Um confronto de primeira: GD Estoril-Praia x SL Benfica

Taça de Portugal, 1.ª mão da Meia Final: quinta feira, 20h15, 11 de Fevereiro de 2021
ANTEVISÃO: TESTE DIFÍCIL PARA A TURMA DA LUZ

 

A pandemia continua a impossibilitar uma vida normal a todos. Um jogo que seria de enchente na Linha entre GD Estoril-Praia e SL Benfica, passa de festa a ocasião de Taça, num silêncio aterrador que possibilita a descoberta do outro lado do jogo – os gritos do treinador, as reclamações ao árbitro ou a intensidade do clima (como a chuvada monumental de ontem em Barcelos).

VISITA DOS ENCARNADOS AO REDUTO DE UM DOS CANDIDATOS À SUBIDA! HAVERÁ TAÇA NO ESTORIL OU O BENFICA CONSEGUIRÁ COLOCAR-SE EM VANTAGEM? APOSTA JÁ EM BET.PT!

O GD Estoril-Praia x SL Benfica tem tudo para ser outro grande jogo de futebol dentro das quatro linhas e o contexto era propício a que acontecesse o mesmo nas bancadas e no exterior do recinto do Estádio António Coimbra da Mota, com a final do Jamor ao alcance de duas boas perfomances. Jorge Jesus já voltou ao banco e promete uma segunda volta melhor do que a primeira. Do outro lado, Bruno Pinheiro, que promete “seis ou sete alterações” devido à acumulação de jogos, chega a esta fase depois dum progresso imaculado ao comando dos canarinhos, com vitórias consensuais em campos de Primeira Liga – avançou três eliminatórias ultrapassando primodivisionários – e um futebol que faz furor no universo futebolístico português.

A má fase na Segunda Liga, com dois empates e duas derrotas nos últimos quatro jogos, não apaga o que de bom já foi feito pela equipa. Um rendimento superlativo que ajuda a elevar algumas das figuras a destaques no campo mediático: Miguel Crespo, Gamboa ou Aziz, o melhor finalizador do conjunto com dez golos em 19 jogos (o guineense é ausência confirmada, assim como Harramiz). Os dois primeiros são lanças apontadas à baliza que deverá ser entregue a Helton Leite, como tem sido norma em contexto de Taça.

Da Luz vem um conjunto a precisar de várias lufadas de ar fresco – um bom resultado na Amoreira, a realizar-se, ajudaria à reabilitação anímica e a um alívio do calendário, permitindo encarar a segunda mão como oportunidade para gerir os índices físicos. Algo que muito dificilmente acontecerá, dada as pobres demonstrações futebolísticas habituais , que se contrapõem com o excelente nível adversário – ao contrário de 2016/17, há possibilidades reais do GD Estoril Praia atingir, pela segunda vez na sua história, a final do Jamor. Mantenha-se a competência apresentada até aqui e a surpresa pode perfeitamente acontecer.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O GD Estoril x SL Benfica é, ainda hoje, o confronto com maior diferença de golos numa final do Jamor: 0-8 em 1943/44, com cinco golos de Rogério Pipi.
  2. Para chegar às meias-finais, o GD Estoril eliminou Sertanense FC (0-4), Lusitano de Évora (5-0), Boavista FC (2-1), Rio Ave FC (1-2) e CS Marítimo (1-3 a.p.).
  3. Os homens da linha repetem o feito de 2016-17 (quando também defrontaram o SL Benfica), sendo estas as duas maiores caminhadas na Taça depois da final de 1943/44.
  4. Depois da vitória no Estádio dos Barreiros, contam-se duas derrotas consecutivas dos canarinhos na Segunda Liga (Arouca e Académica), o que valeu a queda para o segundo lugar da tabela classificativa.
  5. O GD Estoril é o segundo melhor ataque (29) e a melhor defesa (13) da Segunda Liga.
  6. A derrota com a Académica (1-2) foi a primeira no António Coimbra da Mota em 2020/2021.
  7. Em 62 confrontos, uma única vitória caseira dos canarinhos frente aos encarnados: a 1 de Dezembro de 1946, com 6-3 no placard.
  8. O SL Benfica soma três derrotas contra equipas de escalão inferior no seu historial da prova rainhaVitória FC em 1960/61 (4-1 em Setúbal), Gondomar SC em 2002/03 (0-1 na Luz) e Varzim SC em 2006/07 (2-1 na Póvoa).
  9. Pizzi pode igualar Fernando Chalana no número de jogos de águia ao peito (311); Continua empatado com Mats Magnusson em relação a golos marcados em provas oficiais (87).
  10. Jorge Jesus perdeu (2-0) na última vez que visitou a Amoreira – era treinador do Sporting. Como técnico encarnado, tem três vitórias em três jogos.

