Que jogos devo rever nesta Quarentena? Liverpool FC 3-3 AC Milan (3-2 g.p)

Um dos jogos mais memoráveis e, com certeza, um dos jogos para rever. Frente a frente, duas equipas já haviam conquistado a tão desejada “Orelhuda” – os italianos por seis vezes e os ingleses quatro – e queriam voltar a sentir o gosto de um triunfo europeu.

Após percursos bastante exigentes na caminhada até à final, AC Milan e Liverpool FC enfrentavam-se no Atatürk Olympic Stadium, situado em Istambul (o mesmo palco onde irá decorrer a final deste ano) para uma partida que poucos estariam perto de imaginar que a história deste embate seria de contornos épicos.

A final começou de feição para os “Rossoneri”: logo ao minuto um, o experiente lateral esquerdo e capitão de equipa, Paolo Maldini, foi até à área contrária desviar um livre de Andrea Pirlo com um belo remate à meia-volta, batendo um desamparado Jerzy Dudek para o 0-1. Ora, se o AC Milan já era tido como o principal favorito antes do início do encontro, essa condição ficava ainda mais reforçada com o golo madrugador.

A primeira parte ia decorrendo e o Liverpool não estava a conseguir recompor-se do “balde de água fria”, logo a abrir perante um Milan confortável a controlar o ritmo de jogo, graças à enorme qualidade dos elementos do seu campo composto pelo quarteto Pirlo, Gattuso, Seedorf e Kaká, que semeava o perigo na defensiva inglesa. Um exemplo disso foi o grandioso passe de Kaká que permitiu um rapidíssimo contra-ataque e terminaria com Hernán Crespo a finalizar com um toque em habilidade para o 0-3 ao intervalo e fazendo assim o seu bis, visto que tinha marcado primeiro aos 39’.

Os adeptos ingleses estavam atordoados com este duro golpe, mas queriam passar uma mensagem de esperança para os seus guerreiros e decidiram, então, entoar de forma sentida a famosa canção “You’ll Never Walk Alone”, o que acabou por dar maior motivação aos comandados de Rafael Benítez. Como é uma das tarefas de um capitão de equipa, Gerrard assumiu a responsabilidade e deu início a uma recuperação daquelas que só se vêm nos filmes e livros: o número oito dos “Reds” respondeu com cabeceamento exímio ao cruzamento de John Arne Riise aos 54’ e reduziu a diferença no marcador.

Gerrard deu mote para a excelente recuperação inglesa
Fonte: Liverpool FC

Dois minutos depois, foi a vez de Smicer reduzir ainda mais a desvantagem com um potente remate fora de área, onde fica a sensação de que Dida é mal batido. Xabi Alonso foi o homem que colocou tudo na “estaca zero”, após uma grande penalidade em que o guardião brasileiro ainda defende o primeiro remate, mas a perseverança do médio espanhol prevaleceu e o 3-3 estava consumado. O que o AC Milan tinha construído em 45 minutos de excelência, era destruído em pouco menos de seis minutos por um Liverpool de espírito combativo e persistente.

A reação dos milaneses surgiu por Shevchenko que quase repôs a vantagem, valendo Djimi Traoré com um corte importante sobre a linha de golo a impedir o 3-4. Antes do prolongamento, Kaká falhou uma clamorosa oportunidade em excelente posição para terminar com o jogo na sequência de um canto. Seriam mesmo necessários mais 30 minutos para decidir o vencedor da edição de 2004/2005 da Liga dos Campeões.

Já com o português Rui Costa dentro de campo, o único lance de verdadeiro destaque ocorreu no segundo tempo do prolongamento, em que a dupla tentativa de Shevchenko foi, notavelmente, parada por Dudek, mantendo assim o empate a três bolas e o jogo ia ser mesmo decidido nas grandes penalidades.

Se a partida até tinha começado bem para o conjunto de Carlo Ancelotti, já a lotaria dos penaltis não teve o mesmo início, uma vez que Serginho atirou bem por cima da baliza na primeira grande penalidade. Ao imitar o truque das “pernas trémulas” de Bruce Grobelaar na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1984, Dudek acabaria por ser o grande herói ao defender as tentativas de Pirlo e Shevchenko, pondo assim fim a um jejum de 21 anos do Liverpool sem se consagrar como a “melhor equipa da Europa” neste que é sem dúvida um dos jogos para rever nestes dias.

Um verdadeiro milagre foi o que se assistiu numa das finais mais marcantes da prova europeia de clubes mais importante, e que comprova que o Futebol é mesmo um desporto imprevisível. Nesta época em que convém que fiquemos o máximo de tempo em casa, aqui tens uma sugestão de um dos jogos para rever.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Liverpool FC: Jerzy Dudek (GR), Steve Finnan (Dietmar Hamann, 46’), Jamkie Carragher, John Arne Riise, Djimi Traoré, Sami Hyypiä, Xabi Alonso, Luís García, Steven Gerrard, Harry Kewell (Vladimir Smicer, 23’) e Milan Baros (Djibril Cissé, 85’)

AC Milan: Dida, Cafu, Alessandro Nesta, Jaap Stam, Paolo Maldini, Gennaro Gattuso (Rui Costa, 112’), Andrea Pirlo, Kaká, Clarence Seedorf (Serginho, 86’), Andriy Shevchenko e Hernán Crespo (Jon Dahl Tomasson, 85’)

 

  Artigo revisto por Joana Mendes

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto bate Twente em jogo particular

O FC Porto recebeu e venceu o Twente por duas bolas a uma, num jogo com carácter particular.

Inglaterra derrota Espanha e conquista o Euro 2025 Feminino

A Inglaterra bateu a Espanha na final do Euro 2025 Feminino nas grandes penalidades, após um empate a uma bola.

Sporting fecha a contratação de Ricardo Mangas em negócio de baixo custo

O Sporting está muito perto de conseguir a contratação de Ricardo Mangas. O jogador vai custar numa fase inicial 300 mil euros.

As primeiras imagens de João Félix com responsáveis do Al Nassr

João Félix está muito perto de ser confirmado como jogador do Al Nassr. O avançado já se encontra na Áustria com os seus colegas.

PUB

Mais Artigos Populares

Maxi Araújo chama a atenção: eis o clube interessado no jogador do Sporting

Maxi Araújo soma um clube interessado nos seus serviços. O jogador do Sporting está a ser pretendido pela Atalanta.

Eis a numeração do FC Porto para a nova temporada

O FC Porto apresentou os números dos seus jogadores antes da partida entre o emblema do Dragão e o Twente.

GP Bélgica: Oscar Piastri voltou a ser implacável

No regresso da Fórmula 1 após algumas semanas de ausência, o circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, recebia mais uma ronda do campeonato, com o domingo a demorar a arrancar devido à chuva. Quando arrancou, Oscar Piastri voltou a mostrar o motivo por que lidera este campeonato.