FC Porto: Uma equipa que lida mal com as paragens

- Advertisement -

Por esta altura, o treinador Sérgio Conceição já está a preparar o próximo jogo, diante do V. Setúbal, a contar para a Taça de Portugal. Com o plantel reduzido devido à paragem para os jogos da seleção, o treinador já prepara futuras mudanças no que toca às opções. Podíamos entrar já por aí – pelos castigos e reprimendas próprias de ações inapropriadas -, mas torna-se primordial fazer uma retrospetiva do antes e depois das paragens forçadas pelos jogos das seleções.

A primeira paragem aconteceu no início de outubro – entre 3 a 19 -, e aconteceu depois da derrota diante do Feyenoord para a Liga Europa. A paragem até pareceu apropriada para restaurar processos e recuperar a boa imagem, depois de um jogo muito mal disputado. Mas, comprovou-se depois, que não foi assim tão benéfica.

O FC Porto vinha de uma derrota na Europa, mas, por outro lado, somava seis vitórias consecutivas no campeonato. Cenário diferente do que encontrou depois do regresso dos internacionais.

No final do último jogo, diante do Boavista, Alex Telles, autor do golo da vitória, num abraço ao internacional português Danilo
Fonte: FC Porto

Para as competições europeias, neste caso a Liga Europa, a equipa de Sérgio Conceição manteve a toada, ou seja, o mau momento. Defrontou por duas vezes os The Rangers e somou apenas um ponto, fruto de um empate no Dragão e uma derrota na Escócia.

Para a Taça de Portugal, frente ao Coimbrões, cumpriu o expectável, mas no campeonato teve um novo deslize: o empate na Madeira frente ao Marítimo SC.
Depois de ter vencido em casa o FC Famalicão, na jornada anterior ao deslize na Madeira, os portistas tinham chegado, pela primeira vez, à liderança do campeonato, mas frente aos madeirenses cederam pontos e viram-se ultrapassados pelo SL Benfica.

O que se seguiu à paragem para os jogos das seleções foi a ascensão e perda de liderança do campeonato, a queda para o último lugar da grupo na Liga Europa e ainda o momento conturbado da equipa.

Jogadores referenciados e opções habituais viram-se castigados e excluídos, a equipa não encontrava o caminho para a baliza e seriam os defesas a resolver a questão. Muitos golos sofridos, pouco marcados. E esta é, possivelmente, a fase mais difícil do FC Porto. As competições estão novamente paradas, regressam apenas daqui a uma semana, e até lá o treinador pode e deve incutir um novo espírito numa equipa que precisa de se encontrar para depois encontrar novamente o caminho para as vitórias.

Foto de capa: FC Porto

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Há 2 destinos de olho na contratação de Matheus Reis a custo zero

Matheus Reis termina contrato com o Sporting no final da época. O Corinthians e clubes da Rússia estão interessados no defesa leonino.

Tubarão europeu negoceia empréstimo de Alisson Santos com o Sporting

O Nápoles quer reforçar o ataque e pensa em Alisson Santos. Italianos em negociações com o Sporting pelo extremo.

Francesco Farioli aborda exibição de destaque do FC Porto: «Às vezes exagerou a querer jogar a um toque»

Francesco Farioli analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

César Peixoto deixa mensagem forte a Vasco Sousa e lamenta expulsão: «Há um jogo até aos 70 minutos e outro depois»

César Peixoto analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Zé Carlos: «As circunstâncias do jogo acabam por ser cruéis com um penálti e uma expulsão»

Zé Carlos analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

Os golos de Martim Fernandes e William Gomes que fecharam o resultado no Estádio do Dragão

O FC Porto derrotou o Gil Vicente por 3-0. Martim Fernandes e William Gomes fecharam o resultado a favor dos dragões.

Eis os destaques da vitória do FC Porto frente ao Gil Vicente

O FC Porto derrotou o Gil Vicente no Estádio do Dragão por 3-0. Confere os destaques do encontro da 19ª. jornada da Primeira Liga.