JOGADORES A TER EM CONTA

Miguel Crespo (GD Estoril)– Das boas prestações com a camisola do Merelinense FC às poucas oportunidades nos sub-23 do Sporting de Braga, havia algo mais para confirmar quanto aos talentos de Miguel Crespo, trazidos para a ribalta à boleia da positiva ideia de jogo do sistema de Bruno Pinheiro.

Intérprete máximo do 4-4-2 canarinho, é ele o farol ofensivo da equipa e o elemento que permite variar para 4-3-3, baixando junto do duplo pivot. As capacidades mentais já referidas pelo treinador, como disciplina e concentração máximas em todos os momentos,  transparecem integralmente no seu estilo de jogo voluntarioso. Miguel mostrou-se definitivamente ao grande público com a exibição na Madeira, onde foi uma das figuras na grande vitória estorilista.

Pedrinho (SL Benfica) – O fantasista brasileiro deverá ter nova oportunidade depois das boas indicações na Reboleira, no jogo dos quartos-de-final. A partir da direita ou em zona central, oferece à equipa doses industriais de criatividade, material de extrema necessidade desde que a dupla atacante se cingiu à explosividade física da parelha Darwin-Seferovic.

XI`S PROVÁVEIS

GD Estoril Praia: Thiago Rodrigues; Carles Soria, Hugo Basto, Hugo Gomes e Joãozinho; Gamboa, Loreintz Rosier e Miguel Crespo; André Vidigal, Murilo e André Clóvis.

Treinador: Bruno Pinheiro

«O Benfica é favorito, como era o Rio Ave, o Boavista e o Marítimo. Sabemos disso, mas temos vontade de fazer um bom jogo, diminuir essas probabilidades, proporcionar um bom espetáculo e, se possível, sair vitoriosos. O Benfica é favorito, mas vai ter de o mostrar em campo e estou certo de que o Estoril vai ter os seus momentos»

SL Benfica: Hélton Leite; Diogo Gonçalves, Otamendi, Vertongen, Nuno Tavares; Weigl, Pizzi, Pedrinho e Everton; Gonçalo Ramos e Darwin.

Treinador: Jorge Jesus

“O Estoril é uma equipa com uma ideia de jogo interessante”

PREVISÃO DE RESULTADO: GD ESTORIL 1 X 2 SL BENFICA

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Sousa eleito melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos

Paulo Sousa foi eleito o melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos. Treinador viveu época de sonho no Shabab Al Ahli.

Ruben Amorim animado após ser questionado sobre o interesse do Manchester United em Gianluigi Donnarumma

Ruben Amorim foi questionado por um adepto quanto ao interesse em Gianluigi Donnarumma. Técnico deixou escapar riso.

Arouca vence AVS SAD por 3-1 com Trezza nos Três golos

O Arouca destacou-se na primeira jornada da Primeira Liga. Vitória sobre o AVS SAD na jornada inaugural da prova.

1º Dezembro arranca campanha com vitória na receção à Académica: eis os resultados do dia na Liga 3

O 1.º Dezembro venceu a Académica por 2-1 na estreia na Liga 3. Competição 2025/26 arrancou com muita emoção e golos.

PUB

Mais Artigos Populares

Tem contrato com o Fenerbahçe de José Mourinho e é alvo do Arouca para a defesa

O Arouca está de olho na contratação de Omar Fayed. Defesa central egípcio está nos quadros do Fenerbahçe de José Mourinho.

AS Roma tem contratação de médio do Benfica como sonho para os últimos dias do mercado

A AS Roma tem Florentino Luís na lista de alvos para este mercado. Médio representa o Benfica e pode deixar as águias.

Benfica responde ao Sporting em comunicado: «Ridículo tentar transformar a derrota na Supertaça numa pseudo-vitória de secretaria»

O Benfica respondeu à participação disciplinar instaurada pelo Sporting a Bruno Lage. Caso remonta à Supertaça.