Portugal 0-2 Argentina (Sub-20): Argentinos mais eficazes afundam “Barco” português

Este era o jogo entre as duas seleções candidatas a ganhar o grupo F deste Campeonato do Mundo. A seleção portuguesa já tinha defrontado três vezes a Argentina em que Portugal saiu sempre por cima, ganhando todos os jogos.

Portugal voltou a jogar no Estádio Bielsko Biala, onde tinha ganho por 1-0 à Coreia do Sul. Hélio Sousa, o treinador português, voltou a utilizar o mesmo onze da primeira jornada. Na Argentina foram feitas três alterações no onze, com as entradas de Urzi, Adolf Gaich e Anibal Moreno.

Na primeira parte, a seleção da Argentina procurou desde cedo impor o seu ritmo de jogo. Apesar de haver mais bola do lado dos argentinos, foi a seleção portuguesa que chegou com mais perigo. Aos 15 minutos, Leão a trabalhar muito bem na esquerda, com um remate fraco para a defesa do guardião albiceleste. Logo a seguir, foi Gedson, com um remate da zona central a rasar o poste direito da baliza da Argentina, um remate muito perigoso!

Aos 20 minutos de jogo, Jota novamente, bastante irrequieto o extremo do Benfica, numa jogada individual batendo o defesa adversário, rematou, para defesa de Ruffo. Á meia hora de jogo, Diogo Leite de cabeça, após um canto, quase que marcava o primeiro para Portugal.

Contra a corrente do jogo e no primeiro remate enquadrado com a baliza, a Argentina acabou por chegar ao golo, aos 33 minutos. Começou num pontapé de Ruffo, a bola a sobrar para os argentinos, do lado direito, Alvarez a passar por Vinagre e a cruzar a bola para Adolf Gaich que num toque subtil faz a bola embater na parte de dentro do poste da baliza de Portugal, e esta, a ir para o fundo da baliza portuguesa. Virginia saiu da baliza, mas não conseguiu evitar o remate.

Até ao final da primeira parte, vimos mais algumas iniciativas portuguesas, mas sempre sem muito perigo. A melhor jogada foi conduzida por Diogo Dalot, numa iniciativa individual, a bola acabou por sobrar para Miguel Luís e este do meio da rua, faz um remate defendido a dois tempos por Ruffo.

Leão esteve mais apagado do que no primeiro jogo
Fonte: FIFA

Na segunda parte, as equipas voltaram sem alterações nos onzes. Portugal vinha decidido a empatar o jogo, aos 47 minutos num cruzamento da esquerda, tirado por Rúben Vinagre, a bola atravessou toda a área, sendo que Leão chegou um pouco atrasado ao lance, no entanto chegou para causar o pânico na grande área dos argentinos. Passados quatro minutos, um disparo de longe de Moreno, a fazer a bola embater no poste esquerdo da baliza portuguesa, valeu pelo susto.

Jota era o jogador mais irrequieto, fez um conjunto de remates perigosos à baliza dos argentinos, mas todos eles a serem defendidos por Ruffo. Aos 66 minutos, uma das melhores jogadas de Portugal, através de um passe de Miguel Luís, a bola a chegar a Mesaque Dju que tinha entrado no decorrer da segunda parte e este com um toque subtil para a esquerda, a fazer a bola chegar a Vinagre, que vinha embalado, mas o remate a sair ao lado. Vinagre teve muito espaço, mas não conseguiu empatar a partida. Vinham-se acumulando as situações de perigo!

Portugal aos 73 minutos dispôs de um livre muito perigoso, à entrada da área dos argentinos. No entanto, Gedson atirou um pouco ao lado do poste direito. As oportunidades apareciam e Portugal esteve sempre mais perigoso na segunda parte. Houve boas combinações entre jogadores, especialmente do lado esquerdo, no entanto faltou sempre a finalização.

Leão aos 77 minutos quase que entregava o “ouro ao bandido”, num mau passe, a bola a sobrar para Maroni e este com um passe a rasgar isolou Gaich, que rematou para uma grande defesa de João Virginia. Leão que momentos antes tinha feito um passe sensacional, com uma bicicleta.

Aos 84 minutos, chegou o 2-0 para a Argentina. Barco a bater um livre na esquerda, passando toda a área de Portugal e Pérez só teve de encostar para o fundo da baliza.

Portugal perde na segunda partida deste Mundial. Conseguiu ter mais posse de bola em grande parte da partida, teve mais remates e mais cantos, mas faltou a concretização das oportunidades, e aí a Argentina foi muito eficaz. Com este resultado a seleção albiceleste está nos oitavos de final da prova. Portugal vai jogar com a África do Sul na sexta-feira, no último jogo do Grupo F.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

PORTUGAL: João Virginia; Diogo Dalot, Diogo Queirós, Diogo Leite, Rúben Vinagre; Miguel Luís (sub. Pedro Martelo, 77´), Florentino, Gedson Fernandes; Trincão ( sub. Mesaque Dju, 62´), Jota (sub. Pedro Neto, 88´) e Rafael Leão

ARGENTINA: M.Roffo; Mura, N.Pérez, F.Medina, F.Ortega; A.Moreno (sub. Sosa, 82´), F.Vera, E.Barco (sub. Weigandt, 89´); A.Gaich, J.Álvarez (sub. Maroni, 70´) e A.Urzi

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Costa pede liderança a Jan Bednarek: «Tem algo que precisamos»

Jorge Costa enalteceu a contratação de Jan Bednarek. O diretor do FC Porto assumiu que espera que o defesa ajude a equipa do ponto de vista da liderança.

FC Porto revela pormenores do negócio por Jan Bednarek

Jan Bednarek é reforço confirmado pelo FC Porto. Os dragões divulgaram os pormenores da contratação.

As primeiras palavras de Jan Bednarek no FC Porto: «Sou um central agressivo»

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Defesa deixou as primeiras palavras de azul e branco.

Jan Bednarek oficializado como novo jogador do FC Porto até 2029

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Central polaco chega aos dragões proveniente do Southampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Ianis Stoica assume a camisola 10 e é reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora fechou uma contratação importante para a próxima temporada. Ianis Stoica é reforço do clube.

Wesley oficializado como novo lateral direito da AS Roma

Wesley já foi confirmado como reforço da AS Roma. O lateral direito brasileiro deixa o Flamengo para jogar na Europa pela primeira vez.

Sporting mantém intransigência por Jota Silva e não quer pagar 10 milhões de euros

O Sporting não tem interesse em colocar uma cláusula de opção obrigatória de 10 milhões de euros na negociação com Jota Silva.