O que esperam os editores do BnR de 2018?

    Cabeçalho Futebol Nacional

    Bola na Rede: Pode o Seleção Nacional voltar a sagrar-se campeã, desta vez do mundo?

    Nuno Almeida: Tendo em conta que teremos um mundial onde estarão presentes seleções como o Brasil, que está muito forte, consistente e que se classificou para de uma forma tão clara, uma Alemanha que é sempre favorita e conseguiu ganhar a taça das confederações usando segundas linhas, ou uma Argentina que, apesar de não estar a passar um bom momento, tem muita qualidade individual, será muito difícil à nossa seleção fazer o mesmo trajecto que fez no Europeu. E digo apenas difícil e não impossível, primeiro porque no futebol não há impossíveis no futebol, e segundo porque Fernando Santos e os seus escolhidos já ganharam um Europeu, em casa do favorito, sem Cristiano Ronaldo e com golo de um suplente. Apesar de muito difícil, Fernando Santos ensinou-nos a acreditar.

    BnR: É esta a última hipótese para Cristiano Ronaldo tentar ganhar o Mundial?

    NA: Não. Penso que Cristiano Ronaldo, pela forma como trabalha, se trata, e o cuidado que os seus treinadores têm em gerir o seu esforço, poderá manter-se a jogar a grande nível por mais 4 ou 5 anos, no entanto, depois deste Mundial não poderemos continuar a pedir que seja Cristiano Ronaldo a carregar a nossa seleção. Teremos que manter a renovação que já se iniciou, construindo um colectivo equilibrado e forte. Para que isso aconteça, e olhando aos bons jovens jogadores que já chegaram à equipa das quinas, e aos que estão a surgir, faltará apenas que emerjam dois ou três bons centrais para substituir jogadores como Pepe, Bruno Alves e Ricardo Carvalho. Alcançando isso, a seleção conseguirá levar Cristiano Ronaldo a mais um Mundial, onde acredito que não será a estrela, mas mais um, que servirá de referência e exemplo para os mais jovens.

    BnR: Quem é que se arrisca a ser a equipa revelação do campeonato português desta temporada?

    NA: Bem sei que as segundas voltas sempre trazem surpresas boas e más, o que pode contradizer a escolha que aqui farei, mas atendendo ao caminho percorrido, e aos sinais que têm vindo a demonstrar já em épocas anteriores, vou escolher o Rio Ave como equipa revelação deste campeonato. Poderia escolher também o Marítimo que está a fazer uma época muito boa, mas a equipa madeirense não pode ser considerada uma revelação atendendo ao facto que está sempre a lutar por lugares europeus. O Rio Ave tem-se vindo a estabelecer na primeira metade da classificação, e esta época, com Miguel Cardoso no comando aliou à consistência um futebol muito bom de ver, atacante e de posse.

    Miguel Cardoso teve um excelente início nesta sua nova aventura no Rio Ave Fonte: Rio Ave FC
    Fonte: Rio Ave FC

    BnR: Que jogadores podem ser as revelações dos campeonatos portugueses [fora dos 3 grandes]?

    NA: Temos excelentes jogadores a aparecer nas equipas ditas pequenas, e fazendo também neste caso a ressalva de que, como as equipas, os jogadores vivem de fases, arriscarei em alguns nomes que têm mostrado muita qualidade e que não me parece ocasional. Decidi destacar Shoya Nakajima (Portimonense), Rui Costa (Famalicão), Raphinha (Guimarães), Charles (Marítimo) e Oghenekaro Etebo (Feirense)

    Shoya Nakajima – Médio ofensivo de 23 anos, o jogador nipónico é muito rápido e bom tecnicamente, aparecendo muitas vezes em zona de finalização.

    Rui Costa – O avançado do Famalicão, de 21 anos, é, nesta lista, o único representante da segunda liga muito por culpa de quem está a escrever este texto que não tem seguido o segundo escalão com a atenção devida, no entanto parece-me ser um excelente representante da qualidade que temos também nessa competição. É rápido, muito móvel, e a qualquer momento pode apanhar uma defesa em conta-pé.

    Raphinha – O avançado do Vitória de Guimarães, de 20 anos, já tinha dado nas vistas na época passada, mas continua a demonstrar este ano que tem muita qualidade, principalmente num momento menos positivo da sua equipa.

    Charles – O Guarda-redes do Marítimo, que, apesar dos seus 23 anos, conseguiu ganhar a titularidade numa equipa que está a fazer uma excelente campanha na liga portuguesa.

    Oghenekaro Etebo – A jogar na equipa da Feira, este avançado de 23 anos é bastante possante e promete ser um jogador a seguir no futuro. Ganhou já o prémio de mais promissor jogador CAF 2016

    Poderia ter indicado outros cinco nomes, no entanto estes parecem ter qualidade mais que suficiente para serem destacados.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.