SL Benfica | Antevisão do futsal 2020/2021

A Primeira Liga de futsal terá início este fim-de-semana, com o SL Benfica a receber o AD Modicus Sandim este sábado, às 19h. Os encarnados regressam assim aos jogos oficiais, depois de uma longa e forçada paragem pelos motivos que todos conhecemos.

Até ao cancelamento das competições, a época de 2019/2020 do Benfica vinha a ter mais baixos do que altos. A equipa perdera a Supertaça para o Sporting CP, e tinha acabado de ser eliminada pelos leões nos quartos-de-final da Taça de Portugal.

Também se encontrava atrás do rival no campeonato e ainda falhara o acesso à Final Four da UEFA Champions League. O único ponto alto até ao momento tinha sido a conquista da terceira Taça da Liga consecutiva, com uma vitória sobre o Sporting por 5-4.

Depois da forçada paragem da época, o Benfica começou a preparar a temporada 2020/2021, tendo feito uma pequena revolução no plantel para atacar os objectivos para a nova época, que irá decorrer num contexto novo para os jogadores.

Entre as saídas, estava já há muito tempo anunciada a do fixo André Coelho para o FC Barcelona. O internacional português realizou três épocas de grande nível ao serviço do Benfica, tornando-se num dos melhores do mundo da sua posição, e irá dar agora o salto para o melhor campeonato do mundo.

Após nove anos ao serviço do Benfica, o internacional português Bruno Coelho também saiu do Benfica para assinar o contrato da sua vida. O ala de 33 anos irá juntar-se a Ricardinho no ACCS de França e será uma ausência sentida no clube, sobretudo no balneário devido ao seu benfiquismo e capacidade de liderança.

A nível de jogadores portugueses, também saiu o ala Miguel Ângelo para o SC Braga, numa perspectiva de dar mais espaço a jogadores jovens como Afonso Jesus e Silvestre Ferreira; o jovem guarda-redes André Correia também rumou ao Eléctrico de Ponte-de-Sôr, em busca de mais minutos de competição, sendo que o Benfica poderá resgatar o jogador quando quiser.

Entre as saídas de jogadores estrangeiros, a saída mais sentida será claramente a de Fernandinho. O ala-pivot de 37 anos marcou um total de 104 golos nos dois anos ao serviço do Benfica e era uma das figuras de proa do plantel. Irá rumar ao Kairat Almaty, do Cazaquistão.

O ala brasileiro Chaguinha também saiu do Benfica, após seis anos ao serviço das águias. O brasileiro tem sido muito fustigado por lesões nos últimos anos e irá rumar ao futsal espanhol para relançar a carreira. Já o fixo Fernando Drasler foi um autêntico erro de casting e também irá regressar a Espanha.

A nível de empréstimos, o Benfica tem quatro jogadores emprestados a clubes da Liga Placard: Bruno Graça e Célio Coque ao Eléctrico FC, Rui Moreira ao AD Fundão e Tiago Fernandes ao Quinta dos Lombos.

Arthur foi um dos destaques da pré-temporada
Fonte: Sport Lisboa e Benfica

Em relação a entradas, o primeiro reforço a ser oficializado foi o internacional brasileiro Arthur. O ala de 26 anos vem do FC Barcelona e é um jogador que se pode tornar numa mais-valia em vários aspectos. Trata-se de um jogador com uma grande capacidade física (1,79m e 85 Kg) e com um potente remate. Mas, tal como Robinho, também é um ala canhoto que é capaz de desequilibrar no 1 vs 1, sendo que a sua contratação também permitirá dar mais descanso a Robinho, bem como começar a preparar a sua sucessão.

No sentido contrário a Fernandinho, chega o internacional iraniano Hossein Tayebi. O ala de 32 anos tem uma UEFA Futsal Cup no currículo e é uma das principais figuras da selecção iraniana. Trata-se de um jogador criativo e com uma grande qualidade técnica capaz de jogar com os dois pés, sendo daqueles jogadores capazes de criar um golo do nada.

Para a posição de pivot, chegaria o internacional russo Ivan Chiskala. O jogador de 25 anos vem do Gazprom-Ugra, tendo no currículo dois campeonatos e uma UEFA Futsal Cup. É um goleador nato, vindo de várias épocas a marcar mais de 20 golos. Sendo um pivot, não é o clássico jogador de área, destacando-se mais pela qualidade técnica. É também um jogador bastante agressivo sem bola, podendo ser uma arma importante para defender um 5 vs 4.

