Olheiro BnR – Marek Hamšík

    olheiro bnr

    No futebol existem jogadores para todas as posições. Uns com uma técnica mais apurada; outros mais rápidos. Uns mais inteligentes a ler o jogo; outros mais fortes e agressivos. Mas, destes todos, só alguns jogadores nos deixam em êxtase, arrepiados e muitas vezes nostálgicos quando falamos deles ou nos lembramos da sua qualidade inegável e reconhecida por todos.

    Falo-vos daqueles jogadores que não deviam terminar as suas carreiras; deveriam jogar sempre. São aqueles jogadores que ultrapassam todos os limites do clubismo, os verdadeiros e únicos “n.º 10”. O n.º10 é a posição que os nossos pais nos ensinaram como sendo a do jogador da equipa com mais classe, mais técnico, com uma leitura de jogo diferente, mais inteligente, e que de um momento para o outro é capaz de “fazer magia”, num grande golo de livre directo, ou numa assistência incrível com um passe picado por cima dos centrais para o avançado finalizar. No fundo o n.º10 é um “romântico” do futebol.

    No passado dia 6 de Dezembro, no Estádio da Luz, tive a oportunidade de ver um destes jogadores ao vivo: Marek Hamsik, eslovaco de 29 anos, jogador do Nápoles. Gostava de poder partilhar convosco uma curiosidade. Existem jogadores que no mercado actual são transferidos de uns clubes para outros, pagos a peso de ouro, e que muitas vezes não rendem ou não “justificam” o investimento feito pelo clube. Hamsik não é um desses jogadores; é muito mais. É um jogador “à antiga”, valioso por tudo o que fez e ainda irá fazer pelo futebol Europeu. A pergunta que deixo no ar é se não deveria estar num “clube grande” europeu.

    É um jogador acima da média, muito acima. Alia a toda a sua técnica muita qualidade em todos os momentos do processo ofensivo, finalização, qualidade de passe, assistências, inteligência em todos os momentos do jogo, liderança, força e agressividade na recuperação da bola. À imagem de outros jogadores históricos com as mesmas características, como Iniesta, Riquelme, Rui Costa e Totti, Hamsik é um jogador completo, capaz de a qualquer momento do jogo desequilibrar com um lance de génio.

    Marek Hamšík é a grande figura do SS Napoli Fonte: SS Napoli
    Marek Hamšík é a grande figura do SS Napoli
    Fonte: SS Napoli

    Durante alguns anos o eslovaco desempenhou funções de um verdadeiro n.º10, com Cavani e Lavezzi e depois com Higuaín. Levou muitas vezes a equipa a fazer grandes resultados, como nas meias-finais da Liga Europa 2014/2015 e naturalmente a nomeação para o onze ideal da mesma competição. Prova da sua qualidade são também os resultados a nível internacional. A Eslováquia tem feitos boas campanhas muito à conta das suas prestações. Considerado um “One-Club-Man”, o capitão do Nápoles tem números fantásticos, com uma média de 11 golos por época. É o 5.º melhor marcador de sempre do Nápoles e leva nesta época cinco golos e sete assistências na Série A (18 jogos).

    Actualmente posiciona-se de uma forma diferente em campo, fazendo mais a posição de médio-centro, fruto da forma de jogar do Nápoles. Aos 29 anos será que ainda o vamos ver num “grande” Europeu? Talvez não, mas será sempre um nome a reter e a lembrar, seguramente.

    Foto de Capa: SS Napoli

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    João Donato
    João Donatohttp://www.bolanarede.pt
    O João acredita que o Desporto é uma forma de estar na vida, o Futebol a sua paixão. Atleta, Treinador e a estudar Gestão Desportiva em Espanha. Dedica muito do seu tempo a perceber o Jogo até ao limite, que na maioria das vezes não é possível, factor de motivação extra.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.