SL Benfica | A consolidação da muralha encarnada

Nos últimos jogos temos visto um melhoramento no nível exibicional da equipa do SL Benfica. Se ofensivamente a equipa vai crescendo lentamente, a nível defensivo as melhorias são muito mais evidentes. Nos primeiros 25 jogos da época, a equipa de Jorge Jesus sofreu golos em 14 deles. Em sete desses jogos, os encarnados sofreram dois ou mais golos.

Contrariamente, nos últimos seis jogos para a Primeira Liga, o SL Benfica conseguiu manter a sua baliza a zeros. A marca de dois golos sofridos nas últimas oito partidas para a competição é já um valor respeitável. A que é que se deveu esta alteração tão drástica no desempenho do setor defensivo das “águias”?

Antes de mais, Jorge Jesus implementou mudanças na organização defensiva da equipa. Mesmo continuando a alinhar no habitual 4-4-2 (ou 4-4-1-1) a equipa passou a defender muitas vezes num 4-3-3. O extremo do lado da bola saia na pressão, enquanto que o extremo do lado contrário ao do esférico juntava-se aos homens do meio campo formando uma linha de três. Se o esférico estiver no lado direito, o avançado mais descaído para a esquerda bascula para cobrir a ala esquerda permitindo assim ao extremo recuar.

Este tipo de posicionamento permitiu ao SL Benfica condicionar de forma mais eficiente a primeira fase de construção do adversário e impedir a desvantagem numérica no meio campo. Para além das mudanças táticas, o incremento exibicional a nível defensivo deveu- se a alguns bons momentos de forma e também a algumas entradas chave na equipa.

Julian Weigl assumiu definitivamente o lugar de “número seis” nesta equipa. O alemão continuou a demonstrar-se vital na construção ofensiva, mas amentou muito a sua produtividade defensiva sobretudo através da leitura de jogo e dos espaços. Otamendi, depois de cometer vários erros diretamente ligados a golos sofridos ou situações de finalização, foi subindo gradualmente o seu nível exibicional. O central argentino tornou-se num dos jogadores mais importantes da equipa.

A chegada de Lucas Veríssimo veio garantir uma alternativa de grande nível a Otamendi e Vertonghen e permitir a Jorge Jesus alinhar o tão desejado esquema com três centrais. O ex-Santos FC tem-se apresentado de forma muito positiva, tendo já ganho um lugar de destaque no plantel.

Helton Leite relegou Vlachodimos para o banco
Helton Leite tem sido decisivo no controlo da profundidade
Sebastião Rôxo/ Bola na Rede

No entanto, para mim, uma das razões do melhoramento da manobra defensiva foi a entrada direta de Helton Leite para o onze. Podemos discutir a qualidade entre os postes de Vlachodimos e Helton Leite, mas é inegável que o guardião brasileiro tem muito mais qualidade a sair da baliza.

No início da temporada, o SL Benfica foi absolutamente bombardeado com bolas nas costas da sua (já lenta) linha defensiva. Com uma equipa que joga com a linha defensiva tão alta, é absolutamente necessário ter um guardião que saiba controlar bem a profundidade (veja-se o que faz Matheus no SC Braga).

Odysseas não é capaz de proporcionar segurança neste capítulo do jogo. Se é inegável que o guardião grego salvou muitas vezes os encarnados com defesas de levado grau de dificuldade, também é verdade que muitas vezes se viu obrigado a realizá-las devido ao fraco controlo da profundidade.

A equipa das “águias” tem melhorado muito a sua forma de defender. No entanto, continuo a achar que existem ainda algumas lacunas a limar, como as bolas paradas defensivas e o controlo dos cruzamentos.

Gonçalo Batista
Gonçalo Batistahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo é atualmente aluno da Escola Superior de Comunicação Social, onde persegue o seu sonho de ser jornalista. Descobriu a emoção do desporto quando assistiu, juntamente com o seu pai, ao clássico entre o Glasgow Rangers e o Celtic. A partir desse momento o desporto tornou-se uma parte fundamental da sua vida. Apaixonado pela prática desportiva, segue o futebol em geral e a NBA religiosamente. Tem dois clubes de coração o Benfica, e o Clube Atlético de Queluz clube da terra, no qual é atleta desde os 6 anos.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...