Rio Ave 0-0 IFK Göteborg: A lição estava bem estudada

- Advertisement -

liga europa

Mais uma data histórica para o Rio Ave. O Estádio dos Arcos recebia o seu primeiro jogo europeu e o povo vila-condense esteve em peso num jogo onde o Rio Ave defendia uma vantagem mínima, de 1-0, conseguida na Suécia.

Como o Rio Ave tinha uma vantagem de apenas um golo, este foi um jogo diferente do da primeira mão. O IFK Göteborg desde cedo mostrou que queria anular a vantagem. A precisar de um golo, os suecos tentaram desde o início da partida marcar o golo que empataria a eliminatória. Marcar cedo era a missão, e o Rio Ave percebeu essa intenção, ao fechar os caminhos. Ainda assim, foi mais forte o conjunto português durante a primeira parte. Mesmo com preocupações defensivas, o Rio Ave procurou o golo que tranquilizaria a equipa e os adeptos. Ao intervalo, o nulo era favorável ao Rio Ave. Faltavam 45 minutos para se fazer história.

O filme da segunda parte tem semelhanças com o da primeira. O Rio Ave teve de assegurar primeiro o equilíbrio defensivo para depois  procurar o ataque. A lição estava bem estudada por parte do conjunto de Pedro Martins. Ao defender, o Rio Ave dava a bola aos suecos, que subiam mais, e conseguia explorar o contra-ataque. Mesmo partindo de trás, foram sempre os homens da casa que tiveram as oportunidades mais perigosas. Os suecos foram a prova de que ter bola, por si só, não chega. Demonstraram ter poucas ideias para quem precisava de um golo e o momento de maior perigo só apareceu aos 70 minutos. Pouco. Com o final do jogo a chegar, os suecos arriscaram mais. Tal como na primeira mão, o facto de estes terem mais minutos nas pernas do que o Rio Ave fez a diferença. Mas, mesmo assim, Cássio nunca foi obrigado a muito trabalho. Controlando os suecos, o Rio Ave aguentou e fez história.

A equipa está com toda a justiça no play-off. Passou a melhor equipa. Em 180 minutos, o Rio Ave foi mais forte do que um IFK Göteborg de quem se esperava muito mais. Os suecos nunca mostraram ter realmente mais experiência do que o Rio Ave e não fizeram o suficiente neste jogo para dar a volta. Já o Rio Ave mostrou que tinha a lição bem estudada. Hoje teve de ser assim: ter cuidados defensivos mas nunca abdicar de atacar. Pedro Martins só pode estar contente. Em cinco semanas, com um treinador novo e com novos jogadores, a equipa já tem uma ideia de jogo e já se mostra pronta para a Supertaça. Agora é esperar pelo sorteio, com uma certeza: o Rio Ave será cabeça-de-série, o que é desde logo favorável.

André Conde
André Condehttp://www.bolanarede.pt
O André apoia o Benfica, mas, acima de tudo, gosta de comentar o futebol em geral. Adora assistir às primeiras pré-eliminatórias das provas europeias e é fã do Stoke City.                                                                                                                                                 O André não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.