📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Nova convocação e velha decepção para o Brasil

- Advertisement -

O técnico Tite convocou a seleção brasileira para a disputa da Copa América no Brasil. Uma convocação decepcionante de maneira geral. Mas antes de fazer a analise, vamos a lista completa dos convocados:
  • Guarda-redes: Alisson (Liverpool FC), Cássio (SC Corinthians) e Ederson (Manchester City FC)
  • Defesas: Alex Sandro (Juventus FC); Marquinhos, Thiago Silva e Dani Alves (PSG); Éder Militão (FC Porto), Fagner (Corinthians), Filipe Luís (Atlético de Madrid) e Miranda (Inter de Milão)
  • Médios: Allan (SSC Napoli); Philippe Coutinho e Arthur (FC Barcelona); Casemiro (Real Madrid CF), Fernandinho (Manchester City) e Lucas Paquetá (AC Milan)
  • Atacantes: David Neres (FC Ajax), Everton (Grêmio FBPA), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (PSG) e Richarlison (Everton FC)

Na defesa, a média de idades é altíssima. Com a exceção do portista Éder Militão, todos os outros defesas têm mais de 30 anos. Alguns dos convocados poderão nem estar em atividade na época do Mundial de 2022 e o pensamento teria que ser voltado para a competição.

O título mundial vale mais do que a Copa América. Claro que vencer a Copa América é sempre satisfatório, mas não passa muito disso. Afinal, ninguém sabe quantas Copas América o Brasil já conquistou. Já Copas do Mundo, todos de se lembram do onze vencedor.

Contudo, o treinador brasileiro parece mais preocupado em assegurar o seu cargo na seleção do que pensar em preparar a seleção canarinha para o Catar. Alguns ciclos já deviam ter sido encerrados após o Mundial da Rússia. Thiago Silva, Miranda, Dani Alves, Filipe Luís e Fernandinho são alguns dos jogadores que não deviam ser mais convocados.

Digo mais pela questão da necessidade de renovação do que pelo futebol que outrora apresentaram. Dani Alves, por exemplo, foi por muito tempo o melhor lateral-direito do Mundo, mas na época do Mundial já estará com 39 anos.

Fonte: Bola na Rede

Além da questão de idade, temos outras opções bem questionáveis. Tite convocou Philippe Coutinho que desde que chegou ao Barcelona, em janeiro de 2018, não conseguiu ser nem 10% do jogador que era no Liverpool. Coutinho está mal e isso reflete-se, até, no seu valor de mercado, que desceu a pique.

Mesmo assim, foi convocado para a Copa América em detrimento de Lucas Moura, do Tottenham Hotspur FC. O ex-jogador do São Paulo FC está a ter a sua melhor temporada na Europa. Em 48 jogos fez 15 golos. Foi decisivo ao fazer o hat-trick contra o Ajax que colocou o Tottenham na final da UEFA Champions League. Mesmo sendo suplente na equipa inglesa merecia ser convocado, pois a sua condição deve-se à grande fase que passa o sul-coreano Son, que, inclusive, se fosse brasileiro, merecia jogar pela seleção.

Outra ausência sentida foi a de Fabinho, que está a fazer uma temporada espetacular no Liverpool e pode atuar, também, como lateral-direito.

A permanência de Gabriel Jesus na seleção também não pode ser vista com bons olhos. Após uma fraca prestação na Rússia, o atacante do Manchester City teve uma temporada discreta. Não foi decisivo e não apareceu nos grandes jogos da equipa inglesa. Todas essas situações vão contra o discurso de “meritocracia” de Tite.

O adepto brasileiro já não o considera uma unanimidade. Um fracasso na Copa América pode “derrubar” o treinador, e é por isso que, perante essa situação instável, talvez ele tenha convocado os seus “homens de confiança”.

Fonte: Bola na Rede

Entretanto, acima do resultado final da Copa América deveria estar a evolução do futebol da seleção brasileira. Vale muito mais um trabalho consistente, mesmo se não vier a vencer a competição, do que ser campeão com um futebol pobre e desorganizado. Todo o pensamento e trabalho deveria ser voltado para a conquista do hexacampeonato em 2022.

Agora resta aguardar para ver o que o Brasil apresentará na Copa América. Evidentemente que chegará à competição para vencê-la, é o maior favorito. Mas, caso o título seja conquistado, espero que as possíveis deficiências que a seleção possa apresentar não sejam mascaradas.

Foto de capa: CBF
César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim chega aos 50 milhões de euros por mais um avançado

O Manchester United está de olho em Serhou Guirassy. Além dos red devils, também o Chelsea está de olho no avançado.

Portugal goleia Itália por 7-2 e marca encontro com a Argentina nas meias-finais do Mundial de Futsal Feminino

Portugal está apurado para as meias-finais do Mundial de Futsal Feminino. A equipa portuguesa bateu a Itália e vai agora jogar frente à Argentina.

Augsburgo oficializa despedimento de Sandro Wagner

Sandro Wagner já não é treinador do Augsburgo. O técnico alemão de 38 anos não resistiu aos recentes maus resultados da equipa.

Olheiro BnR | Anísio Cabral

Anísio Cabral foi o melhor marcador da seleção portuguesa de sub-17 neste mundial e um dos grandes destaques da competição

PUB

Mais Artigos Populares

Paulo Alves assume comando do Al Batin da Arábia Saudita

Paulo Alves é o novo treinador do Al Batin. A equipa da Arábia Saudita está no segundo escalão e no 17.º lugar.

Nuno Campos eleito treinador do mês na Hungria

O treinador português Nuno Campos venceu o prémio de treinador do mês. O ZTE está numa sequência de três vitórias consecutivas.

Uma rivalidade com 80 páginas | Atlético 1-2 Belenenses

Atlético e Belenenses reencontraram-se no domingo, pelas 11 horas da manhã, para escreverem mais um capítulo numa história com já 80 páginas.