A nível nacional, o destaque vai para a contratação de Nilson Miguel, fixo internacional português que dá o salto para o futsal profissional aos 28 anos, e para o regresso do jovem Silvestre Ferreira, após uma época emprestado ao Eléctrico FC. O jovem ala de 21 anos foi um dos destaques da equipa na pré-época e tem condições para vir a ser aposta regular na equipa principal.

Para além destas entradas, houve ainda alguns jovens promovidos à equipa principal. O guarda-redes de 20 anos Martim Figueira será o terceiro guarda-redes da equipa. Os jovens alas Edmilson Sá e Rúben Teixeira e o pivot Diogo Furtado também integraram a equipa principal durante a pré-época.

O grande senão no plantel resume-se à posição de fixo. Perante as saídas de André Coelho e Drasler, era de esperar que se contratasse mais um fixo de classe mundial. Nilson era a melhor opção disponível a nível nacional, mas para defrontar uma equipa como o Sporting que explora muito os pivots é preciso mais alguém com quem Nilson possa rodar para marcar os pivots adversários, sendo que tanto Fábio Cecílio como Afonso Jesus são fixos com outras características, menos fortes fisicamente e mais tecnicistas e cerebrais.

Outra questão no plantel vai para a situação de jovens como Afonso Jesus e Silvestre Ferreira. Joel Rocha nunca foi um treinador muito dado a apostar nos jovens, mas, perante o tremendo potencial de ambos e as saídas de Bruno Coelho e Miguel Ângelo, tudo indica que venham a ser aposta regular na equipa. Já quanto a Jacaré, sendo o único pivot formado localmente no plantel, deverá ser aposta regular.

De resto, acho que a equipa mexeu muito bem no mercado. Os três reforços estrangeiros irão acrescentar potência, versatilidade e capacidade goleadora à equipa. Para além disso, os três jogadores, principalmente Arthur e Chiskala, têm condições para vir a jogar uns bons anos no Benfica.

Quanto ao Sporting CP, que será novamente o adversário directo dos encarnados, este manteve a estrutura-base da equipa, mas perdeu alguma profundidade no plantel com as saídas de Déo, Alex e Léo Jaraguá, tendo preenchido as vagas com o regresso de Mamadú Ture, após empréstimo, e a promoção de alguns jovens da formação.

No caso de não haver mais mexidas nos plantéis dos rivais, creio que o Benfica tem um plantel com maior profundidade a nível de soluções ofensivas, e também pelo facto ter uma base portuguesa mais curta e envelhecida. No entanto, num confronto directo numa final do play-off, o handicap na posição de fixo pode fazer a diferença.

Dada a conjuntura actual de ambos os plantéis, esta será a derradeira oportunidade para Joel Rocha, na sua sétima temporada ao serviço do Benfica, mostrar que tem capacidade para se superiorizar ao Sporting.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogador do Inter Milão assume desejo de jogar na Premier League: «Estou definitivamente interessado»

Denzel Dumfries revelou que tem interesse em jogar na Premier League. O lateral neerlandês tem contrato com o Inter Milão.

Andreas Schjelderup deixa grandes elogios para Fredrik Aursnes: «Ele é muito bom»

Andreas Schjelderup deixou muitos elogios para o compatriota, Fredrik Aursnes. O avançado admitiu que não conseguiu convencer o médio a voltar à seleção da Noruega.

Internacional Equatoriano pede saída do selecionador de Equador e deixa pedido: «Vamos atrás do José Mourinho»

O internacional equatoriano Jefferson Montero apelou à contratação de José Mourinho. O jogador de 36 anos pediu a demissão do selecionador, Sebastián Beccacece.

Já há árbitro definido para o Hungria x Portugal desta terça-feira

O Hungria x Portugal desta terça-feira vai ter arbitragem de Erik Lambrechts. O encontro é referente à segunda jornada de qualificação para o Mundial de 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Morreu Carlos Barbosa, antigo presidente do Paços de Ferreira

O Paços de Ferreira confirmou a morte de Carlos Barbosa. O antigo presidente dos castores liderou a equipa entre 2010 e 2014.

Nas mãos de Francesco Farioli mas com boas indicações: os 3 jogadores no último ano de contrato com o FC Porto

O FC Porto conta com três jogadores a cumprir o último ano de contrato: Pedro Lima, Jakub Kiwior e Luuk de Jong.

Lenda do Manchester United deixa conselho para Benjamin Sesko: «Precisa esperar o momento certo»

A lenda do Manchester United, Dwight Yorke, falou sobre a adaptação de Benjamin Sesko. O antigo avançado apelou à paciência e capacidade de esperar pelo momento certo.