México 1–0 Camarões: Marcar três e ganhar 1-0

- Advertisement -

cabeçalho mundial'2014

Clique aqui para ver os golos.
Clique aqui para ver as estatísticas.

O RESCALDO

O primeiro jogo de hoje ficará para a História do Mundial de 2014 como aquele em que uma das equipas marcou três golos legais e ganhou por 1-0. A partida começou com um maior pendor ofensivo por parte do México, que apostou num esquema com três centrais para proteger a sua baliza. O ímpeto inicial dos americanos teria sido coroado com a chegada à vantagem logo aos 11 minutos, não fosse o árbitro colombiano Wilmar Roldán ter anulado um golo a Giovani dos Santos em que o mexicano está em linha com a defesa.

A partir daí os Camarões tentaram reagir, com Eto’o também a colocar a bola na baliza contrária. No entanto, no caso do (ainda) jogador do Chelsea, não houve qualquer dúvida quanto à irregularidade do seu posicionamento. Com Alex Song a comandar as operações no meio-campo, o dinâmico Assou-Ekotto a subir bem pelo lado esquerdo e o sempre perigoso Eto’o a mostrar-se disponível para assustar, os Camarões foram-se instalando no meio-campo contrário. Nesta altura, o “português” Herrera demonstrou toda a sua qualidade e disponibilidade na manobra defensiva da equipa, sendo sempre um dos mais esclarecidos. Aos 30 minutos, o México subiu à área dos Camarões e fez golo pela segunda vez. Mas, também pela segunda vez, a equipa de arbitragem lembrou-se de anular um golo limpo. E este ainda é mais flagrante: após a marcação do canto, Giovani dos Santos está nitidamente atrás dos defesas. Depois da polémica no jogo de abertura, a insistência da FIFA em resistir caprichosamente ao recurso às imagens voltou a arrastar o nome do futebol pela lama, na competição mais importante do planeta e com o mundo inteiro a ver: até agora, dois jogos realizados, duas arbitragens de terceira divisão.

Na segunda parte, o jogo voltou a ter a mesma toada. O México tentava chegar ao golo com maior insistência e o grande pormenor de Giovani dos Santos a isolar Oribe Peralta quase surtia efeito. Pouco tempo após um lance fortuito protagonizado por Assou-Ekotto que quase dava a vantagem à sua equipa (livre desviado na barreira), o México chegou ao terceiro golo, o primeiro a contar. Grande trabalho de Herrera a desmarcar Gio dos Santos, o ex-Barcelona permitiu a defesa de Itandje mas, na recarga, Peralta não perdoou. Vantagem merecida para os aztecas.

oribeperalta
Com a equipa de arbitragem a anular dois golos limpos a Giovani dos Santos, teve de ser Oribe Peralta a dar a vitória ao México
Fonte: raleigh.quepasanoticias.com

Em desvantagem, os Camarões mostraram-se pouco pressionantes e sem capacidade para alterar o rumo dos acontecimentos: perante o abrandamento de ritmo do México, bem ao estilo latino-americano, os homens de Volker Finke pareceram demasiado apáticos e não conseguiram imprimir a intensidade necessária. Nem quando a equipa passou a jogar com dois pontas-de-lança, após a entrada de Webó a 10 minutos do fim, a situação se alterou. Até final, destaque apenas para uma jogada perigosa pelo lado direito do ataque camaronês que a defesa contrária cortou para canto, e o bom cabeceamento de Moukandjo que Ochoa agarrou com estilo. Do lado Mexicano, Chicharito falhou completamente sozinho um golo certo, após perda de bola infantil de Nounkeu. O avançado do Manchester United já não marca pela selecção há quase um ano.

Vitória justa do México, que mesmo sem deslumbrar cumpriu o objectivo. Com este resultado, a ideia de que o segundo lugar do grupo será disputado por mexicanos e croatas ganha ainda mais força. Os Camarões jogarão contra a Croácia a continuidade neste Mundial, e terão de se mostrar mais aguerridos para conseguirem algo mais do que aquilo que fizeram nesta tarde chuvosa em Natal.

A Figura:

Herrera – O médio do FC Porto não fez uma grande temporada, mas continua a mostrar indícios de que a sua forma só poderá subir. Hoje fez um jogo inteligente tanto a atacar como a defender, mostrando toda a sua importância numa equipa jovem e em processo de renovação. A jogada do golo da sua equipa foi dele. E muito bem desenhada, por sinal.

O Fora-de-Jogo:

Arbitragem – Ontem os dois últimos golos do Brasil tiveram mão do japonês Yuishi Nishimura, hoje foi a vez de o colombiano Wilmar Roldán resolver subtrair dois golos legais ao México. No primeiro caso, a Croácia podia ter saído do jogo de abertura com grandes perspectivas de passagem para a fase seguinte, mas foi-se embora sem nada; no segundo, o México só não foi prejudicado nas contas finais porque conseguiu fazer um golo que o árbitro lá resolveu validar. As arbitragens insistem em escrever elas próprias a história dos jogos, prejudicando várias equipas. Se o objectivo da FIFA for desprover o futebol de qualquer credibilidade, diria que está a ter um enorme sucesso.

João V. Sousa
João V. Sousahttp://www.bolanarede.pt
O João Sousa anseia pelo dia em que os sportinguistas materializem o orgulho que têm no ecletismo do clube numa afluência massiva às modalidades. Porque, segundo ele, elas são uma parte importantíssima da identidade do clube. Deseja ardentemente a construção de um pavilhão e defende a aposta nos futebolistas da casa, enquadrados por 2 ou 3 jogadores de nível internacional que permitam lutar por títulos. Bate-se por um Sporting sério, organizado e vencedor.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.