Argentina 1-0 Suíça (a.p.): Ganhou Di María

logo mundial bnr
Clique aqui para ver os golos.
Clique aqui para ver as estatísticas.

O RESCALDO

Não era a Argentina de Sabella se não fosse a inspiração individual a resolver o que o colectivo não consegue. Di María, já no prolongamento, apurou a alviceleste para os quartos-de-final do Mundial, onde irá defrontar o vencedor do Bélgica-EUA. Perante um conjunto suíço muito bem montado por Hitzfeld, os sul-americanos voltaram a ter dificuldades na criação ofensiva, acusando a falta de um médio que consiga fazer a ligação com o ataque (mais forte no transporte de bola). Valeu mais uma vez Messi e sobretudo Di María, o principal responsável pela vitória.

O início do jogo trouxe aquilo que se esperava. A Suíça apresentou um bloco baixo, com os extremos a darem muito apoio aos laterais, e a dupla Inler-Behrami a pressionar intensamente. A Argentina, obrigada a assumir as despesas do jogo, entrou com pouca dinâmica – Gago, que até fez o jogo menos mau neste Mundial, voltou a não estar à altura – e não conseguiu criar perigo para Benaglio. Pelo contrário, pertenceram aos suíços as melhores ocasiões da primeira parte. A velocidade de Shaqiri e Mehmedi deu problemas à frágil defensiva argentina, que viu Xhaka e Drmic (completamente isolado) rematarem para defesas de Romero.

A festa da alvi-celeste Fonte: FIFA
A festa da alvi-celeste
Fonte: FIFA

Na segunda parte, a Argentina surgiu mais intensa e assumiu o controlo do encontro. Rojo, aproveitando o facto de Xhaka estar mais preocupado em fechar o espaço interior, deu muita profundidade ao flanco esquerdo e permitiu que a equipa criasse várias oportunidades para marcar (Benaglio esteve inspirado e fez inúmeras defesas de grau de dificuldade elevado). A Suíça praticamente deixou de atacar, e essa situação acentuou-se com a entrada de Gelson Fernandes para ocupar o lado direito. No entanto, Sabella não arriscou nada, e o jogo seguiu para prolongamento.

Ao contrário do que se poderia esperar, a Argentina não teve um domínio avassalador no prolongamento. A Suíça, claramente à espera dos penáltis, conseguiu ter alguma posse de bola e pôde respirar. Aos 118 minutos, Palacio tirou a bola a Lichsteiner, Messi arrancou e assistiu Di María para o golo. A história do jogo não ficou por aqui: a equipa de Hitzfeld não baixou os braços e ainda viu Dzemaili acertar no poste. A estrelinha protegeu uma Argentina que voltou a contar com as individualidades para superar uma equipa colectivamente bem mais organizada.

A Figura:

Ángel Di Maria – Resistência, vontade e qualidade técnica que nunca mais acaba. O golo que marcou foi um prémio justo para aquilo que fez durante os 120 minutos. O extremo argentino, sem fazer uma exibição perfeita, foi o mais inconformado da alviceleste (fez vários remates perigosos) e criou inúmeros desequilíbrios na defesa suíça.

O Fora-de-Jogo:

Stephan Lichsteiner – O lateral direito até estava a fazer a exibição mais conseguida neste Mundial (está bem longe da melhor forma), mas a perda de bola aos 118 minutos acabou por ser fatal para a equipa suíça. Do outro lado, Ricardo Rodríguez mostrou que, aos 21 anos, já é um dos melhores laterais-esquerdos do futebol mundial. Fez uma exibição quase irrepreensível, destacando-se pela capacidade de desarme, inteligência posicional e qualidade na saída de bola.

Tomás da Cunha
Tomás da Cunha
Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Figo revela que jogador levaria do Barcelona para o Real Madrid

Luís Figo foi um dos jogadores que trocou o Barcelona pelo Real Madrid, uma transferência que marcou o futebol mundial.

A realidade do Sporting na posição de extremo: as opções de Rui Borges

O Sporting esteve no mercado em busca de um extremo até ao final da janela de transferências, mas não conseguiu fechar nenhum nome.

Nottingham Forest pondera despedir Nuno Espírito Santo e já há um candidato ao lugar do português

O Nottingham Forest está a ponderar seriamente demitir Nuno Espírito Santo. Domenico Tedesco é visto como o grande candidato ao posto.

Luís Filipe Vieira apresenta regulamento eleitoral alternativo para as eleições do Benfica

Luís Filipe Vieira é um dos candidatos à presidência do Benfica e quer um regulamento eleitoral alternativo para as eleições de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Os pormenores da lesão de Luuk de Jong pelo FC Porto

Luuk de Jong saiu lesionado da partida entre o FC Porto e o Lusitânia Lourosa, deixando Francesco Farioli furioso.

Particular dramático para Francesco Farioli: as alternativas do FC Porto aos jogadores lesionados

O FC Porto viu Luuk de Jong e William Gomes saírem lesionados da partida particular frente ao Lusitânia Lourosa

Bernardo Silva rendido a Cristiano Ronaldo: «É um líder e a sua experiência é muito importante para os objetivos»

Bernardo Silva realizou esta segunda-feira a antevisão da partida entre Portugal e a Hungria, relativa à qualificação para o Mundial 2026.