Jogo Simples #3 – Oito perguntas sobre o Tribunal Arbitral do Desporto

    7.    Quais os casos mais famosos resolvidos pelo TAS?

    De entre os mais de 300 casos que o Tribunal Arbitral do Desporto tem resolvido por ano, há alguns que são mais notórios que outros: em 2008, após a Comissão Disciplinar da Liga punir o FC Porto pelo caso Apito Final, a UEFA rejeitou a inscrição do clube portista na Liga dos Campeões. Contudo, a mesma UEFA, semanas depois, voltou a permitir a inscrição dos “dragões”. Resultado: SL Benfica e Vitória SC enviaram um recurso para o TAS, que o rejeitou e permitiu assim a presença do FC Porto na liga milionária.

    Três anos depois, surge em Portugal um caso semelhante ao de Adrien Silva: Yannick Djaló teria sido transferido do Sporting para o Nice alguns minutos após o fecho do mercado. A FIFA, à semelhança do caso de Adrien, recusou a mudança do avançado português, e o Nice avançou para o TAS, que confirmou a decisão da FIFA, ficando Djaló sem clube durante meses.

    Olhando para outro universo desportivo, o atual homem mais rápido do mundo, campeão mundial dos 100 metros, Justin Gatlin, já enfrentou a mão pesada do TAS: após ser apanhado por duas vezes num controlo antidoping, ficou suspenso por quatro anos, tendo inclusive falhado os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    André Maia
    André Maiahttp://www.bolanarede.pt
    Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.