O desinvestimento do Barcelona na “prata da casa”: O caso Riqui Puig

Como é que um clube como o FC Barcelona, conhecido pela quantidade de craques que já produziu em “La Masia”, não aposta neste jovem, que é visto como o “novo Iniesta”? Falamos de Riqui Puig. Médio centro da geração de 99, de baixa estatura e com muito futebol nos pés.

Venceu a UEFA Youth League na época de 2017/2018 e, atualmente, joga pela equipa “B” dos “Blaugrana”. Já foi associado por diversas vezes a empréstimos, mas segundo consta na imprensa espanhola, o jogador prefere continuar na equipa secundária (com aspirações realistas de subir à principal) do que ser cedido a outro clube.

Apesar de se ter estreado pela equipa principal do FC Barcelona em 2018 (três jogos realizados), a forte concorrência que enfrenta para ter oportunidades, adia a sua afirmação definitiva na formação de Lionel Messi e companhia. À sua frente ainda tem: De Jong, Arthur, Rakitic, Vidal e Aleñá.

SE ACREDITAS QUE OS INTER DE MILÃO PODE SURPREENDER O FC BARCELONA, APOSTA 10€ E PODES GANHAR MAIS DE 14€! APOSTA JÁ NA LIGA DOS CAMPEÕES!

Para quem não conhece Riqui Puig, pode imaginar um jogador, fisicamente à imagem de Tiago Dantas (SL Benfica), e a nível técnico e tático, com “genes” de Iniesta ou Xavi. Comparações com futebolistas de outras épocas são quase sempre desmedidas, mas visto que se trata também de um jogador da “cantera” dos “culé”, com movimentos e dinâmicas semelhantes, faz sentido.

Este desinvestimento no jogador da formação é algo estranho, porque se trata do FC Barcelona: um clube formador, de raízes e princípios de jogo bem vincados. Quantidade com qualidade. Mas, aponto várias razões sobre esta preferência no jogador de “fora” em detrimento da “prata da casa”.

Visão de jogo que faz lembrar algumas “lendas” do clube
Fonte: FC Barcelona

Em primeiro lugar, os atritos que se têm feito notar na administração do futebol de formação e que vieram a público. O diretor das camadas jovens do clube, Patrick Kluivert sugeriu, numa entrevista a um órgão de comunicação social espanhol, que Puig fosse emprestado a um clube de nível superior, já que o jogador tem sido alvo de entradas mais ríspidas por parte de adversários do terceiro escalão (campeonato onde militam as equipas “B”). Já o jogador prefere esperar…

Em segundo, a questão do treinador. Com todo o respeito pelo trabalho que Ernesto Valverde fez ao serviço do Athletic Bilbau – e que levou a que o Barcelona o contratasse -, não vejo nele um técnico “à Barcelona”. Apesar dos títulos já conquistados, não é o tipo de treinador capaz de arriscar, apostando nos miúdos que vêm de dentro (exceção feita a Ansu Fati).

Por último, mas não menos importante, a aparente facilidade em gastar milhões em projetos de jogador (ou oportunidades de negócio), quando existem nos quadros do clube, jogadores de igual ou maior potencial. Como exemplo, a contratação de Junior Firpo para suplente de Jordi Alba. Em contrapartida, emprestaram o também lateral esquerdo, Juan Miranda, ao Schalke 04. Um dos maiores destaques da seleção espanhola campeã da Europa em sub19. São opções…

Desta forma, não digo que seja, atualmente, um jogador maduro o suficiente para ser titular indiscutível na equipa principal. Ainda assim, já tem condições para ter mais oportunidades a espaços e a fim de crescer rodeado de grandes. Em suma, é um protótipo do jogador blaugrana. Baixa estatura, rapidez de processos, velocidade de pensamento e execução. Para já, é aguardar. Talento incrível, potencial enorme, apenas precisa de espaço. Estou seguro de que o Barcelona vai apostar nele no futuro. Mas este “futuro” podia ser já “amanhã”.

Foto de Capa: FC Barcelona

Artigo revisto por Joana Mendes

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

GP Aragão: Passeio no parque para Marc Márquez

Depois de umas últimas corridas marcadas pela imprevisibilidade, o Grande Prémio de Aragão marcou o regresso à normalidade

João Pinheiro nomeado para o Finlândia x Polónia de qualificação para o Mundial 2026

João Pinheiro vai chefiar uma equipa de arbitragem 100% portuguesa. Em causa o Finlândia x Polónia do apuramento para o Mundial 2026.

França vence Alemanha por 2-0 e termina Liga das Nações no 3º lugar

França venceu a Alemanha por 2-0 no jogo de apuramento do terceiro e quarto lugar da Liga das Nações. Vitória gaulesa em Estugarda.

Paulo Futre antevê final da Liga das Nações e ameaça: «Os meus filhos estão oficialmente deserdados durante as próximas 24 horas»

Paulo Futre deixou uma mensagem curiosa nas redes sociais. Em causa os filhos e a final da Liga das Nações entre Portugal e Espanha.

PUB

Mais Artigos Populares

Antonio Conte trava chegada de reforço ao Nápoles

Antonio Conte não está interessado na contratação de Jonathan David. Nápoles tentava acordo com o avançado canadiano.

Flamengo quer fechar reforço por 11 milhões de euros a tempo do Mundial de Clubes 2025

O Flamengo tem acordo pessoal com Jorge Carrascal. Foco do clube brasileiro está agora no acordo com o Dínamo Moscovo.

Manchester United de Ruben Amorim sondou estrela de clube da Premier League

O Manchester United conversou com o West Ham sobre uma troca entre Sancho e Kudus, mas negócio caiu por terra.