Potência Dinamarquesa vs Juventude Norueguesa: Quem será coroada Campeã Mundial?

Final inédita a que vamos ter no próximo domingo dia 27, com a Dinamarca a enfrentar a Noruega num embate que tem tudo para ser dos melhores na história dos Campeonatos do Mundo!

A primeira equipa a assegurar o seu lugar na final do Campeonato do Mundo foi a campeã olímpica em título, Dinamarca. A seleção Dinamarquesa tem realizado uma campanha imaculada.

Na fase preliminar, a Dinamarca não deixou espaço para dúvidas sobre quem era a equipa mais forte do grupo C. Cinco vitórias em cinco jogos foi o registo da seleção dinamarquesa que venceu na primeira jornada o Chile por uns convincentes 39-16, batendo depois a Tunísia por 36-22, a Arábia Saudita por 34-22, a Áustria por 28-17 e vencendo na última jornada a também poderosa Noruega por 30-26, carimbando assim a passagem no primeiro lugar do grupo. Tal como seria de esperar, a superestrela Mikkel Hansen foi o artilheiro da seleção, tendo marcado 35 golos em cinco jogos, incluindo 14 golos em 18 remates no último jogo da fase de grupos frente à Noruega! 

Seguiu-se depois a Main Round, onde a equipa do norte da Europa teve que enfrentar a Hungria, vencendo por 25-22, o Egipto, ganhando 26-20, e a Suécia, vencendo por 30-26, carimbando o primeiro lugar no Grupo II da Main Round e assegurando assim o seu lugar na meia final, onde encontrou a seleção Francesa, campeã do Mundo em título.

Um jogo com enorme emoção que passou da bancada para o campo! A equipa Dinamarquesa entrou extremamente eficaz e desde cedo se notou a principal tendência: Mikkel Hansen vinha para fazer estragos. 

Depois de um início renhido, a Dinamarca cavou uma pequena vantagem de três golos, ao fazer o 6-3 aos sete minutos de jogo, vantagem essa que não largou mais e que foi aumentando com o desenrolar do encontro. A equipa francesa demonstrava dificuldade em ultrapassar o guarda-redes do Kiel, Niklas Landin, e exibia uma incapacidade de travar as ofensivas dinamarquesas. De modo a se compreender melhor a dificuldade defensiva da França, em 22 minutos de jogo, o guarda-redes do Montpellier, Vincent Gérard, contabilizava zero defesas efetuadas! O selecionador Didier Dinart colocou Cyril Dumoulin em campo para tentar tapar os caminhos da baliza, mas não existiram grandes alterações, com o resultado ao intervalo a ser de 21-15. A segunda parte acabou por não trazer nada de novo. Mikkel Hansen, que acabara a primeira parte com seis golos, continuava “endiabrado”, tendo terminado o encontro com uns incríveis doze golos e 80% de eficácia! Os Campeões do mundo em título ainda tentaram ripostar, por intermédio do jovem Melvyn Richardson que acabou com seis golos em 86% de eficácia, mas já era tarde de mais e a vantagem dinamarquesa era demasiado grande para ultrapassar. 

O resultado final firmou-se num 38-30 favorável à equipa coorganizadora do Campeonato, que vai tentar assim conquistar o seu primeiro Mundial.

Mikkel Hansen tem sido o artilheiro desta equipa dinamarquesa
Fonte: IHF

Na segunda meia-final, tinhamos frente a frente a seleção que, juntamente com a Dinamarca, organiza o Campeonato, a Alemanha, e a forte seleção Norueguesa, vice-campeã do mundo. Mais uma vez se esperava uma partida extremamente emocionante, com algum favoritismo para os alemães que eram os campeões europeus em título e jogavam em casa. 

E foi isso a que assistimos no início do jogo. Os alemães entraram concentrados e dominaram nos minutos iniciais, com a Noruega a ter dificuldades em encontrar o seu ritmo e pôr em prática o jogo que a levara até esta fase. Contudo, isto foi sol de pouca dura, uma vez que, e tal como no jogo anterior, quando a Noruega conseguiu a liderança no marcador não mais a largou. 

