Olheiro BnR – Rui Fonte

    [tps_header][/tps_header]

     

    Formado no Sporting e, mais tarde, no Arsenal, Rui Fonte não conseguiu singrar no escalão sénior onde, passado alguns anos, fez uma época satisfatória no Deportivo e convenceu o Sport Lisboa e Benfica, que viu nele um jogador importante no regresso da equipa B aos palcos do futebol profissional. Após alguma contestação pelos adeptos, após marcar 19 golos em 29 jogos pela equipa secundária da Luz, Rui Fonte não encontrou o seu espaço na equipa principal, quer com Jorge Jesus, quer com Rui Vitória, devendo-se muito provavelmente à qualidade dos seus avançados ou, ainda, à plena falta de oportunidades.

    Depois de uma passagem menos boa pelo Sport Lisboa e Benfica, Rui Fonte ganha novo ânimo Fonte: Rui Fonte
    Depois de uma passagem menos boa pelo Sport Lisboa e Benfica, Rui Fonte ganha novo ânimo
    Fonte: Rui Fonte

    No Braga, Rui Fonte ganha aos 26 anos novo ânimo e, nesta época, tornou-se titular indiscutível com Jorge Simão, apontando já 10 golos em 27 jogos. Como podemos ver, Rui Fonte, que actua sobretudo como nº10 ou como Falso Avançado, não é o jogador que tem as melhores estatísticas e, por isso mesmo, não é aquele jogador que todos falam e admiram mas é, sim, aquele género de jogador que quem esteve, está ou gosta de ver futebol gosta, é aquele que joga e que faz jogar.

    Embora seja, com certeza, uma comparação bastante exagerada, daquilo que vi ali, naquele grande jogo, sem grandes oportunidades e com o jogo a ir contra a sua vontade, Rui Fonte fez-me lembrar Aimar, isto porque, como diria Luís Freitas Lobo, Rui Fonte é daqueles que tem o perfume da técnica, a essência do futebol.

    Se seria útil ou não ao Sport Lisboa e Benfica ou à Seleção Nacional? Não o posso saber, mas digo que o Rui Fonte é daqueles jogadores que faz gostar de ver futebol. Arrisco-me, assim, a dizer que temos aqui um dos jogadores mais subvalorizados do futebol português e que talvez só encontre o seu reconhecimento fora de Portugal ou anos mais tarde, tal e qual o seu irmão, José Fonte.

     

    Foto de Capa: Rui Fonte

    Artigo revisto por: Francisca Carvalho

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Júnior Barroso
    Júnior Barrosohttp://www.bolanarede.pt
    Depois de 11 anos como federado, a tática, a estrutura, e tudo aquilo que envolve o futebol fizeram com que Júnior visse o futebol de uma maneira diferente. Adepto assíduo da Premier League desde os seus seis anos, acredita ainda que a essência do futebol de rua perdurará sempre em detrimento da tática. Considera-se um estudioso do futebol.                                                                                                                                                 O Júnior escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.