O que esperam os editores do BnR de 2018?

    Cabeçalho Futebol Internacional

    Bola na Rede: Quem é que que são os favoritos a conquistar a Liga dos Campeões e Liga Europa, respetivamente?

    Pedro Machado: O facto das ligas Inglesa, Francesa, Alemã e Espanhola estarem praticamente sentenciadas dão algumas vantagens aos clubes que as lideram (Manchester City FC, PSG, FC Bayern e FC Barcelona)… e àqueles que ambicionava o título, mas viram ser hipotecadas essas hipóteses (nomeadamente Real Madrid CF e Manchester United FC). Porém, quem vai à frente, ainda por cima com vantagem tão significativa, é quem provou ser melhor. E se a Bundesliga e a Ligue 1 costumam ser um passeio para o Bayern e para o PSG (à excepção do ano passado, claro está), o mesmo não se pode dizer de La Liga e da Premier League, e isso é sintomático da força de Manchester City FC e FC Barcelona, que se afiguram como favoritos à conquista da liga milionária, ainda que com o PSG à espreita como candidato credível.

    Quanto à Liga Europa, depende muito da forma como cada uma das equipas encarar a prova. Borussia Dortmund, Atlético de Madrid, Arsenal e SSC Napoli são as equipas teoricamente mais fortes, mas caso tenham uma disputa acesa no respectivo campeonato, como é o caso dos azurri, na luta pela Serie A, ou tenham o acesso direto à Champions assegurado, podem facilmente descurar a prova e abrir hipóteses para equipas como o AC Milan, que poderá ter na Liga Europa a salvação da época, o RB Leipzig, o Lyon … ou o Sporting CP! Mas nestes três últimos três casos, dependerá muito da evolução da situação das respectivas equipas no campeonato nacional, tanto relativamente à qualificação para a Champions (no caso alemão e francês) quanto à corrida ao título (ambicionada pelos leões).

    BnR: Quais serão os jogadores revelação dos principais campeonatos europeus?

    PM: Há estrelas a despontar em todos os principais campeonatos, e há outras que estão só à espera da tal oportunidade para a aparecer. Bernardo Silva, do Manchester City, pertence a este último lote e, caso haja bom trabalho físico complementar, que lhe permita ganhar mais duelos no exigente futebol inglês, pode perfeitamente afirmar-se no onze de Guardiola, ainda que tenha de esperar por uma quebra de Sterling e/ou Leroy Sané.

    Relativamente a estrelas a despontar, há a destacar várias nos mais diferentes campeonatos. No alemão, Christian Pulisic (19 aninhos) pode continuar a destacar-se, tal como Maxim Phillipp (24), seu colega de equipa no Dortmund. Em França, Houssem Aouar, do Lyon e Florian Thauvin, no Marselha, são dois jogadores que se têm evidenciado esta época e que podem ter na segunda metade da época a constatação de jogadores-revelação da temporada. Em Espanha, Gabriel Pires, do Leganés, pode continuar a dar cartas e a confirmar uma boa época, tal como Oyazrabal, da Real Sociedad… e claro, Gonçalo Guedes, do Valência.  Já em Inglaterra, Tarkowski tem sido um pilar importante do Burnley e, caso os Clarets continuem a protagonizar a boa campanha até então conseguida, pode ser uma das revelações do campeonato no final da temporada, tal como Abdoulaye Doucouré, do Watford, que enche o meio-campo dos orientados por Marco Silva.

    BnR: Que equipas que podem surpreender em 2018?

    PM: Em cada um dos principais campeonatos europeus há equipas que podem ter desempenhos além do que se espera delas, como tem acontecido com o Burnley em Inglaterra ou com o Eibar em Espanha, só para citar dois exemplos, porém, as equipas são marcadas por fases e não é esperado que tanto uma como outra equipa sejam capazes de prolongar uma boa fase até ao final da época, não só pelo contexto competitivo em que estão inseridas, mas também pela profundidade dos respectivos plantéis.

    Há, porém, uma equipa que, parece-me, tem uma ideia de jogo há muito implantada pelo seu treinador e que pode surpreender muita gente ao longo de 2018, caso saiba gerir o campeonato e as competições europeias. A Atalanta de Gasperini. Os Orobici já demonstraram que não dependem de um ou dois jogadores (perderam Kessie, fundamental na temporada passada) para impôr o seu jogo e, para além de o plantel todo ter bem assimilados os processos do seu treinador, este é dotado de qualidade em abundância, pelo que pode perfeitamente ambicionar a nova qualificação europeia e até surpreender equipas com maiores responsabilidades (como já fez este ano à Juventus e ao AC Milan).

    A nível de competições europeias, não me parecem reunidas condições para grandes surpresas, embora o calendário possa permitir ao Shakhtar chegar aos quartos-de-final da Liga dos Campeões e, quem sabe, provocar uma surpresa uma vez lá chegado (causou muitas dificuldades ao Manchester City, no Ettihad e venceu os citizens, no jogo disputado “em casa”, embora frente a uma equipa com jogadores menos utilizados por Pep Guardiola).  Já na Liga Europa, reforço o que disse acima – depende muito da forma como cada equipa abordar a competição. Se os favoritos levarem a competição a sério, existirá menor margem para surpresas, caso contrário, o leque de equipas que podem “surpreender” é vasto e vai desde o Ostersunds ao próprio Sporting de Braga.

    Shakhtar de Paulo Fonseca pode surpreender na Champions fonte: Shakhtar Donetsk
    Shakhtar de Paulo Fonseca pode surpreender na Champions
    Fonte: Shakhtar Donetsk

    BnR: Quais é que são as ligas ou competições a acompanhar de perto em 2018?

    PM: O Campeonato do Mundo de seleções é incontornável! De quatro em quatro anos, não há forma de ser adepto de futebol e não ficar entusiasmado com o certame.

    De resto, a fase final da Liga dos Campeões também merece destaque, e basta olhar para o sorteio dos oitavos-de-final da competição (PSG-Real Madrid CF e FC Barcelona – Chelsea FC em agenda) para percebermos isso, tal como a Liga Italiana, onde a questão do título está longe de ser resolvida.

    Relativamente à Liga Inglesa e à Liga Espanhola, os campeões parecem estar encontrados, mas em quase todas as jornadas há bons espetáculos para acompanhar.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.