📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O que se passa com o vice-campeão europeu?

- Advertisement -

O Tottenham Hotspur FC habituou-nos, nos últimos anos, a ser uma equipa bastante fiável e regular, conseguindo prestações europeias sólidas e batendo-se de igual para igual com os tubarões ingleses. Depois de, na temporada passada, ter conseguido atingir a final da Liga dos Campeões e ter terminado no quarto lugar da Premier League, as expectativas estavam bem altas, tendo sido apontado por alguns como um assumido candidato ao título inglês.

Porém, este início de época tem dececionado os adeptos e a estrutura do clube. À sétima jornada, o clube londrino já está a 10 pontos da liderança do campeonato, foi eliminado da Taça da Liga por uma equipa da quarta divisão e empatou o primeiro jogo na Liga dos Campeões, depois de ter estado a vencer por 2-0.

CONSEGUIRÃO OS SPURS SURPREENDER O FC BAYERN? SE SABES A RESPOSTA, ARRISCA!

O primeiro jogo da época foi frente ao recém-promovido Aston Villa FC, no novo White Hart Lane. Logo aí, a equipa demonstrou fragilidades e entrou para os últimos 20 minutos em desvantagem, mas conseguiria dar a volta e vencer por 3-1. Na jornada seguinte, arrancou um empate em casa do campeão Manchester City FC, num resultado que acaba por ser positivo. À terceira, foi de vez, e surgiu a primeira derrota, bastante inesperada, em casa frente ao Newcastle, por 0-1. Depois de um empate 2-2 no dérbi de Londres frente ao Arsenal, uma goleada caseira por 4-0 frente ao Crystal Palace FC parecia afastar os fantasmas de início de época e encarrilhar de novo o vice-campeão europeu.

Eis que surgiria, então, o primeiro desafio europeu para a equipa de Pochettino, que entra na edição deste ano com responsabilidades reforçadas depois do brilharete da edição transata. O jogo em Atenas, frente ao vice-campeão grego Olympiakos FC até começou da melhor maneira, com os ingleses a chegarem a uma vantagem de 0-2, mas permitiram a resposta dos comandados por Pedro Martins, que chegaram ao 2-2 e dominaram o rival. Na ressaca do empate europeu, o Tottenham voltou à competição no campeonato inglês e averbou a segunda derrota na competição, em Leicester. 2-1 num jogo em que desperdiçou, novamente, uma vantagem no marcador.

Pochettino pode ter o lugar em risco se os resultados não melhorarem
Fonte: Tottenham

Três dias depois, para piorar a situação, a equipa viria a ser eliminada da Taça da Liga Inglesa em casa do modesto Colchester UFC, atual décimo classificado da quarta divisão inglesa. Um autêntico descalabro, mesmo tendo poupado algumas das principais figuras. Felizmente, neste fim-de-semana, conseguiram vencer tangencialmente o Southampton FC, num jogo em que estiveram mais de uma hora em inferioridade numérica. Ainda assim, o ambiente está pesado e a rédea de Pochettino cada vez mais curta.

Fazendo as cotas, o Tottenham está no quarto lugar da Liga inglesa, mas já a 10 pontos do líder Liverpool. Apesar dos empates no Emirates e no Etihad poderem ser vistos como expectáveis, as derrotas em Leicester e, sobretudo em casa, frente ao Newcastle United FC são preocupantes. Num ano em que apostou forte, manteve grande parte da estrutura, fez grandes esforços para manter o treinador (assediado por Real Madrid CF e Manchester United FC) e gastou mais de 100 milhões de euros em jogadores de valor como Ndombélé, Lo Celso ou Sessegnon, esperava-se que os Spurs dessem o salto para o patamar de City e Liverpool, fazendo uma corrida a três pelo título inglês tão aguardado pelos adeptos.

Apesar do projeto sólido alicerçado na construção do novo estádio, os Spurs já não festejam qualquer título desde 2008, ano em que venceram a Taça da Liga Inglesa, o que leva a alguma descrença no clube. O próprio Harry Kane, no final do medonho empate frente ao Olympiakos, fez algumas declarações reflexivas: “Já não somos jovens, já não somos inexperientes, já jogámos grandes jogos pelo clube e pela seleção. Temos de arranjar uma solução para ultrapassar isto e melhorar. É tudo o que podemos tentar fazer. Pode-se ver porque é que o treinador está frustrado. O treinador está aqui há cinco anos, e continuamos a cometer os mesmos erros do primeiro ano.”

O que falta a este Tottenham? Um plantel mais profundo? Maior investimento? Maior crença e um espirito de equipa mais arrojado? Ainda estamos em setembro e já parece mais um ano “a seco” para os londrinos. O que se passa com o vice-campeão europeu?

Foto de Capa: Tottenham Hotspur FC

Artigo revisto por Joana Mendes

João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

As primeiras palavras de Thiago Silva no FC Porto: «Estou feliz e motivado por esta oportunidade»

Thiago Silva já fala enquanto jogador do FC Porto. Defesa-central foi oficializado pelos dragões durante este sábado.

Já é conhecido o horário da antevisão de José Mourinho ao Benfica x Famalicão

José Mourinho vai realizar a antevisão do Benfica x Famalicão este domingo, em direto e exclusivo na BTV, às 10h00.

FC Porto: Os detalhes da contratação de Thiago Silva

Thiago Silva chega ao FC Porto a custo zero. Dragões já oficializaram a contratação do defesa-central brasileiro.

5 jogadores a acompanhar na CAN 2025

A CAN 2025 em Marrocos está à porta e,...

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto regressa aos treinos com presença de 2 jovens da equipa B

O FC Porto regressou este sábado aos treinos no Olival. Yoan Pereira e João Teixeira, da equipa B, estiveram presentes na sessão.

Eis quando Francesco Farioli fará a antevisão ao Alverca x FC Porto

O FC Porto vai enfrentar fora de casa o Alverca na Primeira Liga. Francesco Farioli fala aos jornalistas este domingo pelas 12h45.

Hansi Flick critica ausência de Raphinha no melhor onze de 2025: «Foi o jogador com mais influência na nossa equipa»

Na antevisão ao Villarreal x Barcelona, Hansi Flick mostrou o seu desagrado com a ausência de Raphinha no melhor onze do ano de 2025.