Regresso a Casa: A Liga dos Campeões e os 3 jogos de Messi em Lisboa

    3.

    Messi ficou em branco na última vez que jogou em Lisboa, diante do Sporting CP                                                        Fonte: UEFA

    Sporting CP 0-1 FC Barcelona, 27 de Setembro de 2017- Para Messi regressar a Lisboa foram precisos cinco anos e foi esta a última vez que o astro argentino e o FC Barcelona jogaram em Portugal para a Liga dos Campeões. Apesar da vitória por 0-1, os “catalães” reencontravam um Sporting CP competitivo que, com Jorge Jesus, foi-se intrometendo nas decisões dos títulos internos e acumulou boas exibições com outros grandes clubes europeus.

    No mesmo dia e à mesma hora, o Benfica perdeu por 5-0 na Suíça com o FC Basileia, o FC Porto tinha vencido categoricamente o Mónaco por 3-0 e o Sporting apenas se ficou por uma derrota pela margem mínima com auto-golo do defesa central urugaio, Sebastian Coates. “Vender cara a derrota” foi a expressão mais lida no dia seguinte em todos os jornais e ficou a sensação de que fez uma noite europeia em Alvalade. Na retina ficaram as exibições de Mathieu, Fábio Coentrão e Rui Patrício no capítulo defensivo e, mais adiante, de Battaglia e Bruno Fernandes, que enchiam o meio-campo como podiam, e este último, agora Manchester, chegou a testar os reflexos de Ter Stegen.

    Para além de FC Barcelona e Sporting CP, Juventus FC e Olympiakos compunham este grupo. Os “leões” conseguiram vencer os dois jogos com os gregos e chegaram a tirar um ponto à vecchia signora, em Alvalade, num empate a um golo. Na segunda volta, o Sporting CP perdeu por 2-0 em Barcelona, ficou em terceiro lugar e rumou à Liga Europa, onde caiu nos quartos-de-final perante o Club Atlético Madrid, que acabou por vencer esse troféu. O desfecho dessa eliminatória ditou os conhecidos desentendimentos entre o plantel sportinguista e o, na altura, presidente, Bruno de Carvalho, e o final dessa época ficou marcado pela invasão à Academia de Alcochete, a 15 de Maio de 2018.

    Na “Champions”, o vencedor foi o Real Madrid CF – arqui-rival FC Barcelona tinha caído nos quartos-de-final, após uma reviravolta louca da AS Roma.

    “Sinto que tive uma grande oportunidade de ganhar”, chegou a dizer Jorge Jesus no final deste Sporting CP 0-1 FC Barcelona. Quando agora o Mister fala no Brasil que aprendeu nos jogos com FC Barcelona ou Real Madrid CF, são estes momentos que ele de certeza não esquece.

    E por falar em memória, o Bola na Rede esteve em Alvalade a assistir a esse encontro e o testemunho pessoal dos autores da crónica deste jogo, o Guilherme Costa e o André Maia, também não é esquecido – porque eles já podem dizer que viram Messi jogar (e viram-no ainda mais de perto à saída de Alvalade, com a situação actual parece que estamos a falar de outra era).

    Quase se conta pelos dedos as vezes que Messi jogou em solo português. Por cá, vamos tendo a sorte de poder ver ao vivo (ou ter de perto a presença do) o “nosso” Cristiano Ronaldo, mas agora, um cenário pandémico e o decorrer dos seus acontecimentos fez com que Lisboa fosse novamente a capital do futebol europeu. Teremos direito a uma chuva única de todas as estrelas do futebol actual encabeçada com a presença das duas maiores figuras da nossa geração e, talvez, de sempre.

    A última final europeia, em Lisboa, foi em 2014 e sorriu para uma equipa espanhola, o Real Madrid CF. Poderá agora a capital portuguesa ser o talismã para o outro gigante espanhol? Muitos dizem que quando se tem Messi, tudo pode acontecer (o “Barça” venceu sempre em Lisboa com Messi em campo e não chega à final desde 2015), mas há outros candidatos poderosos e a demonstrar rotação elevada depois desta pausa que afectou a vida de todos. Aproveitemos tudo isso no nosso querido mês de Agosto, mas em segurança.

    https://www.instagram.com/p/CBidR-VJpPA/

    Artigo revisto por Joana Mendes

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Treinador do Galatasaray confirma interesse em jogador do Benfica

    O Galatasaray está interessado em contratar Rafa Silva ao...

    Mourinhos vs. Guardiolas T5/EP1: A polémica com Orkun Kokçu

    MOURINHOS VS. GUARDIOLAS, O TEU PODCAST DE ANÁLISE DOS...

    NASCAR para aprendizes: Para a esquerda e para a direita

    Apesar de a história colocar os campeonatos de NASCAR...
    Francisco Correia
    Francisco Correiahttp://www.bolanarede.pt
    Desde os galácticos do Real Madrid, do grandioso Barcelona de Rijkaard e Guardiola, e ainda a conquista da Liga dos Campeões do Porto de Mourinho em 2004, o Francisco tem o talento de meter bola em tudo o que é conversa, apesar de saber que há muitas mais coisas que importam. As ligas inglesa e alemã são as suas predilectas, mas a sua paixão pelo futebol português ainda é desmedida a par com a rádio. Tem também um Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.