📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Inglaterra 1-2 Uruguai: Suárez mata Inglaterra

- Advertisement -

logo mundial bnrClique aqui para ver os golos.
Clique aqui para ver as estatísticas.

O RESCALDO

O grupo D, o verdadeiro “grupo da morte” deste Mundial, com três selecções campeãs do mundo, tem-nos oferecido alguns dos melhores encontros desta competição. Depois de na primeira jornada termos assistido ao surpreendente desaire do Uruguai frente à Costa Rica e ao empolgante duelo entre Inglaterra e Itália que sorriu aos azzurri, hoje tivemos duas históricas nações do futebol à procura dos seus primeiros pontos e de um balão de oxigénio antes da ronda final. Foi o super-Suárez, que os ingleses tão bem conhecem, a resolver a questão, bisando para a vitória do Uruguai.

A primeira parte foi marcada pelo equilíbrio, com três oportunidades para cada lado. O Uruguai defendeu sempre com as linhas mais juntas e mais próximas da área, espreitando o contra-ataque; a Inglaterra, procurando os quatro homens da frente, terminou com mais posse de bola mas foi menos objectiva. A diferença fez-se num lance de génio protagonizado pela fabulosa dupla de avançados celeste: Cavani, naquele seu jeito aparentemente desengonçado, cruzou com frieza e precisão para a cabeça de Suárez, que mostrou todos os seus dotes de finalização. Na retina ficaram ainda duas grandes ocasiões para Rooney – primeiro num livre directo que rasou os ferros e depois num cabeçamento ao poste, em resposta a um cruzamento-livre de Gerrard.

Os primeiros dez minutos do segundo tempo mostraram um Uruguai muito pressionante, encostando os britânicos às cordas e ameaçando várias vezes dilatar da vantagem. Foi este o único momento do jogo em que os uruguaios conseguiram estabelecer-se no meio-campo adversário. Depois disso, os soldados de Roy Hodgson voltaram ao domínio da bola e do jogo. As entradas de Barkley e de Lallana (saídas de Welbeck e Sterling) foram importantes para conseguir circular com mais fluidez e menos erros. A um quarto de hora do fim, Rooney, o mais influente do ataque inglês, finalizou com sucesso uma jogada construída sobre a direita por uma tripla do Liverpool – Henderson, Sturridge e Johnson – e recolocou a igualdade no marcador.

Quando o Uruguai já não conseguia subir o bloco e só se via a Inglaterra à procura da reviravolta, Muslera lançou longo de uma ponta à outra do campo, Gerrard isolou Suárez com um cabeceamento muito mal medido e El Pistolero não perdoou – fuzilando Hart, sorriu depois para o espontâneo festejo de uma vitória arrancada a ferros, absolutamente decisiva para as aspirações uruguaias.

Suárez voltou a ser o talismã do Uruguai - dois golos que relançam o Uruguai na corrida  Fonte: Getty Images
Suárez voltou a ser o talismã do Uruguai – dois golos que relançam o Uruguai na corrida
Fonte: Getty Images

Do conjunto inglês há a destacar as exibições positivas de Baines, Rooney e Sturridge, assim como as entradas revigorantes de Barkley e Lallana. Sterling, demasiado individualista e inconsequente, foi jogador menos inspirado d’Os Três Leões. Com a responsabilidade de operar a ligação entre a defesa e o ataque somente entregue a Gerrard e Henderson, exigia-se maior capacidade de decisão do “quarteto-da-frente-metade-United-metade-Liverpool”. Para os anais ficará a provável despedida do mítico Steven Gerrard dos relvados dos Mundiais.

O Uruguai tem uma selecção plena de raça, querer e entrega, que faz do espírito guerreiro a sua maior arma e tem chegado muito longe assim. Apaixonante! Tabarez ganhou o meio-campo ao apostar no trio A.Rios/C.Rodriguez/A.González a fechar o centro. Os três estiveram concentrados e agressivos, criando superioridade no miolo e fechando todos os espaços aos irreverentes atacantes opositores – a chave do jogo. Foram eles que permitiram a Lodeiro, Cavani e Suárez brilhar no ataque. Lodeiro apareceu muito bem como “número 10”, trabalhando com afinco no momento defensivo e pegando na batuta no momento da transição ofensiva. Cavani trabalhou muito para a equipa e fez uma assistência incrível; Godín foi líder na defesa. A exibição de Arevalo Ríos – um pittbull, uma carraça, um soldado; em todo o lado! – e a imagem de Álvaro Pereira a gritar para o banco pedindo para entrar em campo depois de ter ficado inconsciente são o espelho perfeito da alma da selecção uruguaia e do seu povo. O confronto com a Itália na última jornada promete ser absolutamente imperdível!

A Figura

Luís Suárez – um atraso de cinco jogos de suspensão na Premier League não o impediu de se tornar “co-Bota de Ouro” da última temporada; um jogo de atraso por lesão nesta Copa também não foi o suficiente para o deixar de fora da luta pelos melhores marcadores do torneio. São dois golos que o definem como jogador – inteligência e matreirice no posicionamento, determinação e bravura em cada acção, supless e frieza na hora H – e que mantêm La Celeste viva. É impossível não ficar rendido ao carácter e ao talento de Suárez.

O Fora-de-Jogo

Inglaterra – de certo modo, é uma nomeação injusta, uma vez que os britânicos foram altamente competitivos nos dois jogos que disputaram neste Mundial. Vontade não lhes faltou! A verdade é que continuam com os mesmos zero pontos, o que significa que se a Costa Rica pontuar amanhã contra a Itália a derrota de hoje representa o fatídico adeus dos ingleses ao Brasil. Faltou um plano B a Roy Hodgson.

Francisco Manuel Reis
Francisco Manuel Reishttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pela escrita, o Francisco é um verdadeiro viciado em desporto. O seu passatempo favorito é ver e discutir futebol e adora vestir a pele de treinador de bancada.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira vence Juventude e segura liderança do Brasileirão

O Palmeiras foi ao terreno do Juventude vencer por 2-0, na jornada 31 do Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira continua na liderança.

Defesa do Tondela na mira do Sporting e do Braga

O Sporting e o Braga estão de olho em Brayan Medina. O defesa-central colombiano tem estado em destaque no Tondela.

Real Betis bate Mallorca com bis de Antony: eis os resultados do dia da La Liga

O Real Betis venceu o Mallorca por 3-0 para a jornada 11 da La Liga. Antony bisou com golos na primeira parte.

Aaron Ramsey dispensado do Pumas por se ausentar para procurar pelo seu cão desaparecido

Aaron Ramsey jogou apenas seis jogos pelo Pumas e foi dispensado após se ausentar para procurar pelo seu cão desaparecido.

PUB

Mais Artigos Populares

Changchun Yatai de Ricardo Soares despromovido na Liga Chinesa

O técnico português, Ricardo Soares, chegou a meio da temporada ao Changchun Yatai e não conseguiu evitar a despromoção.

Venceu o Mundial 2014, reformou-se aos 29 anos e dedica-se ao desportos radicais: «Quero beneficiar destes momentos difíceis»

André Schurrle, campeão mundial pela Alemanha em 2014, retirou-se aos 29 anos, e agora decidiu dedicar-se aos desportos radicais.

Christian Chivu reflete sobre a vitória do Inter Milão e elogia liderança de Lautaro Martínez: «Um exemplo para todos»

O técnico do Inter Milão, Cristian Chivu, falou sobre a vitória deste domingo frente ao Hellas Verona e elogiou Lautaro Martinez.