Olheiro BnR: Onyeka Okongwu

    PRÓS

    A operar com uma estatura satisfatória (2.06 metros), para a posição onde atua, Okongwu caracteriza-se como um poste simplista e tradicional nos recursos técnicos que acarreta, porém complexo nos movimentos que executa. Ora, apesar de ser considerado «pequeno» para poste, será desde já, um dos melhores defensores da liga. Dito isto, as expectativas são imensas para aquilo que ele fará na vertente defensiva do jogo. Okongwu revela ser um atleta que compensa a sua menor dimensão com uns instintos e sentido posicional determinantes para fazer a diferença neste lado do jogo.

    Para além da sua capacidade física (força, envergadura dos braços, estatura), o poste norte americano é inteligente e extremamente eficaz em todas as suas ações, conseguindo cativar qualquer «scout» pela sua determinação e força de vontade nos dois lados do campo.

    Ofensivamente não tem uma vastidão de recursos técnicos, nem movimentos de grande dislumbre, porém como foi referido, é extremamente eficaz, sendo que para além da sua explosividade, consegue finalizar com as duas mãos e através de “ganchos” (movimento em involução). Tal como Bam Adebayo ou Harrell, Okongwu movimenta-se de forma exemplar sem bola, conseguindo muitas vezes cerrar o oponente direto sem a bola ter chegado a ele, ao passo que em pick and roll não se assenta por meros afundanços, podendo ocasionalmente lançar de meia/longa distância.

    Em termos de eficácia, Onyeka realizou em USC, uns convincentes 61% em lançamentos de campo.

    CONTRAS

    O jovem norte americano, todavia seja eficaz nas suas ações perto do cesto, tem muitas dificuldades em criar o lançamento para si e é demasiado dependente das suas habilidades físicas para finalizar. Resultado de tal, por vezes fica um jogador prevísivel, estando autossuficiente de um colega para criar o seu lançamento. Tal, na faculdade, não se ressalvou, pelo que os oponentes eram por norma inferiores (fisicamente e cognitivamente) sendo que na NBA enfrentando adversários de maior calibre e com outras apetências físicas, as dificuldades ofensivas irão sobressaír-se. Ainda ofensivamente, não apresenta uma mecânica de lançamento imprestável, contudo precisa de maior refinamento, ao passo que sendo um poste de menor dimensão física terá de jogar várias vezes longe do cesto. Em termos do trabalho com bola é um poste que gera muitas dúvidas, pelo que ainda carece muito em termos de recursos, sendo um aspeto imperativo em que deve crescer.

    Defensivamente, como foi referido nos prós do atleta, Okongwu se não sofrer nenhum contra tempo de grande relevo, será à partida um dos melhores da liga, visto que não terá grandes dificuldades a defender as 5 posições. Ainda assim, terá que trabalhar a sua capacidade de aceleração e de lateralização, ao passo que várias vezes deixa o oponente ganhar as suas costas para realizar um desarme à posteriori. Isto, na NBA, contra jogadores de outro nível, dificilmente será viável.

    Por fim, o jogador que mais se equipara a Okongwu, em termos de características, é o poste dos Miami Heat – Bam Adebayo – pela sua estatura, morfologia e modo de atuar nos dois lados do campo.

    No global, Onyeka Okongwu apresenta-se como um jogador de tremendo potencial que poderá causar impacto no imediato.

    Foto de Capa: USC Men’s Basketball

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Silva
    Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
    O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.