📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Académica OAF 1-0 SC Farense: Redenção de Hugo Almeida dá três pontos à Briosa

- Advertisement -

Esta Académica gosta de suspense. Depois de na semana passada ter conseguido uma vitória pela margem mínima graças a um golo no quarto de hora final, eis que surge mais uma vitória com um golo ainda mais próximo do último suspiro (87’), autoria de Hugo Almeida, que passou de herói a vilão … em 10 minutos. Mas já lá vamos.

A primeira parte do jogo ficou marcada por dois períodos distintos. Um primeiro, de estudo próprio e mútuo de ambas os conjuntos, e um segundo, em que as equipas, sobretudo a Académica, surgiram mais soltas.

Durante o primeiro período, a Académica tentou assentar o seu jogo dentro das dinâmicas próprias do regresso de Traquina ao lado direito do meio-campo e a integração de Jean Filipe como lateral desse flanco, enquanto que o Farense tentava adaptar-se não só ao adversário como ao regresso de Jorge Ribeiro e às nuances táticas impostas por Álvaro Magalhães, recém-chegado ao comando técnico.

Este contexto gerou alguma insegurança no miolo (sobretudo o do Farense), o que gerou alguma agressividade (André Vieira foi amarelado logo aos 6 minutos) e sucessivas perdas de bola. Uma delas, aliás, esteve na génese do início de uma fase mais intensa do encontro- aos 19 minutos, Romário Baldé recuperou a bola no meio-campo farense, isolou Hugo Almeida e este tentou o chapéu… mas saiu largo.

A partir daqui, a Académica ganhou confiança e foi crescendo no jogo, passando a ter maior posse junto da baliza forasteira sem que, porém, conseguisse criar perigo. Esse surgiu, aliás, na outra baliza, com Jorge Ribeiro, de livre direto, a obrigar Peçanha a uma defesa apertada, no último lance de registo durante a primeira parte.

Apesar do empate, os jogadores da Académica foram aplaudidos
Fonte: Bola na Rede

Ao intervalo, João Alves fez entrar Fernando Alexandre para o lugar de Reko, o que poderia indiciar um jogo mais lento da Académica, ou um eventual recuar da Briosa. Nada disso. Os estudantes mantiveram a pressão sobre o reduto contrário e ameaçaram por João Real (de cabeça, após livre indireto, obrigou Hugo Marques a grande defesa) e Hugo Almeida (cabeceamento ao poste após trabalho de Marinho sobre a direita e concretizaram).

O volume ofensivo dos estudantes manteve-se, e o cheiro a golo intensificou-se cada vez mais até atingir o auge com a conquista de uma grande penalidade por parte de Romário Baldé. Chamado à conversão, Hugo Almeida, não foi capaz de desfeitar Hugo Marques da marca dos onze metros.

A Académica não esmoreceu, João Alves fez questão de colocar em campo Diogo Ribeiro (melhor marcador do campeonato de sub 23) em busca do golo o ‘forcing’ final e a verdade é que o jogador formado na Briosa esteve perto do golo e teve uma ação importante no lance mais importante da partida, onde a Académica chegou ao golo – Aos 85’, após um canto, a presença de Diogo Ribeiro obrigou a defesa do Farense a dividir marcações, o que abriu espaço para um remate frontal de Yuri antes de, na recarga, Hugo Almeida atirar, em jeito de redenção da grande penalidade falhada, para o único golo da partida.

A história do encontro ficou, assim, escrita neste lance e não houve muito mais a contar a não ser um desacato entre Hugo Almeida e Irobiso que desencadeou uma dupla expulsão.

A Académica manteve, portanto, o passo na luta pela subida, enquanto que o Farense somou o segundo desaire em três encontros sob o comando de Álvaro Magalhães e está agora a quatro pontos dos lugares de descida… porém, pode ter esperança na manutenção. Tanto pelo que fez dentro do campo como por aquilo que fez fora dele – a avaliar pelas vozes dos cerca de 100 adeptos que vieram de Faro, não será por falta de apoio que a equipa irá descer.

ONZES INICIAIS:

ACADÉMICA OAF:  Peçanha, Jean Filipe, Yuri, João Real, Mike; Ricardo Dias; Traquina (Marinho 57’); Reko (Fernando Alexandre 46’) e Toro (Diogo Ribeiro 77’); Romário Baldé, Hugo Almeida;

SC Farense: Hugo Marques, Godinho, Bernardo, Cássio, Perisic; Daniel Bragança (Mayambela 69’), Borges (Fábio Nunes 90’), André Vieira, Jorge Ribeiro (Fabrício 84’); Irobiso e Tavinho.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Passou pelo Sporting e admite: «Não poder jogar na equipa principal deixou-me triste»

Merih Demiral realizou algumas temporadas ao serviço do Sporting, mas não conseguiu oportunidades na equipa principal.

João Noronha Lopes confrontado com comparações com Vale e Azevedo: «Rui Costa ajudou a eleger Vale e Azevedo. Foi bandeira eleitoral»

João Noronha Lopes foi comparado várias vezes por alguns sócios do Benfica com Vale e Azevedo, antigo presidente das águias.

João Noronha Lopes explica futura função de Óscar Cardozo no Benfica e recorda João Neves: «Podia não ter saído se houvesse uma negociação atempada»

João Noronha Lopes falou sobre uma possível função que esteja reservada por Óscar Cardozo ao serviço do Benfica.

João Noronha Lopes questionado por possível vermelho a Georgiy Sudakov no Vitória SC x Benfica

João Noronha Lopes defendeu que Georgiy Sudakov não deveria ter sido expulso durante o encontro entre o Benfica e o Vitória SC.

PUB

Mais Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira vence Juventude e segura liderança do Brasileirão

O Palmeiras foi ao terreno do Juventude vencer por 2-0, na jornada 31 do Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira continua na liderança.

Defesa do Tondela na mira do Sporting e do Braga

O Sporting e o Braga estão de olho em Brayan Medina. O defesa-central colombiano tem estado em destaque no Tondela.

Real Betis bate Mallorca com bis de Antony: eis os resultados do dia da La Liga

O Real Betis venceu o Mallorca por 3-0 para a jornada 11 da La Liga. Antony bisou com golos na primeira parte.