o Penafiel. Os jogadores apressaram-se, tentavam remates distantes e nada parecia sair bem.

    Num lance em que o Leixões tinha um canto, no qual Stefanovic subiu, o conjunto de Penafiel ganhou a posse e por demérito de Edi, não conseguiu aumentar a vantagem para 2-0.

    Os adeptos começavam a abandonar as bancadas e a equipa da casa ainda sonhava com o empate ao colocar a bola dentro da área, contudo Caio Secco voltou a valer a equipa, desta vez para assegurar os 3 pontos.

     

    A FIGURA

    Caio Secco – O guardião fez uma exibição de luxo e não deu qualquer oportunidade ao Leixões. Realizou seis defesas no jogo, alcançou a clean sheet e levou os três pontos fora de casa.

     

    O FORA DE JOGO

    Stefanovic – O capitão dos anfitriões fez várias saídas arriscadas e distraídas que poderiam ter causado uma derrota pesada. Uma exibição fora do normal para o guardião.

     

    ANÁLISE TÁTICA – LEIXÕES SC

    Os “Bebés do Mar” alinharam num 3-4-3 semelhante ao adversário, porém a sua defesa mudava para um 4-3-3 consoante o avanço de Pastor (na primeira parte). Zag desceu para ajudar a defesa várias vezes.

    Fabinho teve um papel fundamental, sendo responsável por soltar os médios-ala (na primeira metade Pastor, na segunda metade Seck) e pelos lances de bola parada.

    Ao sofrer o segundo golo, jogou sempre num 4-3-3, e apesar de optar mais pelo flanco direito inicialmente, mudou para o esquerdo na segunda parte, confiando na experiência de Seck e Kiki Silva.

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Stefanovic (4)

    Bolgado (5)

    França (5)

    Morim (5)

    Pastor (7)

    Fabinho (6)

    Zag (6)

    Seck (6)

    Kiki (6)

    Wendel (5)

    João Oliveira (6)

    SUBS UTILIZADOS

    Thalis (5)

    Nduwarugira (5)

    Erivaldo (-)

    Charles (-)

     

    ANÁLISE TÁTICA – FC PENAFIEL

    A equipa visitante apresentou um 3-4-3 e optou por construir o jogo através do extremos, nomeadamente Édi Semedo que dominou a ala esquerda, enquanto Bruno César descia ao meio-campo para receber a bola e distribuir o jogo.

    Os médios Amorim e Capela fizeram um jogo mais recuado, porém subiam quando viam necessidade.

    Na segunda parte, mudaram para um estilo de contra-ataque, esperando um Leixões mais agressivo.

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Secco (8)

    Vitinha (5)

    Lucas (5)

    Loureiro (6)

    Edson Farias (6)

    Capela (6)

    Amorim (5)

    Simão (5)

    Édi Semedo (6)

    Ronaldo (5)

    César (6)

    SUBS UTILIZADOS

    Leandro (5)

    Braga (5)

    Robinho (5)

    Roberto (-)

     

    BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

    Leixões SC

    BnR: Na primeira parte a equipa controlou e atuou mais na ala direita, mas na segunda parte esteve mais pela esquerda, consegue explicar-nos essa diferença, essa decisão que tomou?

    José Mota: Nós normalmente tentamos entrar por onde há mais espaço e encontrar os melhores jogadores. Penso que na primeira parte, nos primeiros 25 minutos começámos a aparecer mais com o Seck e com o Kiki. Na segunda parte, é claro que sabemos que quer o Seck, quer o Kiki são jogadores que têm mais andamento, tem mais resistência, estão mais vocacionados para nas suas partes terem sempre uma tendência mais forte em relação ao último jogo ofensivo. E pronto tentámos que eles o fizessem, mas não conseguimos chegar ao golo que pretendíamos.

     

    FC Penafiel

    BnR: As duas equipas apresentaram um sistema táctico semelhante, quais foram as medidas que tomou para obter uma vantagem no jogo?

    Filipe Rocha: Nós trabalhámos durante a semana e sabemos que o José Mota joga no sistema que tanto gosta. Depois vimos que alterou e retificamos a equipa, alteramos os jogadores que pore jogar nessa estrutura, nessa dinâmica, que é uma equipa que gosta de ter a bola, mas nós trabalhamos para ter qualquer tipo de sistema preparado. Alertamos os atletas sobre altumas situações e tentamos também criar dificuldades na construção, fugindo a essas marcações individuais, ao encaixe do meio-campo, tentar criar algo no interior e foi onde tentamos dar alguma luta, tentar bloquear o bloco de construção atrás. Penso que o segredo foi marcar e no final saber sofrer.

     

    Rescaldo da opinião de Marcos Brea.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Marcos Brea
    Marcos Breahttp://www.bolanarede.pt
    O Marcos é licenciado em Comunicação e Jornalismo. O objetivo de carreira é tornar-se num jornalista desportivo, mas no fundo é um amante de desporto e acima de tudo alguém que procura partilhar a verdade desportiva, a sua opinião e criar interesse nas pessoas para verem modalidades novas.