Tal como tem sido regra até este jogo, o central norueguês do PSG Sander Sagosen foi o maestro da equipa, ao pautar o ritmo e a aliar poder ofensivo (marcou seis golos em sete remates), com excelente visão de jogo e sangue frio nos momentos importantes. Para além disso, contou com a experiência do veterano pivot, Bjarte Myrhol, que marcou também seis golos, e de Magnus Rod, jogador do Flensburg e autor de sete golos, que foram peças instrumentais para a vitória norueguesa. 

A primeira parte terminou com algum equilíbrio, ainda que a Noruega tenha saído na frente por 14-12, mas na segunda parte os nervos alemães acabaram por impedir a remontada. O pivot e pilar defensivo, Hendrik Pekeler, acabou por ser expulso por acumulação de dois minutos o que obrigou o selecionador alemão, Christian Prokop, a experimentar diferentes sistemas defensivos que foram incapazes de neutralizar o ataque norueguês. No final, e apesar da excelente réplica alemã, a Noruega foi simplesmente mais forte e carimbou assim a sua segunda final de um Campeonato Mundial consecutiva (perdeu em 2017 frente à França).

Podemos esperar assim uma final com um grande número de golos dada a capacidade ofensiva das duas equipas. De relembrar que ambas já se defrontaram neste mundial, na fase preliminar, com a Dinamarca a sair vitoriosa por 30-26 com catorze golos do bombardeiro Mikkel Hansen. E a verdade é que essa vai ser a grande chave deste jogo. O lateral esquerdo do PSG encontra-se na melhor forma dos últimos anos e já marcou 65 golos em nove jogos, sendo neste momento o melhor marcador do campeonato com mais catorze golos do que o segundo classificado. Vai ser interessante ver até que ponto é que esta defesa norueguesa e especialmente o guarda-redes Espen Christensen, terceiro guarda-redes com maior eficácia defensiva do campeonato, conseguem parar Hansen e companhia para atingirem o seu primeiro título internacional.

A não perder a Final do Campeonato do Mundo, este domingo pelas 16:30!

Foto de Capa: IHF

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Adi Hutter despedido do AS Mónaco

Adi Hutter foi despedido do AS Mónaco. O treinador austríaco deixa os monegascos, onde estava desde 2023.

Agente de Viktor Gyokeres confirma propostas da Arábia Saudita e volta a criticar o Sporting: «Tinham um acordo com o Manchester United nas nossas...

Jonathan Chalkias, agente de Viktor Gyokeres, voltou a falar na saída do avançado do Sporting. Jogador teve propostas da Arábia Saudita.

Diogo Dalot e o futebol para lá dos 90 minutos: «Gosto de desmistificar a ideia do jogador de futebol que só sabe jogar à...

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Diogo Dalot falou na vida dos jogadores para lá dos 90 minutos e do campo.

Miguel Ribeiro e a possível venda de Gustavo Sá: «Vem a Juventus ou o Manchester City ver o Gustavo Sá e vê-o num estádio...

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Miguel Ribeiro falou sobre Gustavo Sá, jovem promessa dos minhotos.

PUB

Mais Artigos Populares

Grande novidade na equipa técnica de Sérgio Conceição no Al Ittihad

Sérgio Conceição já foi oficializado como novo treinador do Al Ittihad. O treinador português faz-se acompanhar de novidade na equipa técnica.

Eis as primeiras imagens de Sérgio Conceição como novo treinador do Al Ittihad

O Al Ittihad divulgou as primeiras fotografias de Sérgio Conceição na Arábia Saudita. Técnico já foi oficializado pelo clube.

Juventus pagou 12 milhões de euros no verão e pensa em vender internacional português já em janeiro

A Juventus cogita vender João Mário já em janeiro. Lateral direito português chegou ao clube no verão, mas tem tido dificuldades.