Que jogos devo rever nesta quarentena? SL Benfica 1-0 BVB Dortmund

Às 19h45 do dia de S. Valentim, em 2017, Nicola Rizzoli fazia soar o apito inicial para iniciar a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campões, que opunha o SL Benfica de Rui Vitória contra o BVB Dortmund de Thomas Tuchel.

Os germânicos eram os favoritos à conquista da vitória, e o tridente ofensivo de luxo composto por Aubameyang, Reus e Dembélé prometia causar muitas dores de cabeça à defensiva encarnada. Do lado das “águias”, a principal ameaça vinha dos criativos Salvio, Pizzi e Rafa, que podiam, num ataque rápido, surpreender os auri-negros.

A bola começava a rolar, e foi logo notório o rumo que este jogo iria tomar. Os encarnados, num bloco compacto médio-baixo, iriam tentar tirar profundidade ao ataque alemão, que, com o tridente ofensivo acima referido, era extremamente perigoso caso conseguisse colocar a bola nas costas da defesa. Por isso, os homens de Rui Vitória iriam jogar mais na expetativa e, através de Salvio ou Rafa, partir para o contra-ataque.

Os homens de Dortmund, por seu lado, assumiam o controlo do jogo, tentando encontrar brechas na defensiva encarnada. As melhores ameaças de golo surgiam dos pés dos seus principais criativos, que, mesmo com pouco espaço, conseguiam meter Aubameyang na cara do golo. No entanto, todas essas tentativas esbarraram num homem: Ederson Moraes.

Com Taffarel nas bancadas da Luz, o guardião encarnado deu um autêntico “show de bola”, defendendo todas as bolas que iam enquadradas à baliza. Destaca-se a defesa da grande penalidade, ao minuto 58, que levou os adeptos encarnados a acreditar que seria mesmo possível sair com uma vitória.

Aubameyang falhou uma grande penalidade na cara de Ederson
Fonte: SL Benfica

Todavia, o momento alto da noite acontecera dez minutos antes. Num canto aparentemente inofensivo cobrado à direita do ataque encarnado surge, após um primeiro desvio de Luisão, Kostas Mitroglou para empurrar a bola para dentro da baliza de Roman Burki. As “águias” entravam a ganhar na segunda parte, e esperava-se um jogo ainda mais difícil até ao apito final.

O assédio germânico aumentou consideravelmente, mas o resultado manteve-se igual até ao fim, quer por mérito de Ederson Moraes, quer pela falta de qualidade na finalização por parte dos auri-negros. As “águias” saíam, assim, em vantagem na eliminatória e sonhavam com uma possível passagem aos quartos de final da prova milionária.

Porém, essa esperança foi sol de pouca dura, porque na semana seguinte os homens de Rui Vitória seriam goleados por 0-4 em Dortmund, terminando a última grande campanha europeia da década passada.

O jogo:

https://footballia.net/matches/sl-benfica-borussia-dortmund

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

SL Benfica – Ederson Moraes; Nélson Semedo, Luisão, Lindelof e Eliseu; Salvio, Fejsa, Pizzi e Carrillo (Felipe Augusto, 46’); Rafa (Cervi, 67’) e Mitroglou (Jiménez, 75’).

BVB Dortmund – Roman Burki; Piszczek, Bartra, Sokratis e Schmelzer; Durm, Weigl e Raphael Guerreiro (Castro, 82’); Dembélé, Reus (Pulisic, 82’) e Aubameyang (Schurrle, 62′).

Artigo revisto

João Pedro Coelho
João Pedro Coelhohttp://www.bolanarede.pt
O João não sabe escrever biografias. Posto isto, apraz apenas dizer que estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, e que tem um amor incondicional pelo Sport Lisboa e Benfica.

Subscreve!

Artigos Populares

Grupo Orlegi desmente aquisição da SAD do Chaves

O Grupo Orlegi foi apontado como o novo detentor de 70% da SAD do Chaves, mas tal informação não corresponde à verdade, segundo o que o Bola na Rede pode confirmar.

Benfica x Qarabag | Afogar as mágoas

Depois de um desaire açoriano, o Benfica procura afogar as mágoas junto dos seus, a contar para a competição milionária, com o Qarabag.

Para Luís Campos não há debate: Ousmane Dembélé é o claro favorito à Bola de Ouro

Luís Campos não tem dúvidas, Ousmane Dembélé é o principal candidato à Bola de Ouro. PSG conta com nove jogadores indicados ao prémio.

Chris Wilder regressa ao Sheffield United 3 meses depois de ter sido despedido

Chris Wilder regressa ao Sheffield United apenas três meses depois de ter sido despedido por não conseguir a subida à Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique pensou em avançar por Raheem Sterling

O Bayern de Munique terá elaborado uma abordagem no último dia de transferências para contratar Raheem Sterling. Jogador não conta para Enzo Maresca.

Caos no Estádio Carlos Osório: Oliveirense x Académico de Viseu termina com violência no relvado e nas bancadas

A Oliveirense e o Académico de Viseu não foram além de um empate a duas bolas e o jogo acabou com episódios de violência.

Portugal Legends brilha e aplica goleada ao Resto do Mundo

A equipa do Portugal Legends recebeu e venceu uma equipa composta por craques do Resto do Mundo por 4-1, no Estádio José de Alvalade.