Sporting CP 1-2 Rio Ave FC: Ponte(s) em ruínas

A jornada um do grupo C da Allianz Cup cessa hoje com o Sporting Clube de Portugal a receber o Rio Ave FC. Os leões buscam a primeira vitória na presente edição à semelhança do Portimonense SC, que se deslocou a Barcelos e triunfou por 2-1. O clube de Alvalade é o atual detentor da competição, apresentando, no total, dois troféus.

Comparativamente ao desaire caseiro diante do Famalicão FC, Leonel Pontes faz descansar Renan, Mathieu, Coates, Bolasie, Miguel Luís e Doumbia. Ilori e Neto constituem a dupla de centrais e Borja ocupa a posição mais defensiva da lateral esquerda; no meio campo destaca-se o regresso de Bruno Fernandes e, na linha da frente, Jesé junta-se a Vietto e Acuña. Um 4x3x3 mesclado com um 4x4x2 pelo facto de o nove leonino recuar, durante o decorrer do jogo, e ser o quarto homem do meio campo. Por sua vez, os vila-condenses apresentam-se com o 4x4x2 habitual, com destaque para a ausência de Bruno Moreira e Felipe Augusto.

Apito inicial, jogo muito físico e uma recuperação de bola à entrada da área do Rio Ave: Vietto fica senhor da situação, abre e desmarca Bruno Fernandes que falha defronte da baliza, escandalosamente. Vietto, dois minutos mais tarde, mostrava-se displicente face a um cruzamento milimétrico de Jesé. Seis minutos e duas oportunidades claras de golo. Ao décimo minuto de jogo, após tiro traiçoeiro do oito leonino, Vítor deixa escapar a bola, Jesé recupera-a, cruza para Vietto que, uma vez mais, vacilou diante do objetivo. Nem à terceira tentativa era de vez…

A equipa de Vila do Conde orquestrava boas movimentações, circulando rápido e os leões apostavam na exploração das costas do defesa esquerdo Amaral com diversas triangulações entre Rosier, Bruno Fernandes e Jesé. Mas subsistia a tática e batalha a meio campo e tudo se mostrava vago e inconclusivo. O cronómetro marcava meia hora de jogo.

O minuto 32 dita o 1-0 a favor dos vila-condenses, adiantando-se no marcador: Ronan, desde o seu meio campo, conduz a bola pelo flanco direito, serenamente, e aproveita a passividade de Rosier. A bola volta ao centro, o Sporting ataca e conquista um livre frontal à baliza do Rio Ave FC, o suspeito do costume encarrega-se da marcação do livre direto e faz embater a bola no adversário que se dispunha na barreira: 1-1, estava reposta a igualdade a mando de Bruno Fernandes.

À passagem do minuto 40, Bruno Fernandes, “do meio da rua”, dispara e o guarda redes vila-condense fica mal na fotografia, apesar de estar de mão dada com a sorte, pelo facto de permitir o canto. Três minutos mais tarde, Battaglia volta a lesionar-se e proliferam as dores de cabeça.

A primeira metade terminou com a igualdade a uma bola. Face às flagrantes oportunidades de golo, os leões podiam ter saído para o descanso com um ou até dois golos de vantagem, mesmo sem jogar com devoção alguma à listada verde e branca. Esperava-se uma mudança drástica de atitude para os 45 minutos que restavam.

Em menos de um mês, os vilacondenses vencem por duas vezes em Alvalade
Fonte: Liga Portugal

No começo da segunda parte, Rosier, numa investida atrapalhada pela ala direita, envia a bola ao poste. Ao minuto 50, numa rápida recuperação de bola iniciada por Vietto, os leões criam perigo: este conduz, ludibria Messias e, posteriormente, desmarca o oito leonino e este remata a rasar o poste. Logo a seguir, Jesé, à entrada da área, dispara. Vítor defende para o seu lado esquerdo e Acuña, vindo de trás, remata disparatadamente por cima da baliza.

O 58.º minuto vinca o primeiro livre frontal a favorecer o Rio Ave FC, no qual Borja é admoestado com a cartolina amarela. Luís Maximiano tranquilizou os adeptos, agarrando a bola.

O jogo voltava à pasmaceira que compôs parte da primeira metade. A turma leonina acusava uma falta de ritmo e uma ausência de soluções gritantes, sem poder de fogo ou frieza oportunista. Bruno Fernandes, sempre inconformado, combinava com Vietto em alguns momentos de jogo. Mas a cor dele era cinzenta e turva.

À passagem do minuto 72, Bruno Fernandes está envolvido numa confusão e sai da mesma amarelado. Volvidos dez minutos, o Rio Ave desfaz a igualdade: Amaral cruza para a área, Bruno Moreira apodera-se do esférico, observa Carlos Mané, coloca-lhe a bola na cabeça e este, de primeira, joga em Ronan que, diante do 81 leonino, vacila… a bola sobra para Felipe Augusto, mas é intercetada por Borja, ressalta novamente para Lucas Piázon e este, com a serenidade necessária, gelava Alvalade. O placard assinalava 1-2.

Até aos 98 minutos, a turma leonina tentou, em vão, chegar à igualdade. E soou o apito final. Os leões, uma vez mais esta época, caíram numa teia tática perdida a meio campo. Uma equipa sem garra, sem vontade e totalmente lunática é bem derrotada por uma formação vila-condense portadora de uma atitude completamente antitética.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Sporting CP: Maximiano, Rosier, Neto, Ilori, Borja, Battaglia (Eduardo, 45′), Wendel (L.Phellype, 76′), Acuña, Jesé (Jovane, 84′), Vietto e B. Fernandes.

Rio Ave FC: Vítor, Borekovic, Messias, Junio, Amaral, Figueiras (Carlos Mané, 66′), Tarantini (Felipe Augusto, 46′), Jambor, Piázon, Ronan (B. Moreira, 67′) e Gabrielzinho.

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Sousa eleito melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos

Paulo Sousa foi eleito o melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos. Treinador viveu época de sonho no Shabab Al Ahli.

Ruben Amorim animado após ser questionado sobre o interesse do Manchester United em Gianluigi Donnarumma

Ruben Amorim foi questionado por um adepto quanto ao interesse em Gianluigi Donnarumma. Técnico deixou escapar riso.

Arouca vence AVS SAD por 3-1 com Trezza nos Três golos

O Arouca destacou-se na primeira jornada da Primeira Liga. Vitória sobre o AVS SAD na jornada inaugural da prova.

1º Dezembro arranca campanha com vitória na receção à Académica: eis os resultados do dia na Liga 3

O 1.º Dezembro venceu a Académica por 2-1 na estreia na Liga 3. Competição 2025/26 arrancou com muita emoção e golos.

PUB

Mais Artigos Populares

Tem contrato com o Fenerbahçe de José Mourinho e é alvo do Arouca para a defesa

O Arouca está de olho na contratação de Omar Fayed. Defesa central egípcio está nos quadros do Fenerbahçe de José Mourinho.

AS Roma tem contratação de médio do Benfica como sonho para os últimos dias do mercado

A AS Roma tem Florentino Luís na lista de alvos para este mercado. Médio representa o Benfica e pode deixar as águias.

Benfica responde ao Sporting em comunicado: «Ridículo tentar transformar a derrota na Supertaça numa pseudo-vitória de secretaria»

O Benfica respondeu à participação disciplinar instaurada pelo Sporting a Bruno Lage. Caso remonta à Supertaça.