Sporting CP | Obrigado, Marcos Acuña!

No mercado de verão de 2017, o Sporting CP apresentava Marcos Acuña. Na altura, o clube sabia que estava a contratar um bom jogador, tanto que desembolsou quase dez milhões no mesmo. Assim foi, Acuña rapidamente se assumiu como titular indiscutível, podendo fazer todo o corredor esquerdo sempre com qualidade e com algo que o distinguia de muitos outros: refiro-me, pois, à garra. O argentino que, por vezes, sofreu em termos disciplinares com essa característica, valeu-se da mesma em cada duelo, em cada jogada e em cada movimento dentro do campo. À garra, acrescia a qualidade, fosse em aspetos táticos, seja na definição do passe ou do cruzamento. Mas, e neste caso, infelizmente, nada é eterno e a estadia de Acuña em Alvalade também não o foi – o argentino saiu para o Sevilha por 10 milhões de euros, mais dois por objetivos, de acordo com o comunicado do Sporting CP à CMVM.

Sem dúvida alguma, Acuña merecia uma despedida melhor e, acima de tudo, merecia ser melhor tratado pelo clube que o colocou a treinar à parte, desvalorizando por completo o jogador. Mas agora falemos da venda em si: a par de Wendel, Acuña era o jogador mais valioso do plantel, valendo 12 milhões de euros de acordo com o site TransferMarkt e, olhando deste prisma e tendo em conta a conjuntura atual, até parece que foi uma venda razoável visto que o negócio poderá chegar aos 12 milhões de euros… no entanto, existem dois factos que me deixam pensativo quanto à avaliação da transferência de Acuña:

– A forma de vender o jogador (isolá-lo do plantel). Recordemos que Acuña chegou a treinar num pinhal, enquanto a equipa estava em estágio. Esta forma de demonstrar interesse em vender um jogador só o desvaloriza em termos financeiros.

– O segundo facto prende-se com uma questão que levanto: Haverá algum jogador no plantel capaz de substituir Marcos Acuña? Infelizmente, penso que a resposta é “não”. Embora o clube se tenha “precavido” através de Nuno Mendes e Antunes, o jovem ainda é uma promessa e, Antunes, podendo surpreender, à partida, não será melhor do que o argentino. Para além da qualidade (que Nuno Mendes talvez possa igualar), Acuña tem um espírito competitivo único e consegue contagiar os outros jogadores com esse mesmo espírito.

Acuña irá deixar saudades no seio dos adeptos leoninos
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Por outro lado, o esquema atual do Sporting não permite que Acuña jogue na posição onde costuma jogar, isto é, defesa esquerdo. Durante parte da época, Rúben Amorim escolheu colocar o argentino a defesa central do lado esquerdo, facto que limitou a sua capacidade ofensiva. Devido a este fator, consigo compreender minimamente a vontade de vender Acuña. Contudo, o que não consigo perceber verdadeiramente é a forma como o processo de venda do jogador foi gerido e, acima de tudo, a forma como um jogador que nos deu tanto foi tratado. Considero que faltou gratidão e inteligência na hora de venda. Posto isto, obrigado Acuña!

Gonçalo Patrão
Gonçalo Patrãohttp://www.bolanarede.pt
Atualmente na licenciatura de Ciências da Comunicação na Nova FCSH. Com o mesmo gosto por escrever de sempre e com paixão pelo Sporting Clube de Portugal, procuro trazer uma opinião sensata e diferenciada sobre o que se vai passando no clube. Procuro que o lema do clube me acompanhe em tudo o que faço, seja na vida pessoal ou profissional.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Morreu Miguel Ángel Russo, treinador do Boca Juniors

Morreu Miguel Ángel Russo. O treinador do Boca Juniors estava hospitalizado e acabou por falecer devido a um cancro na próstata.

Jimmy Floyd Hasselbaink compara Ruben Amorim a Jurgen Klopp e Mikel Arteta: «Flexibilidade é a chave»

Jimmy Floyd comentou sobre Ruben Amorim não ser flexível com o modelo de jogo. O antigo jogador ainda questionou a continuidade do português.

Adeptos do FC Porto podem estar descansados: Victor Froholdt não pode deixar o Dragão em janeiro

Victor Froholdt terá que continuar a representar o FC Porto até ao final da temporada. O jogador não se poderá transferir em 2025/26.

Futsal: Eis os convocados de Portugal para defrontar a Letónia

Portugal irá disputar dois jogos particulares frente à Letónia para preparar o Europeu de 2026. A fase final será sorteada a 24 de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Kerem Akturkoglu arrisca suspensão de 12 jogos

Kerem Akturkoglu pode ser suspenso por 12 jogos após a sua saída para o Fenerbahçe. O caso envolve irregularidades no contrato assinado.

Maísa Correia renova com o Sporting até 2028

Maísa Correia prolongou o seu vínculo com o Sporting até 2028. A jovem jogadora mostrou-se muito feliz e com confiança recebida.

Futsal Feminino: Portugal empata com a Espanha no segundo duelo ibérico

Portugal empatou com a Espanha por 3-3 no segundo encontro dos dois jogos frente à seleção vizinha. Os duelos Ibéricos contaram para a preparação do Mundial.