Cabeçalho Futebol NacionalA formação é um dos temas mais importantes no que diz respeito ao futebol. Os clubes não dependem apenas e só das contratações que fazem e ter uma formação consistente e bem estruturada garante uma equipa com uma identidade e com jogadores que já estão conscientes da filosofia da equipa a que pertencem, vide o caso do Barcelona de Guardiola que tinha na sua base inúmeros jogadores da formação.

Nos últimos anos, em Portugal, tem surgido vários jogadores vindos da formação. A formação tem ganho cada vez mais importância na constituição dos planteís das equipas nacionais, que se viram sem grandes rendimentos para contratar jogadores estrangeiros. Prova disso, é o facto de terem surgido várias equipas B, deste o Vitória de Guimarães, ao Braga, ao Marítimo, para além, claro, dos três grandes.

Com isto, têm surgido vários jogadores, vindos de clube de menor dimensão, na ribalta do futebol nacional.São vários os jogadores que subiram a pulso na carreira, vindo de patamares inferiores até atingir maior notoriedade.

Anúncio Publicitário

Neste artigo, escolhi aqueles que mais se destacaram nos últimos anos. São muitos os casos encontrados mas foram estes que me saltaram à vista.