Académica OAF 1-1 Vitória SC B: Aziz foi castigo máximo para a Briosa

Foi sob cânticos de “Em Coimbra é que está o rei”, pintados por bandeiras de Portugal, desfraldadas no setor de apoio à Académica, que a Briosa recebeu o Vitória SC B, num jogo em que os vimaranenses voltaram a pontuar, após três derrotas consecutivas.

Apesar dos desaires recentes, o Vitória apresentou-se solto no terreno durante o jogo, com mudanças constantes de velocidade, em busca da referência Aziz, que fez suar uma defesa da Briosa parcialmente remodelada após a lesão de Zé Castro.

Os da casa souberam esperar o momento certo para suster o ímpeto ofensivo dos visitantes durante a primeira parte, atacando-os, de forma incisiva, quando houve espaço. Foi assim, aliás, que chegaram ao golos: João Real, titular na ausência de Zé Castro, fez, à ponta de lança, o golo inaugural, após uma primorosa assistência de calcanhar de Ricardo Dias.

O Vitória acusou o toque, inicialmente, e passou a ter menos critério na saída de bola, ainda que não perdesse a agressividade defensiva, obrigando a Académica a circular a bola longe da sua área. Ou seja, a partir do golo da Briosa e até ao intervalo houve um deserto de oportunidades de golo. O único “oásis” foi o remate Al Mustrafi, de longe, e que obrigou Peçanha a enorme intervenção.

Apesar do empate, os jogadores da Académica foram aplaudidos
Fonte: Bola na Rede

O Vitória SC B entrou revigorado dos balneários, subiu linhas rumo à baliza da Académica e não demorou até demonstrar as suas intenções, com Mimito e Aziz a causarem calafrios à defesa da Briosa. Yuri Matias (sobre a linha de baliza) e Peçanha (enorme intervenção) evitaram o empate.

Empate, esse, que chegaria uns minutos depois – Mimito ganha espaço na àrea e Mike comete grande penalidade, convertida com sucesso por Aziz à entrada para o último quarto de hora.

A Académica sentiu o golo e pareceu desnorteada nos instantes seguintes. O meio-campo passou a apresentar maior permeabilidade e o Vitória passou a acercar-se da baliza da Briosa. Não causou perigo, é certo, mas assustou… até entrar Fernando Alexandre para o lugar de Ricardo Dias. Aí, o meio-campo passou a ter maior solidez, mas a equipa nem por isso melhorou em termos ofensivos. A escassez de ideias manteve-se e foi sem surpresa que se manteve o 1-1.

A Académica pode, agora, ficar mais distante dos lugares de subida, enquanto o Vitória respira de alívio, conseguindo uma folga provisória de dois pontos para a zona de despromoção.

ONZES INICIAIS:

ACADÉMICA OAF: Peçanha, Traquina, Yuri, João Real, Mike; Ricardo Dias (Fernando Alexandre 82’), Guima (Marinho 79’), Reko, Júnior Sena; Romário Baldé (Djoussé 77’), Hugo Almeida;

VITÓRIA SC B: Dani, Romain, Denis (André 65’), Phete, Sualehe; Maga, Al Musrati, Rosier (Reisinho 75’), Mimito; Aziz e Hélder (Biró 86’).

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.