📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Julen Lopetegui na iminência de um novo desastre

- Advertisement -

A Liga Espanhola é, depois da Inglesa, a maior e mais competitiva da Europa, uma vez que conta com grandes clubes como o Barcelona, o Atlético Madrid ou o Real Madrid, equipa que mais vezes venceu a Liga dos Campeões. Atrás desses dois colossos podemos considerar o Valência e o Sevilha, que se enquadram, por isso, num leque de segunda linha e que são então clubes de grande nome e com respeitáveis histórias.

Como muitas vezes ouvimos, para grandes clubes são precisos grandes treinadores, que se proponham a atingir os objetivos definidos e a trabalhar para os alcançar. A ideia da direção do Sevilha foi certamente essa, mas a cada jogo que passa a situação parece ficar menos animadora, dando aso a rumores e especulações sobre o futuro do treinador em questão, que no caso é Julen Lopetegui. O técnico espanhol vai já na sua nona experiência enquanto treinador e está, mais uma vez, a deixar um pouco a desejar.

É verdade que o Sevilha não está numa das suas piores épocas, estando neste momento no quinto lugar da La Liga e nos 16avos de final da Liga Europa, competição que já venceu por 5 vezes, mas os alarmes começam a soar quando os resultados negativos aparecem e teimam em ficar. O mais grave foi sem duvida contra o Mirandés, que ditou o afastamento da Taça do Rei, competição que estava, este ano, bem ao alcance dos Sevilhistas, depois do afastamentos dos três grandes de Espanha.

Para além disso o quinto lugar não é de todo algo de que se devam orgulhar, principalmente porque foram mais os jogos que não ganharam (12) do que aqueles onde saíram vencedores (11), o que é bem revelador da instabilidade da equipa e do futebol pouco positivo que praticam desde o início da época, bem espelhado também no número de golos marcados, que é de apenas 29.

O responsável não será só o treinador de 53 anos, mas a verdade é que desde que o conhecemos do futebol português, nunca o vimos ter sucesso, seja no Futebol Clube do Porto ou no Real Madrid.

Enquanto treinador de futebol sénior, Julen Lopetegui ainda não conquistou nenhum título
Fonte: Sevilha FC

Como supra-referido, não se pode afirmar que esta está a ser uma época de fracasso para os vermelhos e brancos de Espanha, uma vez que o início foi até positivo com três vitórias nas primeiras quatro partidas. A questão prende-se com a forma como essas e as restantes vitórias foram conquistadas, sempre com pouco brilho e com números pouco volumosos, deixando sempre a desconfiança de que de um momento para o outro as coisas poderiam começar a correr mal. Prova disso é o facto de, no campeonato, nunca terem vencido por mais de 2 golos de diferença e de terem uma média de 1,2 golos por jogo, valor muito negativo para uma equipa com aspirações elevadas.

Aquilo que parecia inevitável aconteceu, e a situação está agora um pouco mais negra. Levam já uma série de três jogos sem vencer, um deles o tal que ditou o afastamento da Taça. A esse péssimo resultado juntou-se o empate caseiro contra o Alavés e a derrota frente ao Celta de Vigo, depois de estarem a vencer por 1-0.

O próximo desafio será vencer o Espanhol, de preferência por números convincentes que revelem que esta má fase está ultrapassada. O clube de Barcelona está no último posto do campeonato, mas conta agora com a ajuda de Raul de Tomás que marcou nas últimas cinco partidas e que certamente quererá fazer o mesmo à equipa do Sevilha.

Não se espera que as ideias de Lopetegui mudem, e talvez por isso dependa da inspiração dos jogadores para continuar firme no comando da equipa. De outra forma e com um resultado que não a vitória, a situação ficará mais tremida e o seu despedimento poderá mesmo entrar na equação.

Para muitos o seu valor (ou falta dele) está mais que provado. Já outros acreditam nas suas capacidades e têm ainda a esperança de que possa dar efetivamente algo de positivo ao clube. Só o tempo e os resultados nos darão respostas claras, mas fica a certeza de que continuamos à espera de provas concretas que evidenciem que aqui falamos de um treinador talhado para grandes clubes como aqueles em que tem estado.

Foto de Capa: Sevilha FC

Revisto por: Jorge Neves

Guilherme Vilabril Rodrigues
Guilherme Vilabril Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação de Comunicação Social e é um apaixonado pelo futebol. Praticante desde os três anos, desde cedo que foi rodeado por bola e por treinadores de bancada. Quer ser jornalista desportivo, e viu no Bola na Rede uma excelente oportunidade para começar a dar os primeiros toques.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.