Força dos Números: Derby de Alvalade

    JOGADORES

    golos

    83 jogadores diferentes marcaram no Derby de Alvalade

    [ot-video type=”youtube” url=”https://www.youtube.com/watch?v=XwCvHY7sLdo”]

    O primeiro a brindar Alvalade com um golo foi Hugo Sarmento, à passagem dos 16 minutos do Sporting – Benfica de 1956/57, o último foi Mitroglou, aos 20′ do derby do ano passado. Dois golos que, curiosamente, fizeram o resultado final das respectivas partidas (1-0 e 0-1).

    Nesta longa lista, cabem nomes ilustres como os de Liedson, Óscar Cardozo, Eusébio ou Manuel Fernandes e outros menos conhecidos como o do inglês Tony Sealy (sporting) ou de Tueba (Benfica), do Zaire, autores dos golos do 1-1 de 1987/88.

     

    auto-golos

    Beto fez dois auto-golos pelo Sporting CP Fonte: Associated Press
    Beto fez dois auto-golos pelo Sporting CP
    Fonte: Associated Press

    Dois guarda-redes do Benfica e um jogador do Sporting foram infelizes em Alvalade. Costa Pereira e José Henrique foram os infelizes contemplados do lado dos encarnados, enquanto que Beto foi o azarado do lado leonino. O caso do central português tem mesmo contornos dramáticos, pois ambos os auto-golos foram marcados num só jogo e decidiram o duelo a favor dos encarnados, em 1998/99.

    Este é um capítulo delicado, já que no derby de 2012/13, há a dúvida sobre se o último golo de Cardozo na vitória do Benfica sobre o Sporting deve ser atribuida ao encarnado ou a Insua (o cabeceamento do ponta-de-lança não levava a direção da baliza, ainda que fosse feito muito perto do lateral-esquerdo do Sporting). Neste caso, preferimos premiar o mérito em detrimento do infortúnio, com o auxílio da Liga, que atribuiu, oficialmente, o golo ao paraguaio.

     

    jogadores marcaram 2 ou mais golos num jogo

    Liedson bisou duas vezes no derby de Alvalade Fonte: Pinterest
    Liedson bisou duas vezes no derby de Alvalade
    Fonte: Pinterest

    O primeiro foi Figueiredo. O avançado do Sporting bisou no 3-1 de 1963/64 e voltaria a repetir a dose em 1967/68. Seguir-se-ia Nené, do Benfica, que bisou por duas vezes, uma em 1973/74 (3-5) e a outra em 1975/76 (0-3); Jordão, pelo Sporting (o único que também marcou no derby de Alvalade ao serviço das duas equipas), fez o primeiro hat-trick da história do derby de Alvalade, em 1982, um feito que Manuel Fernandes,  viria a pulverizar com um póquer num jogo onde Mário Jorge também bisou – o famoso 7-1 (1986/87), que mais tarde viria a ser “vingado” pelo 3-6 do Benfica (1993/94) , onde pontificava um miúdo que se estreou no derby de Alvalade com um hat-trick, de nome João Vieira Pinto, que quase fez esquecer o bis de Isaías nessa partida.

    Façanha que só se voltaria a repetir no novo milénio. Liedson viria a bisar por duas vezes (2-1 em 2004/05 e 3-2 em 2008/09) antes do Hat-Trick de Óscar Cardozo (1-3) em 2012/2013.

     

    7 Recorde de golos totais de um jogador

    Manuel Fernandes é um dos melhores marcadores do derby de Alvalade Fonte: Pinterest
    Manuel Fernandes é um dos melhores marcadores do derby de Alvalade
    Fonte: Pinterest

    O topo é dividido por 5 jogadores, dois do Benfica, dois do Sporting e um que passou por ambos os clubes.  Os leões Figueiredo e Manuel Fernandes são o mais antigo e mais recente a atingir tal número. Pelo meio, Eusébio e Nené, completam a lista. Falta um – Rui Jordão. Pelo Sporting, o internacional português fez 6 golos, pelo Benfica marcou 1.

    A melhor média de golos pertence a Figueiredo, com 1 golo por jogo (7 jogos, 7 golos).

     

    11 jogadores marcaram de grande penalidade

    Jordão marcou pelos dois clubes Fonte: SJPF
    Jordão marcou pelos dois clubes
    Fonte: SJPF

    Jordão, com quatro, lidera a lista, à frente de Eusébio, com três, sendo que o Pantera Negra foi o primeiro a marcar da marca dos 11 metros num Derby de Alvalade.

    A completar a lista estão, do lado do Sporting: Van Wolfswinkel, Yazalde Balakov, Jardel e Dé, todos com 1 golo de penalti; e, também com um golo, mas do lado do Benfica, estão: Nené, João Alves, Reyes e Óscar Cardozo.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Machado
    Pedro Machado
    Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.