Os melhores jogos de um ano. Para atribuir tal elemento comparativo, seja no que for, há que definir o fator segundo o qual atribuímos preferência ou destaque. A emotividade é o fator que escolho. O futebol é esse ecossistema de paixões. Não obstante, bem sei que, para quem gosta mesmo desta modalidade, sabe reconhecer tanta ou mais qualidade num nulo ou num jogo com festival de golos.
Para desenhar o ‘Top 5’ recorrerei à cronologia, apenas por uma questão de organização.
FC Barcelona 6-1 Paris Saint Germain
Fonte: blaugranes.com
Oitavos de final da Liga dos Campeões 2016/17. 8 de março de 2017. O Barcelona havia perdido a primeira mão em Paris por 4-0 três semanas antes. Os blaugrana começaram a marcar cedo. Suárez, aos 3 minutos. Kurzawa, na própria baliza, aumentou para 2-0 na parte final da primeira parte (40’). Messi fez 3-0 de penálti (50’).
Cerca da hora de jogo, Cavani parecia ter dissipado dúvidas. 3-1 (62’). O Paris Saint-Germain tinha mais golos no agregado e, ainda por cima, tinha marcado fora. O Barça tinha de marcar três.
Aos 88’, Neymar marca o 4-1. De livre. Já parecia ser tarde. Mas ele repetiu a dose. 5-1 (90’). Este de penálti. Descontos e só faltava um golo. Ter Stegen já estava na área contrária: Sergi Roberto, assistido por Neymar, esticou-se e bateu Kevin Trapp aos 90+5’. O Camp Nou tremeu nas suas estruturas. Remontada histórica!