Da formação também saem craques

internacional cabeçalho

Alexandre Lacazette e Paco Alcácer. Dois jovens em grande forma, que têm brilhado nos respectivos campeonatos e que, pelo potencial que apresentam, podem ser avançados de referência no futebol europeu durante vários anos.

No Valência, que está a ser a grande sensação da Liga Espanhola, vários jovens têm estado em destaque. Rodrigo e André Gomes, ex-Benfica, e Gayá, lateral-esquerdo na linha de Jordi Alba e Bernat, têm feito excelentes exibições, mas a principal figura tem sido Paco Alcácer. Formado no Mestalla, o jogador de 21 anos tem dado continuidade às boas indicações que deixou na época passada, assumindo um papel preponderante na equipa de Nuno Espírito Santo. O espanhol não vive exclusivamente de golos (apesar de já levar 4 no campeonato) e, a actuar como único avançado de um 4-2-3-1, Paco destaca-se pela sua inteligência na leitura de jogo, ora dando apoio frontal, ora procurando os corredores laterais. Num conjunto em que os alas (Piatti e Rodrigo) e o médio ofensivo (André Gomes) têm demonstrado enorme facilidade de aparecer em zonas de finalização, o jovem tem tido sucesso no capítulo das assistências, somando 4 até ao momento.

Nuno terá uma boa dor de cabeça quando Negredo estiver recuperado. Tendo em conta o que tem feito o actual titular, terá de ser o ex-jogador do City a provar que merece a titularidade, havendo também a possibilidade (pouco provável nesta fase) de o técnico português optar por um sistema com dois avançados. A alternativa, e única maneira de os dois avançados serem compatíveis, é deslocar Paco para o flanco direito, onde tem jogado Rodrigo.

Paco Alcácer protagonizou uma estreia fulgurante pela selecção principal  Fonte: gentevalencia.com
Paco Alcácer protagonizou uma estreia fulgurante pela selecção principal
Fonte: gentevalencia.com

A evolução que Paco tem tido no Valência não passou despercebida a Del Bosque, que já vê o jovem como a segunda opção para o ataque, logo atrás de Diego Costa. O avançado tinha marcado no encontro na Eslováquia (derrota por 2-1) e foi premiado com a inclusão no 11 que alinhou frente ao Luxemburgo (em simultâneo com o hispano-brasileiro). Paco correspondeu e somou o terceiro golo na qualificação, com apenas 3 remates feitos. O instinto e a eficácia que tem vindo a demonstrar no Mestalla foram transportados para a selecção, o que representa mais um passo importante na afirmação do jovem ao mais alto nível. O problema do Valência é que Paco tem uma cláusula de rescisão de apenas 18 milhões de euros, o que poderá fazer com que rume rapidamente a outras paragens.

Num Lyon bem diferente daquele que dominou o futebol francês durante vários anos, Alexandre Lacazette tem sido claramente a figura maior. Saído da formação do clube, que tem revelado alguns talentos nos últimos anos (Anthony Lopes, Umtiti e Fekir são os últimos), o avançado é um elemento muito acima da média no Olympique e, se continuar em boa forma, será um alvo muito apetecível para emblemas com outro poderio. Aos 23 anos, o francês está um jogador diferente de quando começou a sua carreira; inicialmente era um jogador de ala, explosivo e forte tecnicamente, mas agora, apesar de manter essas características, é um avançado mais completo, tendo evoluído bastante no capítulo da finalização. Leva já 7 golos no campeonato, 3 deles apontados ao Lille na última jornada.

Lacazette tem sido o grande destaque do Lyon esta época  Fonte: madeinfoot.com
Lacazette tem sido o grande destaque do Lyon esta época
Fonte: madeinfoot.com

Internacional pela selecção gaulesa, Lacazette tem uma concorrência fortíssima na luta por um lugar na convocatória. Benzema é indiscutível e não faz parte destas contas, Gignac é o melhor marcador do campeonato francês, Remy é um jogador da confiança de Deschamps (treinou-o no Marselha) e ainda há Giroud. Tendo em conta que o Lyon é actualmente uma equipa modesta, o avançado terá mais condições de ir à selecção regularmente se provar que consegue destacar-se num emblema mais competitivo. Não faltam interessados no seu concurso e, tal como Paco Alcácer, deverá chegar mais cedo ou mais tarde aos grandes palcos.

Tomás da Cunha
Tomás da Cunha
Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alexandre Santana: «Não é pela derrota que vamos ser a pior equipa do mundo»

Alexandre Santana analisou o encontro entre o Casa Pia e o Sporting. Primeira Liga 2025/26 arrancou em Rio Maior esta noite.

Rui Borges elogia vitória do Sporting: «Foi um dos melhores jogos, senão o melhor, desde que estou no clube»

Rui Borges analisou o encontro entre o Casa Pia e o Sporting. Primeira Liga 2025/26 arrancou em Rio Maior esta noite.

Francisco Trincão e a vitória do Sporting sobre o Casa Pia: «Estas dinâmicas são ótimas»

Trincão analisou o encontro entre o Casa Pia e o Sporting. Primeira Liga 2025/26 arrancou em Rio Maior esta noite.

Cassiano analisa derrota do Casa Pia: «Tentamos fazer uma pressão mais alta, mesmo sabendo da qualidade da equipa do Sporting»

Cassiano analisou o encontro entre o Casa Pia e o Sporting. Primeira Liga 2025/26 arrancou em Rio Maior esta noite.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting arranca ataque ao tricampeonato com vitória sobre o Casa Pia e é o 1º líder da Primeira Liga

O Sporting não teve grandes dificuldades em bater o Casa Pia na jornada inaugural da Primeira Liga. Leões vencem em Rio Maior.

Moreirense anuncia médio ex-Arsenal até 2028

Jimi Gower é o novo médio do Moreirense. O inglês de 20 anos representou a equipa sub-21 do Arsenal na última temporada.

Antonio Adán oficializado no Esteghlal de Ricardo Sá Pinto

Antonio Adán é reforço do Esteghlal, do Irão. O guarda-redes espanhol de 38 anos estava livre no mercado desde julho de 2024.