Que jogos devo rever nesta quarentena? Vitória SC 4-0 CF Estrela da Amadora na época de 2007/2008: Um jogo que realça um dos pontos mais altos do escalão português, principalmente aqueles que vestem a pele do rei.

Foi a 11 de Maio de 2008 que os vitorianos renovaram e festejaram todas as suas esperanças. O recém-subido, Vitória SC, estava perante o desafio de cumprir o recorde de melhor época realizada por um despromovido, ao alcançar o terceiro lugar da tabela classificativa.

Anúncio Publicitário

Se, há um ano e meio atrás, os Conquistadores andavam a lutar para sair da zona de despromoção do segundo escalão do futebol português, no ano de 2008 demonstraram do que realmente eram feitos. Um dos gigantes de Portugal conseguiu arrancar o brilhante resultado de 4-0 em sua casa, face a um Estrela da Amadora fragilizado. O resultado conseguiu obter aos vimaranenses o 3º lugar da tabela classificativa, batendo à porta da UEFA Champions League.

Allan, Flávio Meireles, Andrézinho e Desmarets foram os heróis abençoados com os os golos na baliza de Pedro Alves, que não conseguiu travar a fúria destemida dos vitorianos de alcançarem um novo recorde.

As perdas de bolas do CF Estrela da Amadora resultavam consequentemente na vantagem do Vitória SC, o que foi sempre reforçado ao longo do jogo. Com garra e suor, os minutos iam passando e a festa ia sendo feita a preto e branco.

O jogo não ficou exclusivamente marcado na história do clube e na memória daqueles que apoiam o emblema do rei só pelo resultado, mas também pelo ambiente vivido ao longo dos 90 minutos de jogo (mais três de compensação). Adeptos incansáveis e glorificados, combinado com o hino da UEFA Champions League, foi a combinação perfeita naquele domingo à tarde, no Estádio Dom Afonso Henriques.

Era o tempo do Vitória! Era o tempo de Guimarães!

A melhor classificação de sempre (reforço, de sempre) da equipa do Vitória SC e a pré-eliminatória da UEFA Champions League era o sonho de menino de qualquer vitoriano. Que jogos devo rever nesta quarentena? Pois, bem, este é um deles!

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

Vitória SC: Nilson (84’ Nuno Santos), Sereno, J.Momba, Andrézinho, Pedro Geromel, Flávio Meireles (82’ Moreno), João Alves, Y. Desmarets, Roberto, Ghilas (62’ Fajardo), Alan.

CF Estrela da Amadora: Wagnão, Mateus (83’ Marcelo Goianira), Ndiaye (55’ Celestino), Pedro Alves, Hugo Carreira, Rui Duarte, Hélder Cabral, Mendonça, Fernando (72’ Pedro Pereira), Tiago Gomes, Giancarlo.

 

Artigo revisto por Joana Mendes