Carta Aberta a: Hugo Gil e Benfica

    cartaaberta

    Caro Hugo Emanuel Marques Gil,

    Permita-me, antes de mais, que o trate doravante apenas por Hugo; não o faço no intuito de lhe faltar ao respeito, mas somente para não focar este texto na sua pessoa, mas sim nas suas atitudes.

    Hugo, o primeiro ponto que quero aqui referir é porventura o mais importante: sei que há muita porcaria em todos os clubes e que tanto o Sporting como o Benfica têm pessoas cegas nas suas convicções e não conseguem distinguir a realidade da ficção. No passado recente, e por mais do que uma vez, já tentei abordar sarcasticamente toda a contra informação que surgiu após o jogo da Supertaça em Agosto e que se tem vindo a arrastar com o tempo. Desde as SMS que nunca mais chegaram ao “destinatário” até aos mais de 100 (CEM) dias que já se passaram desde que foi tornado público o caso das ofertas das caixas aos árbitros, muita coisa se passa e pouco se fala sobre ela, mas não quero entrar por aí nesta carta.

    Por falar em árbitros, e uma vez que pertence a esse mundo, creio que poderia ser alguém – dado o grande número de seguidores no Facebook – que poderia educar e ajudar a melhorar o nosso futebol, uma vez que um número significativo de colegas seus tem like na sua página nessa mesma rede social. Colocando os seus préstimos ao serviço da melhoria do futebol, ajudando a corrigir erros de julgamento e até ensinando a lidar com o comum adepto do futebol, creio que o futebol nacional sairia a ganhar e, por consequência, a sua página também.

    Lamento também a sua ligação a alguém que é visto no futebol como um mentiroso (já foi até apanhado em contradições em directo), e que é desprezado por todos aqueles que têm um QI superior ao de uma morsa ou de uma hiena. Não estou aqui para lhe dar lições, e os poucos anos que tenho a mais do que o Hugo não me garantem assim tão mais experiência. Contudo, creio que o ditado “Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és” faz todo o sentido nesta relação.

    Neste momento, presumo já ter alguns adeptos fervorosos do SL Benfica a insultar-me e a chamar nomes à senhora minha mãe. Para esses digo: parem de ler aqui, porque vai ficar pior e porque vou dizer que o Hugo Emanuel é mentiroso.

    Aos que continuaram a ler, o meu muito obrigado e vamos a factos:

    Domingo, dia 17 de Janeiro, foi colocada esta publicação no seu site, algo que me enojou, revoltou e sinceramente deveria provocar refluxo gastroesofágico em todos aqueles que gostam de futebol, porque este texto é pura e simplesmente mentira. Uma mentira que, pelo número de likes, comentários e partilhas que teve deverá ter enganado milhares de Benfiquistas e enchido mais um pouco o seu porquinho mealheiro.

    Estive presente, por motivos profissionais, na conferência de imprensa após o empate do meu Sporting CP frente ao Tondela, assim como dezenas de colegas meus e de outras pessoas que podem atestar TUDO o que aqui escrevo. Sejam eles portistas, tondelenses e até – veja bem – Benfiquistas, como o amigo que tinha ao meu lado (escrevo com B maiúsculo porque ainda há pessoas que sabem viver o futebol sem mesquinhice e pequenez). Nessa conferência de imprensa, ao contrário do que relata no seu artigo, todas as perguntas colocadas pela Comunicação Social foram sobre arbitragem, com a excepção da questão colocada pela Sporting TV e em que foi pedida uma análise ao jogo.

    É este o estado do futebol português? Em que vale a pena enganar milhões para ter likes ou algo mais?

    Durante a resposta à penúltima questão, Diogo André – assessor de imprensa do clube – questiona os jornalistas sobre o teor da questão que querem fazer e pergunta se são sobre arbitragem; dois jornalistas respondem que sim e ele diz que não dá, acabando por dar a palavra a um jornalista da Lusogolo – que fala sobre o golo do empate da equipa do Tondela – e dá sinal de que se acabaram as perguntas, não permitindo aos presentes colocar mais perguntas sobre arbitragem. Tudo isto pode ser confirmado com um simples visionamento da Conferência em questão, algo que o Senhor Hugo fez (para retirar as imagens) mas ainda assim optou por mentir.

    Deixo aqui um excerto da Conferência de Imprensa, sendo importante referir que não é a resposta à última pergunta mas muito semelhante à que foi dada em último lugar.

    Tudo isto é deturpado e levado para uma realidade alternativa no seu site, usando linguagem que não  é compatível com alguém que espera ser “juiz” do desporto, que se quer limpo e isento, acabando por enganar milhares de adeptos do seu clube. Citando o próprio: “Isto é manipulação”. Pois é, Hugo Emanuel, é manipulação e é ofensivamente estúpido.

    Mais preocupante é que o Senhor Hugo Emanuel é visto com bons olhos no clube da Luz e até tem algumas honras por parte do mesmo, como o direito a um camarote no clube. Isto para mim é algo repugnante e digno de ser dito em voz alta.

    Lamento que um árbitro de futebol, ainda que amador, tenha uma contribuição negativa para o bem do desporto em geral. Mais ainda, é pena que opte por mentir aos simpatizantes do seu clube, denegrindo a imagem dos mesmos e da instituição que dá nome ao site, sendo que o retorno que tem dessas mentiras ainda está por se explicar. Assim, resta saber quem é que ganha com estas atitudes e com o enganar da massa adepta do clube da Luz, mas com toda a certeza que os benfiquistas enganados não o serão.

    Espero que esta carta lhe chegue “às mãos” e espero que perceba que o que é dito aqui não é um ataque ao Sport Lisboa e Benfica. É apenas um grande e enorme “chega”. Chega de mentiras, chega de enganar sócios, chega de enganar adeptos, chega de insultos e chega de estragar algo que eu e muitos outros milhões de portugueses adoramos: o Futebol.

    Quem gosta de Futebol agradece.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Champions League: Eis as datas das meias-finais

    Já são conhecidas as datas das meias-finais da Champions...

    FC Porto revela convocados para a final four da Youth League

    O FC Porto anunciou esta quinta-feira os convocados para...
    Vítor Miguel Gonçalves
    Vítor Miguel Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
    Para Vítor, os domingos da sua infância eram passados no velhinho Alvalade, com jogos das camadas jovens de manhã, modalidades na nave e futebol sénior ao final da tarde.